Incrementar o acesso das cooperativas aos diferimentos de impostos junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi o objetivo principal do órgão ao participar de intercâmbio de experiências em Ribeira do Pombal, no mês de agosto. O evento foi organizado pelo Banco Mundial e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR). Integraram a comitiva representantes do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Governo de Moçambique e a Secretaria de Agricultura Familiar do Governo do Pará. O próximo passo será uma viagem ao Pará para conhecer as iniciativas do estado da Região Norte.
A SDE teve papel importante na discussão, com a participação do engenheiro Agrônomo e coordenador de Fomento Territorial e Agroindustrial, Wecslei Ferraz, que apresentou sua experiência na execução de projetos com o Banco Mundial, além de prospectar uma participação efetiva da secretaria nos arranjos produtivos e inovativos locais.
“O objetivo da atividade foi compartilhar as experiências da Bahia na execução de projetos em parceria com o Banco Mundial, principalmente nos temas de gestão e de agroindustrialização de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar. Visitamos as unidades agroindustriais da Cooperacaju, que processa derivados de caju, e a Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (COARP), que processa produtos derivados da abelha”, explica.
O Gerente do Banco Mundial em Washington, Eirivelton Lima, falou sobre o evento de campo. “Estamos aqui conduzindo um intercâmbio de experiência com representantes de Moçambique e do governo do estado do Pará. Mostramos as experiências boas da Bahia e de desenvolvimento econômico local, agroindústria e associação da agroindústria para produtores primários. Moçambique e Pará, que tem projetos similares, queriam conhecer essas experiências para não começar do zero. A Bahia é um dos estados do Brasil com uma longa história de implementação de projetos como esse”, diz.
Foi oportuna a visita às cooperativas e às suas respectivas plantas agroindustriais, pois foi compreendida a importância do papel de financiadores, governo do Estado e parceiros para o sucesso do negócio e isso se confirma na declaração do presidente da COARP, Wilton Junior. “Tanto o Banco Mundial, quanto o Governo do Estado nos apoiaram com o projeto Bahia Produtiva e estão na Cooarp, que é uma entidade que tem trabalhado com sucesso com o mel. Todos os equipamentos e investimentos que foram feitos pelo projeto é de grande valia porque estamos tendo aumento da produção e da qualidade do produto e com isso ganhamos mais”, finaliza.
Ascom/SDE.
Foto: Mário Marques/ SDE









Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Crédito: Ananias Barreto
Na foto, Mestrinho - - Crédito: Ananias Barreto
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Imagem gerada por IA
Image by Michal Jarmoluk from Pixabay
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem gerada por IA
Imagem de musiking por Pixabay
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Divulgação
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem gerada por IA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Alfred Derks por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Video
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Cleomário Alves/SJDH
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por
PM
Imagem ilustrativa gerada por IA
Reprodução - Tino Alves
Imagem gerada por IA
Imagem ilustrativa gerada por IA
Video 
Fotos: André Frutuôso
Foto: Elisabeth Guerra
Imagem gerada por IA
Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa gerada por Inteligência Artificial
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil
Imagem de
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de skeeze por Pixabay
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Arquivo Pessoal
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: PM
Arte ilustrativa criada por IA
Foto: Jackson Santos
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Arte ilustrativa criada por IA
Reprodução/ Vídeo
Foto: PASCOM
Arquivo Pessoal
Foto: Telma Galino
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Imagem ilustrativa gerada por IA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo