Em nota enviada a imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde, em Santo Antônio de Jesus (BA), esclarece que a Unidade de Saúde da Família Antônio André de Souza Filho, localizada na Urbis 3, encontra-se fechada desde o dia 31 de agosto, após a equipe de trabalho ter sido ameaçada por familiares de um paciente da área de abrangência da USF que morreu no dia 27 de agosto devido a complicações causadas pela Covid-19.
Segundo a secretaria, o paciente estava internado em um hospital de Feira de Santana, tendo recebido alta hospitalar. “A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma ambulância acompanhada de uma técnica de enfermagem, no dia 26 de agosto para realização do translado do mesmo a sua residência. A equipe da Unidade de Saúde estava de sobreaviso para realizar o atendimento do paciente no dia seguinte, disponibilizando serviços médicos, de enfermagem, de fisioterapia, nutricional e curativos”.
Ainda segundo a nota, foi informado aos familiares que em caso de urgência o paciente deveria ser encaminhado para a UPA ou ao Hospital Regional. No mesmo dia, na quinta-feira 26/08 à noite, o paciente foi levado ao Hospital Regional pelo SAMU. No dia seguinte, na sexta-feira 27/08 a equipe da USF Urbis 3 se deslocou até a residência do paciente, momento em que foi constatado o óbito. Após o ocorrido, os familiares do paciente ameaçaram de morte a equipe da Unidade de Saúde. Sendo assim, a gestão decidiu pelo fechamento da Unidade para avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis. O paciente que veio a óbito era um cigano residente no Bairro Santa Terezinha.
A Secretaria de Saúde concluiu a nota informando à comunidade que a partir desta quarta-feira, dia 08/09/2021, a Unidade de Saúde da Urbis 3 retornará as suas atividades normais. Até lá, os usuários da área de abrangência que tiverem necessidade de atendimento deverão se deslocar até a UPA ou à Unidade de Saúde mais próxima.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM-PMSAJ