Na comunidade de Araçás, no município de Fátima (BA), uma agroindústria de beneficiamento de mandioca, implantada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está transformando a realidade dos agricultores familiares. Antes, voltada exclusivamente para a produção de farinha de mandioca, agora os produtores locais têm acesso a uma moderna estrutura, que permite a fabricação de biscoitos de goma, amanteigados, biscoitos de polvilho, bolos e outros derivados da mandioca. Essa diversificação não só incrementou a renda das famílias, mas também abriu novas oportunidades de mercado.
Presidente do Centro Comunitário Rural Unidos de Araçás, Adriana Santos reflete sobre o impacto positivo dessa agroindústria. “Antes, a gente só trabalhava com a mandioca para fazer farinha, mas hoje a realidade é outra. Produzimos biscoitos e outros derivados da mandioca, além da tapioca, que é a fécula. Isso mudou bastante a renda das mulheres da comunidade, que antes não tinham nenhuma fonte de renda”.
Além de diversificar a produção, a nova agroindústria destina uma grande parte de seus produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornecendo cerca de oito mil pacotes de 60 gramas para a Escola Municipal de Fátima. Esse mercado garantido representa uma importante fonte de renda para as famílias envolvidas nesse processo.
Outra beneficiária do projeto, Lindiana Oliveira destaca a importância da capacitação que receberam. “Tivemos uma capacitação muito importante. Aprendemos novas receitas e boas práticas de manipulação desde o plantio até a produção. Isso elevou o nosso conhecimento e a qualidade dos produtos que oferecemos. Nossa expectativa é crescer, cada vez mais, e essa agroindústria é o primeiro passo para isso.”
A agroindústria foi selecionada, por meio do edital da CAR voltado para organizações produtivas denominadas ‘ativas’, para receber apoio adicional, o que promete mais um impulso significativo para o seu crescimento. A agroindústria, que está em estágio intermediário de desenvolvimento, possui estrutura básica, mas enfrenta desafios na gestão e ações mercadológicas. O edital visa promover avanços na produção, produtividade e acesso ao mercado, com a expectativa de beneficiar cerca de 320 organizações em toda a Bahia.
Fonte: Ascom/CAR.
Deixe seu comentário