A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) emitiu uma nota de repúdio aos ataques a uma mesquita na Nova Zelândia, que deixou ao menos 49 mortos e muitos outros feridos. A entidade islâmica, que está presente no país há 40 anos, afirmou que é “inconcebível” aceitar que política, ideologia ou religião, se tornem motivos de tamanha crueldade.
“É inconcebível aceitar que posições políticas, ideológicas ou religiosas sejam justificativas para atentar contra a vida”, diz o texto, que reforça também a dificuldade em compreender porquê “templos religiosos” são “invadidos por aqueles que desejam transformar fieis em vítimas de seu ódio. A entidade lembra que, em nenhum trecho da “escrita sagrada do Islam”, há qualquer recomendação ou menção a atos radicais, “ou qualquer ação que não leve ao bem”, e a insurgência de grupos com este propósito só incentiva o que chamam de “islamofobia” – uma aversão aos muçulmanos em geral.
Por fim, o texto pede às autoridades da Nova Zelândia que apliquem “punição exemplar” aos criminosos envolvidos no ato terrorista. e deseja paz para”Neste momento doloroso, rogamos a Deus que inspire as autoridades neozelandesas para que, com base na lei, façam justiça com a punição exemplar dos agressores. Que Ele receba, em sua infinita misericórdia, as vítimas fatais do ataque e console os que sofrem com esta separação tão cruel. Que ajude no restabelecimento dos feridos, muitos deles ainda em estado grave, e fortaleça os homens e mulheres de bem – da Nova Zelândia e de todo o mundo – para que sigam em busca do entendimento e da paz”. (Bahia.Ba) Veja texto completo:
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, entidade islâmica fundada há 40 anos no Brasil, vem a público manifestar seu repúdio aos ataques às Mesquitas Masjid Al Noor e Linwood, localizadas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia.
Alegando ser de extrema-direita e anti-imigração, um australiano de 28 anos foi um dos quatro suspeitos detidos após o ataque. Segundo relatos da mídia, ele pertence a um grupo que dissemina mensagens de ódio, especialmente contra muçulmanos. O crime – que resultou, até o momento, em 49 mortes, além de deixar muitos feridos – foi filmado pelo atirador e publicado numa rede social.
É inconcebível aceitar que posições políticas, ideológicas ou religiosas sejam justificativas para atentar contra a vida. Também é difícil aceitar que templos religiosos, que reúnem pessoas em busca de paz e de comunhão com Deus, sejam invadidos por aqueles que desejam transformar fieis em vítimas de seu ódio.
A FAMBRAS, que considera parte de sua missão combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação, assegura que a religião islâmica tem como premissa a promoção da paz, da caridade, da justiça social e, sobretudo, a valorização do bem mais precioso ofertado por Deus: a vida. Não há nas escrituras sagradas do Islam nenhuma recomendação para a prática de atos radicais ou qualquer outra ação que não leve ao bem. O que fomenta a chamada ‘islamofobia’, portanto, é, principalmente, a desinformação.
Neste momento doloroso, rogamos a Deus que inspire as autoridades neozelandesas para que, com base na lei, façam justiça com a punição exemplar dos agressores. Que Ele receba, em sua infinita misericórdia, as vítimas fatais do ataque e console os que sofrem com esta separação tão cruel. Que ajude no restabelecimento dos feridos, muitos deles ainda em estado grave, e fortaleça os homens e mulheres de bem – da Nova Zelândia e de todo o mundo – para que sigam em busca do entendimento e da paz.


Imagem Ilustrativa | Foto: Pixabay

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Letícia Martins / EC Bahia 
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa |Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Leandro Almeida / Mídia Bahia
Fotos: Marcus Carneiro- Ascom/ Sudesb
Imagem de jacqueline macou do Pixabay
Arquivos pessoais
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Laila Brito-SDR
Foto: Letícia Oliveira
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Image by andrey_barsukov from Pixabay
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem: Ellen Guimarães
Imagem de Engin Akyurt do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Video
Foto: PC
Foto: João Neto/ Pascom diocesana
Foto: Divulgação
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Nico Wall por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Video
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Arquivo Pessoal
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Divulgação
Video
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Foto: Edson Andrade
Image ilustrativa by TuendeBede from Pixabay
Imagem de Olya Adamovich do Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Arquivo pessoal
Imagem: Jair Medrado
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por OpenClipart-Vectors do Pixabay
Foto: André Fofano
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Illustrative Image by Gerd Altmann from Pixabay
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Ag. Brasil
Imagem de
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay
Imagem de Skeeze por Pixabay
Imagem de Memin Sito do Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de jun yang por Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Divulgação
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem ilustrativa de PublicDomainPictures por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
PM
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de valentinaalemanno do Pixabay
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Video