Na última semana, ginecologistas e obstetras do mundo inteiro receberam um comunicado da FIGO, Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, instituição científica que reúne sociedades científicas de 132 países, incluindo o Brasil.
O comunicado, intitulado Maternidade Segura e COVID-19, traz uma série de informações sobre a gravidade da Covid-19 em todo o mundo, com foco no resultado materno, transmissão vertical, amamentação e alojamento conjunto, entre outros.
Destaca, por exemplo, que mulheres grávidas apresentam risco aumentado de doença grave associada a Covid-19 em comparação com não grávidas, e sugere especial atenção a partir da 20ª semana de gestação, pois afirma ser ‘cinco vezes mais provável a admissão na UTI em comparação com aquelas na primeira metade da gravidez’.
Para reduzir o risco de doença grave e morte por Covid-19, a FIGO alerta ginecologistas e obstetras que mulheres grávidas devem ser orientadas sobre a importância de procurar atendimento médico precocemente em caso de febre, fadiga, dispneia e queixas gastrointestinais.
“É necessário, com urgência, priorizar a atenção a mulheres em idade reprodutiva e à gestante durante a pandemia”, afirma o Dr. Thomaz Gollop, Dr. Thomaz Gollop, professor colaborador de ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, que também recebeu o comunicado na última semana.
Para o especialista, mais do que alertar as gestantes sobre os riscos da Covid-19 na gestação e a importância de realizar os exames pré-natais, mesmo durante a pandemia, seguir as orientações médicas e procurar atendimento em caso de dúvidas ou de qualquer intercorrência, é preciso atenção especial às mulheres em idade reprodutiva que estão pensando em engravidar.
“As mulheres precisam estar bem informadas para decidir por uma gravidez planejada neste momento ou se é possível aguardar o fim da pandemia ou, ao menos, o avanço da vacinação no país. Todas estas questões devem ser discutidas amplamente com as pacientes, para que possam tomar suas decisões”, avalia.
Transmissão vertical e amamentação
Com relação à transmissão da Covid-19 da mãe para o feto na gestação, embora não haja evidências até o momento deste tipo de transmissão, a FIGO alerta que amostras de placenta e imunoglobulina IgM neonatal raramente têm sido testadas.
Já no caso da amamentação, o comunicado ressalta os benefícios do leite materno para a nutrição dos bebês e sua proteção contra doenças e diminuição dos riscos de diversas doenças importantes. Segundo a FIGO, embora já tenha sido documentada a presença de vírus no leite materno, os dados não são suficientes para relacionar a transmissão vertical à amamentação.
Por essas razões, e considerando que a Covid-19 em bebês parece representar uma ameaça muito menor à sobrevivência e à saúde do que outras infecções contra as quais a amamentação protege, a FIGO recomenda que as mães com suspeita ou confirmação de COVID-19 devem ser encorajadas a iniciar ou continuar a amamentar.
Cuidados neonatais
Por fim, a FIGO lembra os benefícios do contato pele a pele e o cuidado com a mãe canguru para o recém-nascido, incluindo facilitar a amamentação e melhorar a termorregulação, o controle da glicose no sangue e o apego materno-infantil, diminuindo o risco de mortalidade e infecção grave entre nascimentos de bebês com baixo peso.
Assim, a entidade acredita que a manutenção deste contato, ainda que haja um risco potencial de transmissão da SARS-CoV-2 para o recém-nascido, deva ser avaliado entre os profissionais de saúde e a mãe, visto que o risco de infecção por Covid-19 é baixo e a infecção geralmente é leve ou assintomática, enquanto as consequências da separação entre mãe e filho podem ser significativas.
Mas destaca que a separação pode ser necessária para mães que estão muito doentes para cuidar de seus bebês ou que precisam de níveis mais elevados de cuidados ou para neonatos com maior risco de doença grave, como prematuros.
Vacinação de gestantes e puérperas
Após uma série de reivindicações de médicos e profissionais que atuam diretamente no atendimento a gestantes e puérperas, em nota técnica divulgada em 26 de abril, o Ministério da Saúde incluiu estes grupos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
De acordo com a nota, na fase 1 da vacinação, todas as gestantes e mulheres no período pós-parto, com comorbidades, independentemente da idade ou do período gestacional, no caso das gestantes, poderão receber a vacina. Na fase 2, serão vacinadas as demais gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes.
Para receber a vacina na fase 1, a gestante ou puérpera precisará apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica que comprove a comorbidade.
Para aquelas que tiverem tomado a vacina contra a gripe, deverá ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.
Segundo a nota do Ministério da Saúde, a decisão foi embasada em evidências cientificas e dados epidemiológicos disponíveis, que evidenciam que ‘a gestação e puerpério são fatores de risco para desfechos desfavoráveis da Covid-19, tanto no que diz respeito ao risco de hospitalização e óbito, mas também em desfechos gestacionais desfavoráveis como parto prematuro, abortamento entre outros’.
Matéria: Monica Kulcsar/ MK Comunicação
Imagem de Marjon Besteman do Pixabay




Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Video
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução - Video
Imagem de
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Blog do Valente
Foto: Leonardo Rattes Saúde GovBA
Nas fotos, Mariana e Ivan - Arquivo Pessoal
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Ascom Câmara SAJ
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem Ilustrativa de HeungSoon por Pixabay
Foto: EOS
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by VSRao from Pixabay
Foto: PC
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Tau Tourinho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Gundula Vogel from Pixabay
Imagem de
Video
Foto: Douglas Amaral
Foto: Enzo Britto | ASCOM FFC
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: PM
Foto: João Valadares
Foto: PM
Arquivo Pessoal
Reprodução
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Reprodução
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Pedro Moraes/ GOVBA
Laureados em 2025: (da esq. para a dir.: Thieres George Freire da Silva, Elizângela Aparecida dos Santos, Ygor Jessé Ramos e Dzoodzo Baniwa) - Crédito da foto: Keine Andrade
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Jade Giallorenzo/Ascom SVPonte
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Frutuôso
Foto: André Frutuôso
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Crédito: Helder Rabelo
Imagem de Pexels por Pixabay
Image by Dumitrița Albu from Pixabay 
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Jan Steiner por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Dantas Seagri BA
Imagem de Couleur por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Image by Silviarita from Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Laís Rocha Ascom SeturBA
Foto: Edilson Araújo – Ascom SEC
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - PJ