Direcoop 2021 será realizado em formato digital

Mesmo em um cenário onde ainda é necessário manter o distanciamento social, o Sistema Oceb continua cumprindo com o seu compromisso junto às cooperativas baianas de seguir com a agenda de eventos estratégicos a fim de promover o aprimoramento da gestão das cooperativas e o desenvolvimento do cooperativismo de forma participativa.

E um dos eventos prioritários desta agenda é o ciclo de Encontros Regionais de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop, que neste ano seguirá em formato virtual, com cinco encontros entre 16 de julho e 13 de agosto, sempre às sextas-feiras, pela plataforma Zoom.

Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, o Direcoop é um instrumento que possibilita a comunicação direta entre as cooperativas e o Sistema Oceb. “No ano passado o formato digital foi uma inovação e oportunizou que muitas cooperativas pudessem participar, independentemente de sua localização. Esse ano a expectativa é maior, em relação à adesão do público, pois estamos ainda mais conectados ao ambiente digital”, disse Tecchio.

PALESTRA SOBRE INOVAÇÃO ANTECEDERÁ OS ENCONTROS

Uma das novidades deste ano é que os cooperativistas se encontrarão no dia 9 de julho em uma palestra on-line, antes dos eventos regionais. Levando em conta esse contexto de inovações constantes, o evento trará o tema “Inovação no cooperativismo, uma boa ideia”, com o professor da Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Alexandre Garcia, às 15 horas. Alexandre é economista (UFRGS), especialista em Gestão Empresarial (UFRGS), mestre em Administração (Unisinos) e doutor em Administração, com estudos focados em inovação (Unisinos). Os conteúdos abordados na palestra vão nortear as reflexões que serão feitas nos encontros regionais.

Nesta edição, levando em conta a trajetória que a sociedade tem passado por conta da pandemia e o impacto nos diversos setores, refletir sobre a temática inovação em uma perspectiva mercadológica ainda é muito necessário.

O analista de Monitoramento de Cooperativismo do Sescoop/BA, Valter Sampaio, destaca a relevância de tratar sobre esse assunto em um dos eventos mais importantes da agenda cooperativista baiana, e lembra que falar de cooperativa já é por si só uma ideia inovadora.

“As cooperativas surgiram de uma grande ideia, em resposta às necessidades das pessoas que apostavam em uma proposta inovadora, ainda que, nem todos acreditassem, a união dessas pessoas contribuiu para criação de valores que norteiam o cooperativismo. Por isso, as cooperativas, em sua essência, praticam a inovação buscando a sustentabilidade e igualdade das pessoas que nela ingressam”, afirma.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para a palestra e os encontros do Direcoop 2021 são gratuitas e devem ser realizadas através do site: eventos.bahiacooperativo.coop.br. Os links de acesso para a palestra e os encontros serão disponibilizados aos inscritos, através do e-mail informado no ato da inscrição.

Acompanhe as redes sociais do Sistema Oceb e fique por dentro das novidades do Direcoop 2021 e outros eventos realizados pelo Sistema Oceb, em parceria com as cooperativas baianas.

Matéria: Edvan Lesssa