A Justiça Eleitoral realizou uma equalização em seções eleitorais, especificamente para a realização das Eleições Municipais 2020, para otimizar a utilização das urnas eletrônicas. O remanejamento foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em razão da necessidade de uniformizar o número de eleitores nas seções, visando oferecer mais conforto e celeridade no dia do pleito (15 de novembro). Na Bahia, foram equalizadas 5.375 seções.
Assista ao vídeo sobre o assunto:
A reorganização dos eleitores ocorre dentro do local de votação, com objetivo de equilibrar a distribuição das seções, sem prejuízos ao exercício do voto, conforme explica a chefe de Atenção ao Cliente, Glória Tourinho. “Tínhamos seções com uma quantidade muito grande de eleitores e outras com uma quantidade muito pequena dentro de um mesmo local de votação. Por isso foi importante realizar a equalização, para que todas as seções dentro de um local tenham quantidade semelhante de eleitores”.
Para o secretário de planejamento, Maurício Amaral, o ordenamento foi um facilitador. “Com a equalização é possível, por exemplo, distribuir 300 eleitores de uma única seção para diferentes seções, de modo que não ultrapasse o limite máximo permitido, de 500 votantes. Desta forma, a seção que só tinha 300 eleitores desaparece. Isso foi feito no estado inteiro, permitindo que reduzíssemos em aproximadamente 10% o número de seções que temos na Bahia”, esclareceu.
Esta ação proporcionou ao TRE baiano a redução de três mil seções, 12 mil mesários e ocasionou na diminuição da quantidade de urnas eletrônicas a serem distribuídas. “Isso tudo possibilitará uma melhor funcionalidade e fluidez ao processo eleitoral”, destacou Amaral.
Seções especiais e acessibilidade
O processo de equalização também foi utilizado para distribuir os eleitores das seções especiais, isto é, aqueles com prioridade na hora de votar. “Como eles ficavam todos concentrados numa mesma seção, eles deixavam de poder exercer essa prioridade. Com a equalização, a Justiça Eleitoral baiana procurou corrigir esse procedimento, mesclando, nas seções, eleitores com e sem prioridade”, afirma Glória Tourinho.
Mesmo com a equalização, a acessibilidade foi respeitada. O eleitor que votava em uma seção acessível foi equalizado para outra seção também acessível. “A gente não pegou alguém do térreo, por exemplo, e colocou no primeiro andar. Isso foi rigorosamente observado”, argumentou Amaral.
Instruções e consulta
Para que as alterações não criem tumulto no dia das eleições, as Zonas Eleitorais irão manter, nos locais de votação, auxiliares de divulgação para orientarem os eleitores.
Para consultar os dados eleitorais, incluindo o novo local de votação e seção, os eleitores também poderão acessar o site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), baixando o aplicativo e-Título, ligando para (71) 3373-7000 ou falando com a atendente virtual ‘Clara’, por meio do WhatsApp – 71-99602-7777, serviço funciona 24 horas, em todos os dias da semana.
Matéria: Hellene Silva
Foto: Abdias Pinheiro/ ASCOM/ TSE








Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Reprodução
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Reprodução/ Video
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Fotos: Divulgação
Divulgação
Luar do Recôncavo - Crédito: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Ethan Parsa por Pixabay
Foto: Joá Souza/GOVBA
Imagem de 영훈 박 de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Edilson Oliveira
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Clara - PASCOM - SAJ
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Image by Simón Delacre from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Image by Veeka Skaya from Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Reprodução/ Video
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se preparam para mais uma edição repleta de grandes desafios. Crédito: Kelly Fuzaro/Band
Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Eliane Xavier
Foto: André Frutuôso
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: André Fofano
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Video
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução - Video