A 3ª edição Mostra Curta Libras, aconteceu de 02 a 06 de setembro nas cidades baianas de Nazaré no Recôncavo e Valença, no Baixo Sul. O evento apresentou 37 obras audiovisuais selecionadas além de obras convidadas, com recursos de acessibilidade em Libras. Os filmes foram exibidos no Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza em Nazaré e no IF Baiano e Associação Pestalozzi em Valença. Os filmes foram exibidos em recortes propostos pela curadoria: Histórias de vida, cultura na comunidade, infantil, protagonismo surdo, afetos, além das sessões com filmes convidados intituladas: Memorabilia e Hands Play.
O público de estudantes das escolas onde ocorreram as sessões, puderam participar de uma oficina de introdução a realização audiovisual, com foco na produção de filmes-cartas. A segunda etapa da oficina, será realizada em formato online e proporcionará a execução dos projetos estudantis que serão propostos durante a formação.
As sessões em Nazaré e Valença contemplaram também apresentação de projetos voltados a Língua brasileira de sinais, como a plataforma para surdos Hands Play, além de seminário sobre o protagonismo surdo, proporcionado pelas professoras da Associação Pestalozzi de Valença, diálogo entre a curadoria e o público estudantil sobre os filmes selecionados e encontro com realizadores em formato online, que pode ser acessado no site do projeto.
Para Loura Fernandes, produtora executiva e curadora do 3º Curta Libras – Mostra Cinema e Acessibilidade: “As sessões foram excelentes, os estudantes assistiram os filmes e participaram da oficina com bastante atenção”. Ela ressaltou o desempenho e comportamento dos estudantes durante as exibições e elogiou o tratamento dos professores, além da recepção das escolas, que recebeu o público e o projeto de berços abertos.
O projeto é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr, com produção executiva de Loura Fernandes, uma realização Memorabilia Filmes, que teve sua primeira edição realizada em 2018 na cidade de Nazaré-BA, no âmbito do Projeto Escolas Culturais, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia. O 2º Curta Libras – Mostra Cinema e Acessibilidade, aconteceu durante a pandemia no ano de 2021, na plataforma virtual Memorabilia Play e também exibida na TV Pública (Aperipê TV).
A terceira edição do projeto foi realizada no Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza em Nazaré, no território do Recôncavo, além de sessões no IF Baiano – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença e Associação Pestalozzi de Valença, no território do Baixo Sul baiano e conta com o apoio cultural da Rede Terra Cult – Territórios culturais baianos, CS Comunicação, Meyjor Criações, Laboratório de Linguagens e Comunicação do IF Baiano, Hands Play, Rádio Rosa e Alternativa FM.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Confira mais informações no site do projeto:
https://memorabiliafilmes.wixsite.com/curtalibras
Deixe seu comentário