Os candidatos que se autodeclararam negros no concurso para Soldado da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e para Oficial Médico e Odontólogo da PM, na Bahia, devem se apresentar para aferição de sua declaração por Comissão de Heteroidentificação. A convocação será publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (9). Em razão da pandemia da Covid-19, a verificação da autodeclaração será realizada de forma on-line.

De acordo com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), um total de 2.447 candidatos se autodeclararam negros e foram aprovados na prova discursiva (2ª Etapa) dos concursos regidos pelos editais Saeb 02/2019 e 03/2019. Destes, 2.417 são candidatos a Soldados da PM e do Corpo de Bombeiros, enquanto 30 são candidatos a Oficial da Polícia Militar.

Os convocados devem seguir os procedimentos para heteroidentificação divulgados no Portal do Servidor www.portaldoservidor.ba.gov.br e no site da realizadora do concurso www.ibfc.org.br. Para evitar aglomerações, os 2.447 candidatos deverão encaminhar toda a documentação, inclusive fotos e vídeos, através de um sistema virtual, disponibilizados pela realizadora do concurso.

A documentação enviada pelos candidatos será analisada pela Comissão de Heteroidentificação. Após a análise, será publicado o resultado final dos concursos. Os aprovados serão convocados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com a necessidade da Administração Pública, para realização dos exames pré-admissionais (entrega de documentos, exames medicos-odontologicos, teste de aptidão física, avaliação psicologica e investigação social).

Os editais de abertura dos dois concursos foram lançados no final de 2019 e as primeiras provas realizadas no início deste ano. Mas a pandemia pela Covid-19 atrasou todo o cronograma. O certame para candidato a Soldado da PM e do Corpo de Bombeiro teve 112,3 mil inscritos, enquanto que o concurso para Oficiais de Saúde da Polícia Militar chegou ao total de 790 inscritos. Os convocados nesta sexta-feira foram aprovados nas provas objetivas e discursiva, realizadas em duas etapas.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia Noticias