O Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, localizado em Bom Jesus da Lapa, realizou, neste sábado (15), o Dia “D” para as inscrições dos 44 cursos de qualificação profissional (Formação Inicial e Continuada – FIC), do Programa Educar para Trabalhar. O objetivo foi realizar um mutirão, envolvendo toda a comunidade escolar para incentivar e orientar os estudantes nas inscrições, que podem ser realizadas até a próxima quarta-feira (19), através do site www3.sec.ba.gov.br. Para conhecer todos os cursos disponíveis, acesse: escolas.educacao.ba.gov.br

As vagas são destinadas aos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021, além dos egressos do Ensino Médio ou de cursos técnicos de nível médio (Educação Profissional e Tecnológica) que concluíram entre os anos de 2016 e 2020.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Isabel Geanne Ribeiro, explicou como funcionou a iniciativa. “Fizemos uma força-tarefa, com a participação de professores, gestores, equipes da coordenação e administrativa, através da qual nos colocamos à disposição dos estudantes o dia inteiro no whatsapp. Eles responderam um questionário para que pudéssemos finalizar as inscrições e garantir que participassem desta proposta riquíssima do Programa Educar para Trabalhar”.

O estudante que está matriculado regularmente no Ensino Médio, poderá escolher qualquer curso do seu interesse para fazer a sua inscrição. Já o estudante matriculado em um curso técnico da rede estadual realizará a inscrição em um dos cursos FIC (qualificação profissional) do mesmo eixo tecnológico do seu curso técnico. A metodologia de ensino utilizada será de Educação à Distância (EAD), com atividades remotas realizadas com o apoio de monitores, tutores e equipe de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de apoio ao estudante.

Requisitos

Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ou ser egresso do Ensino Médio e do curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2016 a 2020.

Seleção

O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 20 de maio. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 23 de maio, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 23 a 30 de maio, de forma automática, sem a necessidade da presença do candidato.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SEC