Salvador vai ganhar um serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO), com inauguração nesta quarta-feira, dia 3 de julho. A implantação da unidade de TMO do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas é considerada um marco para o tratamento especializado das doenças hematológicas na Bahia. Estruturado com o que existe de mais avançado na área, seguro e com cuidado humanizado, prestado por equipes multidisciplinares em um ambiente acolhedor, o centro de referência vai atender a uma demanda antiga da população baiana e da comunidade médica por serviços de onco-hematologia.
Para fornecer ao paciente o cuidado integral necessário, o serviço de TMO contará com um total de 12 leitos dedicados, além de infraestrutura completa, com laboratórios e cuidados de enfermagem especializados, espaço humanizado de apoio aos acompanhantes e toda a retaguarda de um hospital de grande porte.
Essa nova unidade, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, une tecnologia, eficiência e qualidade e é mais um passo para integralizar a assistência e toda a linha de diagnóstico de cuidados multidisciplinares oncológicos no Santa Izabel. “O nosso propósito é sempre o de oferecer o melhor tratamento e as soluções terapêuticas que salvam vidas”, disse o provedor.
Os cuidados com o Centro de TMO envolvem também a participação de equipe multiprofissional qualificada com enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e médicos especializados em transplante de medula óssea, que contarão com o suporte de profissionais de outras especialidades médicas.
A importância desse serviço para reduzir a reconhecida carência de serviços especializados em onco-hematologia na Bahia é destacada pela médica Suellen Riccio, coordenadora técnica do Programa de TMO do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas. “É um alento em especial para os pacientes que estão agora em tratamento por conta do estado avançado da doença”, diz a especialista.
Ela acrescenta que, nesta nova era de avanços científicos e maior esperança no tratamento das doenças hematológicas, os transplantes de medula óssea têm prolongado a vida de pacientes que costumam demandar internações frequentes e que, de outra forma, poderiam morrer.
As intervenções seguiram os requisitos técnicos estabelecidos para ampliar a segurança e reduzir os riscos de infecção. Os sistemas de ar e água receberam cuidados específicos, e o mobiliário e os equipamentos necessários para o funcionamento da unidade favorecem o conforto e bem-estar dos pacientes.
Parceria fortalecida – A expansão e qualificação contínua dos serviços na área de oncologia reforça a colaboração entre o Hospital Santa Izabel e a Oncoclínicas, maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. “Essa parceria vem assegurando aos pacientes atendimento personalizado e completo a partir do investimento contínuo em pesquisa, atualização e desenvolvimento profissional e incorporação de tecnologias de alta precisão”, afirma a oncologista Clarissa Mathias, chefe do Serviço de Oncologia do HSI e líder do Cancer Center.
A estruturação de uma Unidade de TMO requer alto nível de especialização e conhecimento técnico, além de seguir regulamentação própria do Sistema Nacional de Transplante. “Por isso, podemos dizer que, a Unidade de TMO do HSI é um importante passo na celebração da uma parceria de sucesso entre o HSI e a Oncoclínicas”, finaliza Renato Cunha, líder nacional do programa de terapia celular da Oncoclínicas.
Image by Debora Alves from Pixabay



Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Video
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução - Video
Imagem de
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Blog do Valente
Foto: Leonardo Rattes Saúde GovBA
Nas fotos, Mariana e Ivan - Arquivo Pessoal
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Ascom Câmara SAJ
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem Ilustrativa de HeungSoon por Pixabay
Foto: EOS
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by VSRao from Pixabay
Foto: PC
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Tau Tourinho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Gundula Vogel from Pixabay
Imagem de
Video
Foto: Douglas Amaral
Foto: Enzo Britto | ASCOM FFC
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: PM
Foto: João Valadares
Foto: PM
Arquivo Pessoal
Reprodução
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Reprodução
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa | Foto: Pedro Moraes/ GOVBA
Laureados em 2025: (da esq. para a dir.: Thieres George Freire da Silva, Elizângela Aparecida dos Santos, Ygor Jessé Ramos e Dzoodzo Baniwa) - Crédito da foto: Keine Andrade
Foto: Jade Giallorenzo/Ascom SVPonte
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Frutuôso
Foto: André Frutuôso
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Crédito: Helder Rabelo
Imagem de Pexels por Pixabay
Image by Dumitrița Albu from Pixabay