O desejo de morar fora é muito presente na vida dos brasileiros, quando questionados os motivos são os mais diversos: insatisfação com as condições de trabalho, procura por uma qualidade de vida melhor, desejo de conhecer novos lugares, desenvoltura do idioma. O ano de 2023 está próximo, e com isso a motivação para se estabelecer novas metas e desbravar está a todo vapor!

De acordo com uma reportagem especial da rádio câmara, cerca de 2,5 milhões de brasileiros moram fora do país, trabalhando e buscando novos ares. Para quem procura essa nova oportunidade deve ficar ciente que o processo não é tão simples e exige preparo de documentação, vistos e entendimento que a vida no exterior não é regada somente de coisas boas, mas que existem muitos desafios a serem enfrentados. Buscar ajuda e qualificação são ações essenciais para auxiliar nesses pontos.

“O Inglês abre muitas portas, ele é nosso carro-chefe aqui na Aliança. Buscamos facilitar ao máximo para que os alunos consigam estar entretidos, tenham contato direto com a língua por meio de intercâmbios que disponibilizamos, e aulas personalizadas para um tipo de estudante diferente, permitindo assim que o contato com o inglês não fique maçante ou chato”, afirma Helaman Fernandes, CEO da Aliança.

Pensando neste contexto, Helaman Fernandes, especialista em educação da Aliança e CEO da rede mostra 5 dicas para organizar a sua morada, no exterior, em 2023:

1.Estude e avalie o país escolhido

Sabemos que, no calor do momento, podemos escolher um lugar que, futuramente, não nos adaptamos, então na hora de procurar e decidir, é importante se atentar ao clima, custo de vida, possibilidade de obter plano de saúde e oportunidades de emprego.

2.Antecedência é tudo!

Com planejamento e organização, as metas são mais fáceis de serem alcançadas, evitando que problemas futuros possam surgir. Por isso, estabelecer pequenas metas é essencial nesse período. Um bom exemplo é realizar um checklist, no qual as maiores prioridades estejam listadas primeiro, como vacinas e documentações, e as pendências que são mais fáceis de serem resolvidas em seguida.

3.Atente-se à documentação

Certidões e documentos de identificação, diplomas e certificados, carteira de vacinação, receitas e laudos médicos, histórico escolar, estes são alguns dos inúmeros documentos que você pode precisar ao estar se organizando para viajar, muitos países optam por pedir documentos mais recentes, então se atente e procure sobre o país que deseja e o tipo de documentação que ele deseja.

4.Estude o idioma do país

Seja Inglês, espanhol, francês ou italiano: conhecer e dominar o idioma do lugar para onde se vai viajar é extremamente necessário, tanto para pedir informações básicas quanto para questões mais complexas. Então tire um tempo para se dedicar ao estudo da língua. Na Aliança, você aprende um novo idioma com horários flexíveis e mais tempo de contato com a língua durante a semana.

5.Organize seu dinheiro

Uma boa organização pode dirigir toda a sua vida, negociar e pagar as dívidas existentes antes de sair do Brasil já é uma boa opção para curtir o outro país sem pesos e preocupações na cabeça. O recurso faz com que consiga estabilidade, sobretudo nos primeiros meses, e consiga correr atrás de trabalho e estudos com mais facilidade.

Aprenda inglês e conheça novos países em 2023! Conheça a Aliança e saiba como potencializar e desenvolver suas habilidades. Saiba mais aqui!

Queissada Comunicação