Dentre as tecnologias que vêm permitindo a execução do maior projeto de desenvolvimento rural do Governo do Estado – o Bahia Produtiva -, está o SOL (Solução Online de Licitação), primeiro aplicativo de licitações do Brasil a usar tecnologia blockchain. O sistema é utilizado por associações e cooperativas da agricultura familiar beneficiadas pelo Bahia Produtiva para aquisição de bens, serviços e obras.
O SOL utiliza base de dados descentralizada, oferece confiabilidade e audibilidade sobre o código-fonte, os dados recebidos e as ações realizadas. O sistema garante a integridade do processo licitatório, facilita e agiliza o acesso de organizações produtivas da agricultura familiar baiana a fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país, possibilita transparência em suas aquisições, gera eficiência na gestão de recursos públicos, movimenta a economia local e fortalece a economia.
Desde o lançamento, em julho de 2019, já foram concluídas mais de 700 licitações pelo SOL e, mesmo diante do cenário da pandemia, as licitações continuaram ocorrendo. Os itens adquiridos vão desde material de expediente até equipamentos pesados para agroindústrias.
O Bahia Produtiva conta com 27 Assistentes Territoriais que, entre as atribuições, estão a da revisão das licitações criadas pelas organizações produtivas beneficiárias, a análise e a aprovação. Cabem aos assistentes territoriais a articulação com os programas voltados para os processos de comercialização e políticas públicas de fomento, produção, agroindustrialização e assistência técnica, o acompanhamento e monitoramento das ações do projeto e a realização de visitas técnicas de campo para a acompanhar e supervisionar todas as etapas dos subprojetos.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom/ SDR