O aplicativo Modo Trânsito DPVAT, lançado esta semana pela Seguradora Líder, já está disponível para download gratuito para sistema Android e até o final do mês será lançada a versão iOS. O aplicativo foi criado com o objetivo de reduzir o número de acidentes provocados no trânsito pelo uso do celular, conduta essa que é considerada pela Organização Mundial da Saúde a oitava maior causa de mortes no mundo.

A nova tecnologia disponibilizada pela seguradora ajuda a evitar esse tipo de acidente porque bloqueia o recebimento de ligações e mensagens enquanto o usuário dirige e envia respostas automáticas às pessoas que fizeram contato.

Se o celular estiver com o Modo Trânsito ativado no WhatsApp e alguém ligar, o celular vai disparar uma mensagem automática para quem está ligando. Pode ser uma mensagem pré-elaborada como: “Estou dirigindo, para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve”, ou o motorista pode customizar mensagens, personalizando-as para contatos específicos ou grupos de pessoas. Se o contato recebido for realizado por mensagem de texto ou ligação, o aplicativo responderá com um SMS.

O condutor pode também ativar a sua localização para determinados contatos. A pessoa que ligou ficará mais tranquila ao saber onde você estava quando recebeu a mensagem. É importante que as pessoas se conscientizem de que, dessa forma, estarão trabalhando pela segurança de quem está ao volante.

Cadastramento

Para utilizar a ferramenta, é necessário fazer o download no Google Play e efetuar o cadastro dando um e-mail e criando uma senha. Também é possível acessar por meio da conta do Facebook ou Google ou, ainda, na página do Seguro DPVAT.

Em seguida, a pessoa deve configurar as respostas para os contatos do celular ou selecionar uma mensagem automática, bem como escolher as pessoas que receberão os recados. Ao iniciar a viagem no veículo, basta clicar no botão “Ativar” para que o aplicativo comece a funcionar.

O Modo Trânsito pode ser desativado quando o motorista chegar ao destino, viabilizando assim que o celular volte a receber ligações e mensagens normalmente.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia.ba