O poeta André Galvão, residente na cidade de Amargosa(BA), lançará na quarta-feira, dia 7 de outubro, seu segundo livro de poemas, Depois do Sonho, pela Editora Penalux. A obra reflete sobre a realidade e o cotidiano através de percursos poéticos que dão nome aos seus cinco capítulos: A Urbe, O Chão, A Luta, A Alma e O Verso. O lançamento será às 20 horas pelo Instagram: @andregalvao77.
Depois do Sonho é uma coletânea de poemas que dialogam entre si, por diferentes caminhos, a anunciar a crença de que, depois do sonho, a realidade, a depender de nossas reflexões e ações, pode carregar em si a esperança em tempos melhores para o mundo e para a humanidade.
Para Rita Queiroz, Professora, Filóloga e Poeta, “a poética de André Galvão, desde o seu livro A travessia das eras, se mostra contundente, reflexiva, inquietante. O poeta, como todo sujeito, vive atravessado pelos acontecimentos presentes, passados e os que poderão vir, assujeitado ao seu tempo e às suas ideologias.
Depois do sonho está dividido em cinco partes:
1.A urbe, 2. O chão, 3. A luta, 4. A alma e 5. O verso. Em todas, nos deparamos com sentimentos que rasgam a alma: nossos embates de ser e estar no universo, no planeta, no continente, no país, na cidade, em casa. Sentimentos diversos permeiam esse ser e estar, esse encontro doloroso, muitas vezes ou talvez, sempre. O micro está no macro e vice-versa. O lar, às vezes, não é refúgio e sim palco de ódios e medos, revertidos na violência de cada dia”.
Segundo Moisés Alves, Escritor, “O rasgo, a criação de novos usos dos terrenos, a abertura surgem como procedimentos desse trato particularíssimo dado por ele nesse objeto sólido chamado poesia contemporânea. André nos sugere em poema abrir mão das verticalidades, um dos programas de uma das modernidades do Ocidente, para inaugurarmos derivas, desamarrações, dispersões que assumam as vias labirínticas como estratégia de avanço com toda a coreografia própria dos labirintos: curvas, desvios, paradas, suspensões”.
De acordo com Ricardo Henrique Andrade, Professor Universitário, “André Galvão surpreende, inebria, desconcerta. Inova-se ao envelhecer. O doutor em signos e o artista revoltado estão aqui amalgamados em versos maduros, em palavras sopesadas pelo ajuizamento das imagens intercaladas na geografia da sua criação. O resultado é uma obra antropológica, metafísica e melancólica, mas obstinadamente inconformada. O poeta não se entrega, reage, denuncia. A ingenuidade onírica cede a um despertar senil, desencantado, sim, mas vigoroso”.
Depois do Sonho foi publicado pela Editora Penalux, sediada em Guaratinguetá-SP, cuja missão é publicar bons livros com o compromisso de valorizar as produções literárias e acadêmicas no cenário contemporâneo. Uma editora que tem crescido muito no mercado editorial brasileiro, publicando obras de renomados autores brasileiros e estrangeiros.
Sobre o autor:
Nasceu em Salvador e atualmente mora em Amargosa, cidade onde viveu a maior parte da vida. Mestre em Literatura pela UEFS e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal). Servidor TécnicoAdministrativo da UFRB, lotado no Centro de Formação de Professores – CFP em Amargosa.
Coautor do livro de poemas Redescobrir-se: poesias de fim de século pelo Selo Editorial Letras da Bahia / FUNCEB (1998) e do livro Crítico Intrépido! Filósofo Tímido? Sílvio Romero e o ensino secundário de Filosofia no Brasil, pela Editora CRV (2018).
Autor do livro de poemas A Travessia das Eras, pela Editora Penalux (2018) e do livro O Coronelismo na Literatura: Espaços de Poder, pela Editora da UFRB (2018). Integra a Plataforma Virtual Mapa da Palavra (FUNCEB/ SECULT-BA).
Participou de antologias literárias no Brasil e em Portugal. Associado ao NALAP – Núcleo de Artes e Letras de Portugal e membro da ANE – Associação Nacional de Escritores (Brasil) e da Academia Independente de Letras (Brasil).
Sobre o livro:
Depois do Sonho
Autor: André Galvão
Ano de publicação: 2020
Gênero: Poesia
Páginas: 86
Editora: Penalux
Vendas:
Contatos com o autor:
E-mail: [email protected]
Instagram: @andregalvao77
Matéria editada pelo Tribuna do Recôncavo


Arte: Divulgação 


Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ 
Imagem de Евгения de Pixabay
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Ronald Plett por Pixabay
Imagem de:
Foto: Jhonatan Sena
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: André Fofano
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Na foto, Bianca Reis | Crédito: Luciana Bahia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução: Youtube @paroquiasajesus
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Suâmi Dias
Imagem por Pexels da Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Amanda Ercília GOVBA
Foto: Cleomário Alves/SJDHBA
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira GOVBA
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste / Redes Sociais
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Eduardo Andrade AscomSDE
Foto: Vagner Ramos/ SEI
Imagem de Firmbee por Pixabay
Video
Imagem de Luis Wilker WilkerNet por Pixabay
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem do meu m por Pixabay
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Queiroz Ascom SeturBA
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Video
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Reprodução/Video
Imagem Ilustrativa de Robert Cheaib por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Foto: Jack Peixoto
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Giulia Guimarães/AscomSDE
Imagem Ilustrativa de StockSnap de Pixabay
Foto: Ailton Gonçalves
Foto: André Frutuôso - Ascom/CAR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
FOTO - ÍTALO OLIVEIRA-SDR
Foto: Laíse Ribeiro/ Sistema FIEB
Editado | Crédito: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap de Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
FOTO: Arivaldo Publio02