O poeta André Galvão, residente na cidade de Amargosa(BA), lançará na quarta-feira, dia 7 de outubro, seu segundo livro de poemas, Depois do Sonho, pela Editora Penalux. A obra reflete sobre a realidade e o cotidiano através de percursos poéticos que dão nome aos seus cinco capítulos: A Urbe, O Chão, A Luta, A Alma e O Verso. O lançamento será às 20 horas pelo Instagram: @andregalvao77.

Depois do Sonho é uma coletânea de poemas que dialogam entre si, por diferentes caminhos, a anunciar a crença de que, depois do sonho, a realidade, a depender de nossas reflexões e ações, pode carregar em si a esperança em tempos melhores para o mundo e para a humanidade.

Para Rita Queiroz, Professora, Filóloga e Poeta, “a poética de André Galvão, desde o seu livro A travessia das eras, se mostra contundente, reflexiva, inquietante. O poeta, como todo sujeito, vive atravessado pelos acontecimentos presentes, passados e os que poderão vir, assujeitado ao seu tempo e às suas ideologias.

Depois do sonho está dividido em cinco partes:

1.A urbe, 2. O chão, 3. A luta, 4. A alma e 5. O verso. Em todas, nos deparamos com sentimentos que rasgam a alma: nossos embates de ser e estar no universo, no planeta, no continente, no país, na cidade, em casa. Sentimentos diversos permeiam esse ser e estar, esse encontro doloroso, muitas vezes ou talvez, sempre. O micro está no macro e vice-versa. O lar, às vezes, não é refúgio e sim palco de ódios e medos, revertidos na violência de cada dia”.

Segundo Moisés Alves, Escritor, “O rasgo, a criação de novos usos dos terrenos, a abertura surgem como procedimentos desse trato particularíssimo dado por ele nesse objeto sólido chamado poesia contemporânea. André nos sugere em poema abrir mão das verticalidades, um dos programas de uma das modernidades do Ocidente, para inaugurarmos derivas, desamarrações, dispersões que assumam as vias labirínticas como estratégia de avanço com toda a coreografia própria dos labirintos: curvas, desvios, paradas, suspensões”.

De acordo com Ricardo Henrique Andrade, Professor Universitário, “André Galvão surpreende, inebria, desconcerta. Inova-se ao envelhecer. O doutor em signos e o artista revoltado estão aqui amalgamados em versos maduros, em palavras sopesadas pelo ajuizamento das imagens intercaladas na geografia da sua criação. O resultado é uma obra antropológica, metafísica e melancólica, mas obstinadamente inconformada. O poeta não se entrega, reage, denuncia. A ingenuidade onírica cede a um despertar senil, desencantado, sim, mas vigoroso”.

Depois do Sonho foi publicado pela Editora Penalux, sediada em Guaratinguetá-SP, cuja missão é publicar bons livros com o compromisso de valorizar as produções literárias e acadêmicas no cenário contemporâneo. Uma editora que tem crescido muito no mercado editorial brasileiro, publicando obras de renomados autores brasileiros e estrangeiros.

Sobre o autor:

Nasceu em Salvador e atualmente mora em Amargosa, cidade onde viveu a maior parte da vida. Mestre em Literatura pela UEFS e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal). Servidor TécnicoAdministrativo da UFRB, lotado no Centro de Formação de Professores – CFP em Amargosa.

Coautor do livro de poemas Redescobrir-se: poesias de fim de século pelo Selo Editorial Letras da Bahia / FUNCEB (1998) e do livro Crítico Intrépido! Filósofo Tímido? Sílvio Romero e o ensino secundário de Filosofia no Brasil, pela Editora CRV (2018).

Autor do livro de poemas A Travessia das Eras, pela Editora Penalux (2018) e do livro O Coronelismo na Literatura: Espaços de Poder, pela Editora da UFRB (2018). Integra a Plataforma Virtual Mapa da Palavra (FUNCEB/ SECULT-BA).

Participou de antologias literárias no Brasil e em Portugal. Associado ao NALAP – Núcleo de Artes e Letras de Portugal e membro da ANE – Associação Nacional de Escritores (Brasil) e da Academia Independente de Letras (Brasil).

Amargosa: Poeta André Galvão lança seu segundo livro de poemas, Depois do Sonho - literatura, destaque, amargosa

Sobre o livro:

Depois do Sonho

Autor: André Galvão

Ano de publicação: 2020

Gênero: Poesia

Páginas: 86

Editora: Penalux

Vendas:

www.editorapenalux.com.br

www.amazon.com.br

www.americanas.com.br

Contatos com o autor:

E-mail: almgalvao@uol.com.br

Instagram: @andregalvao77

 

Matéria editada pelo Tribuna do Recôncavo