No último dia (12/04), o Capítulo Luz e Fraternidade Amargoense n° 822 realizou no plenário da Câmara Municipal de Amargosa uma mesa redonda sobre o Autismo. O evento contou com a participação de mediadores que atuam na área da saúde e da educação falando sobre seus trabalhos desenvolvidos com as pessoas que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também com o depoimento de Anailda, mãe de João que tem 25 anos, é autista e morador de Amargosa.

O público presente foi composto pela sociedade em geral, principalmente familiares de pessoas com Autismo, estudantes e educadores. Inicialmente, 1° Conselheiro do Capítulo, Matheus Gonçalves, deu as boas vindas a todos e agradeceu a presença e falando sobre a importância de falar sobre o Autismo. O Mestre Conselheiro do Capítulo Luz e Fraternidade, Rodolfo Pinheiro, compôs a mesa, agradeceu aos colaboradores pelo apoio, resumiu o que é a Ordem Demolay para os presentes e passou a palavra para os mediadores convidados.

A primeira mediadora convidada a falar foi a Psicologa Deise Oliveira tratando de assuntos na área da saúde e explicando o assunto de modo geral. Em seguida, a Professora Lilia Mascarenhas trouxe em sua fala os desafios dos educadores que atuam com pessoas autistas e a importância da união entre família e escola para uma melhor socialização da criança com o autismo. A terceira mediadora a falar foi Anailda dos Santos relatando sua experiência enquanto mãe de um autista adulto e as dificuldades encontradas ao longo dos 25 anos de idade de João, seu filho.

Logo depois, a Professora Marycelma dos Santos falou sobre as ações realizadas para pessoas com espectro autista no município de Amargosa e bem como o otimismo em relação a educação inclusiva. Antes do encerramento, a vereadora Viviane Santana falou ao público sobre o projeto de Lei que institui o “Abril Azul” no município de Amargosa, decorrente as comemorações do dia 02 de Abril – Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo. Por fim falaram o Vereador Diego Mercês e o Consultor do Capítulo Paulo Jackson ratificando a importância em falar sobre o tema e também parabenizando o Capítulo Luz e Fraternidade Amargoense n° 822 pela abordagem do tema.

Encerrando as falas, o Mestre Conselheiro Rodolfo Pinheiro agradeceu a presença de todos e convidou a sociedade para acompanhar as atividades do capítulo através do instagram (@cap.lfa822). A mesa redonda sobre o Autismo faz parte das atividades do tema Anual “Demolay: Uma Família Especial” que este ano visa que os capítulos falem sobre o Autismo e a Sindrome de Down.

Ascom/ LFA

Amargosa: Capítulo Luz e Fraternidade realizou com sucesso Mesa Redonda sobre Autismo - amargosa

Foto: Divulgação