No último dia (12/04), o Capítulo Luz e Fraternidade Amargoense n° 822 realizou no plenário da Câmara Municipal de Amargosa uma mesa redonda sobre o Autismo. O evento contou com a participação de mediadores que atuam na área da saúde e da educação falando sobre seus trabalhos desenvolvidos com as pessoas que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também com o depoimento de Anailda, mãe de João que tem 25 anos, é autista e morador de Amargosa.
O público presente foi composto pela sociedade em geral, principalmente familiares de pessoas com Autismo, estudantes e educadores. Inicialmente, 1° Conselheiro do Capítulo, Matheus Gonçalves, deu as boas vindas a todos e agradeceu a presença e falando sobre a importância de falar sobre o Autismo. O Mestre Conselheiro do Capítulo Luz e Fraternidade, Rodolfo Pinheiro, compôs a mesa, agradeceu aos colaboradores pelo apoio, resumiu o que é a Ordem Demolay para os presentes e passou a palavra para os mediadores convidados.
A primeira mediadora convidada a falar foi a Psicologa Deise Oliveira tratando de assuntos na área da saúde e explicando o assunto de modo geral. Em seguida, a Professora Lilia Mascarenhas trouxe em sua fala os desafios dos educadores que atuam com pessoas autistas e a importância da união entre família e escola para uma melhor socialização da criança com o autismo. A terceira mediadora a falar foi Anailda dos Santos relatando sua experiência enquanto mãe de um autista adulto e as dificuldades encontradas ao longo dos 25 anos de idade de João, seu filho.
Logo depois, a Professora Marycelma dos Santos falou sobre as ações realizadas para pessoas com espectro autista no município de Amargosa e bem como o otimismo em relação a educação inclusiva. Antes do encerramento, a vereadora Viviane Santana falou ao público sobre o projeto de Lei que institui o “Abril Azul” no município de Amargosa, decorrente as comemorações do dia 02 de Abril – Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo. Por fim falaram o Vereador Diego Mercês e o Consultor do Capítulo Paulo Jackson ratificando a importância em falar sobre o tema e também parabenizando o Capítulo Luz e Fraternidade Amargoense n° 822 pela abordagem do tema.
Encerrando as falas, o Mestre Conselheiro Rodolfo Pinheiro agradeceu a presença de todos e convidou a sociedade para acompanhar as atividades do capítulo através do instagram (@cap.lfa822). A mesa redonda sobre o Autismo faz parte das atividades do tema Anual “Demolay: Uma Família Especial” que este ano visa que os capítulos falem sobre o Autismo e a Sindrome de Down.
Ascom/ LFA

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação







Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Image by Simón Delacre from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Image by Veeka Skaya from Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Reprodução/ Video
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se preparam para mais uma edição repleta de grandes desafios. Crédito: Kelly Fuzaro/Band
Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Eliane Xavier
Foto: André Frutuôso
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: André Fofano
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Video
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução - Video
Imagem de
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Blog do Valente
Foto: Leonardo Rattes Saúde GovBA
Nas fotos, Mariana e Ivan - Arquivo Pessoal
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Ascom Câmara SAJ
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem Ilustrativa de HeungSoon por Pixabay
Foto: EOS
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by VSRao from Pixabay
Foto: PC
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Tau Tourinho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Gundula Vogel from Pixabay
Imagem de
Video
Foto: Douglas Amaral