A Praia da Tiririca, em Itacaré (BA), palco de competições internacionais e um dos picos de surf mais deslumbrantes da Bahia, recebe um encontro de gerações entre quinta-feira, 14, e domingo, 17. De um lado, participam os atletas da base, das categorias sub-08 a sub-18, com alguns atletas que acabaram de disputar o Circuito Brasileiro de Surf de Base 2024; e de outro, estarão os representantes das categorias master (acima de 35), kahuna (acima de 45), legend (acima de 55) e o surf feminino.
Valendo importantes pontos para a reta final do ranking estadual baiano de surf de 2024, a promessa é de baterias acirradas, muitas manobras e disputas ponto a ponto em Itacaré porque não tem nada definido. São esperados surfistas de todo o litoral baiano, que mantêm sua participação ao longo do campeonato de olho nos primeiros lugares do ranking anual.
Para completar a festa, os atletas do bodyboarding nas categorias masculino, feminino, profissional e master disputarão os últimos dois dias de baterias, com a participação de competidores da Bahia mais outras localidades na busca por pontos no ranking estadual. Os atletas inscritos no surf ganharão um kit com sacochila, parafina e camiseta. Já os primeiros colocados das categorias master, kahuna e legend receberão premiação em dinheiro, enquanto todas os primeiros colocados de todas as categorias contarão com troféus ou medalhas e kits de apoiadores.
O Circuito Baiano de Surf 2024 em Itacaré é organizado pela FBSurf, entidade reconhecida pela CBSURF, em parceria com a ASI e ABBI; e conta com o apoio da Sudesb, autarquia da Setre.
Durante o torneio realizado entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro, na Praia do Tombo, em Guarujá, São Paulo, a Bahia acabou não subindo ao pódio outras vezes. Entretanto, os baianos se destacaram e tiveram garra e perseverança ao entrar no mar. Confira a posição:
- Gonçalo de Brito – 7º lugar na Categoria Sub 18
- Miguel Cerqueira – 11º lugar na Categoria Sub 18
- Vitor Gabriel – 7º lugar na Categoria Sub 16
- Brayan Pessoa – 9º lugar na Categoria Sub 16
- Bernardo Bicalho – 5º lugar na Categoria Sub 14
- Numa Lyori – 7º lugar na Categoria Sub 14
- João Jesus Fiorentino – 7º lugar na Categoria Sub 12
Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom/Sudesb.