Um ofício moldado pelas mãos de um povo forte e resiliente que há 300 anos faz do barro a sua arte. O 2º Festival da Cerâmica Maragogipinho celebra, de 14 a 17 de novembro, a tradição de mestras e mestres ceramistas, artesãs e artesãos de Maragogipinho, distrito de Aratuipe (BA), localidade reconhecida pela UNESCO, desde 2004, como maior centro cerâmico da América Latina.
Com o tema ‘Cerâmica e Tradição: Celebrando o Boi Bilha’, o Festival traz quatro dias de intensa programação que inclui a Feira Artesanato da Bahia, rodada de negócios, mostras artísticas, cursos de qualificação, visitas às olarias, gastronomia e shows musicais de atrações como Sandra Sá, Luiz Caldas, Jau, Sambaiana, Aloísio Menezes, Dão Black, além de artistas locais.
Para Jaqueline Azevedo, diretora da Associação Fábrica Cultural, o Festival da Cerâmica abre uma janela potente para que mais pessoas da Bahia e do Brasil conheçam a beleza que é Maragogipinho e se deslumbrem com a arte tão particular e genuína daquele povo. ‘Nesta edição, damos continuidade ao trabalho que desenvolvemos de fortalecimento dessa comunidade e do seu ofício”, disse Azevedo.
Durante o Festival, a Feira Artesanato da Bahia reunirá mais de 30 artesãs e artesãos do Baixo Sul que irão comercializar obras artísticas e peças decorativas e utilitárias produzidas nas mais de 140 olarias locais, entre elas: louças de barro, potes, talhas, bois bilha, panelas, vasos, pratos, esculturas e moringas.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Leve Comunicação.


Foto: Manu Dias/GOVBA












Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil




Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay



































Imagem de Amber Clay por Pixabay

















Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay






Image by StartupStockPhotos from Pixabay











Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imagem de Witch Fiction por Pixabay

