O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou nesta semana uma múltipla captação de órgãos. Coração, córneas, fígado e rins foram captados após consentimento dos familiares de um paciente de 49 anos. Com a doação, seis pacientes que aguardavam na lista de espera para transplante foram beneficiados.
O processo da doação de órgãos envolve a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e equipe multidisciplinar da unidade, as quais são responsáveis pelo processo de doação desde a abordagem dos familiares e suporte emocional, até a organização das rotinas e protocolos necessários.
A coordenadora do Serviço Social do HRSAJ, Elisângela Santos, falou que esta captação aconteceu em um mês significativo, mês de incentivo à doação de órgãos. “É uma grande satisfação quando nós temos um aceite, uma resposta positiva da família, respeitando o desejo daquele paciente em vida, ou mesmo que ele não tenha sinalizado que seria um doador, mas a família, no momento de dor de uma perda, se solidariza com outras famílias de pacientes que estão em cadastro de espera para transplante”, afirmou Santos. Para ser doador de órgãos e tecidos, basta comunicar aos familiares o desejo. Não é necessário documentação ou material escrito.
Texto: Jenypher Pereira/ ASCOM.