Entre os dias 26 de abril e 1º de maio, o Centro de Convenções de Salvador voltará a receber o maior evento de Cultura e Literatura do Nordeste: Bienal do Livro Bahia 2024. O evento deste ano convida o público a conhecer as Histórias que a Bahia Conta.
Espaço para diálogos, escutas, reflexões e troca de ideias, essa edição chega para consolidar, novamente, a Bienal do Bienal do Livro Bahia no calendário cultural da região.
“É um evento de grande importância para o mercado editorial do Nordeste, assim como uma oportunidade para aproximar os leitores do universo dos livros. A Bienal, novamente, nos apresentará uma programação bastante diversa e plural”, disse Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, organizadora da Bienal.
Zaccaro destaca ainda que nesta edição a organização pretende trazer outras mídias que cruzam com o livro e mostrar como as histórias escritas se transformam em séries, peças teatrais, filmes. Ou percorrem o caminho contrário e, por exemplo, um game é transformado em um produto literário.
O evento deve superar o sucesso da edição de 2022, ano em que voltou ao circuito cultural do Nordeste e recebeu mais de 90 mil visitantes. Em um só dia, 20 mil pessoas circularam pelos estandes montados no Centro de Convenções. Ao todo, foram mais de meio milhão de livros vendidos durante o evento que reuniu mais de 150 marcas expositoras.
O anseio dos baianos pela próxima Bienal do Livro dialoga com o momento de efervescência que vive a cidade de Salvador. A capital baiana é hoje o principal destino turístico do Brasil e reencontrou o seu lugar de vanguarda e a histórica vocação enquanto polo difusor de cultura, para além do carnaval e festas populares.
Curadores
Para projetar esse grande evento, que pretende, dentre outras coisas, contar com a participação de baianos em todas a mesas, além de nomes de impacto da literatura, cultura e entretenimento do cenário nacional, a Bienal do Livro Bahia manteve o seu elenco de curadores formado por especialistas no ambiente literário e na contação de histórias.
Jornalista e escritora de Salvador, Joselia Aguiar mora há mais de 20 anos em São Paulo. Sua estreia como autora foi com a biografia Jorge Amado – Uma biografia, que venceu o prêmio Jabuti, em 2019.
Ela foi curadora de festas literárias como a FLIP e é organizadora da coleção Brasileiras, com perfis de mulheres de vários campos de atividade, editado Rosa dos Tempos (grupo editorial Record). Ela será a curadora do Café Literário.
Joselia conta que a organização do evento comemorou muito a adesão da cidade à Bienal do Livro de 2022, que voltou a acontecer após quase uma década, e se impressionou com a participação do público tão e a presença de pessoas de todas as gerações sempre com muito interesse na programação.
“Foi muito bonito de ver e a gente espera essa mesma adesão. Estamos muito determinados a pensar uma programação que entusiasme as pessoas da mesma maneira, mas que também seja diferente, para termos surpresas. Vamos aprofundar as histórias da Bahia, combinar linguagens e envolver diversos campos do conhecimento e outras artes”, disse Joselia.
Com uma vasta experiência na curadoria de festas literárias, a jornalista, diretora, roteirista e produtora cultural Mira Silva dirige, atualmente, o programa Encontro com Patrícia Poeta, da Rede Globo. Ela vem construindo a sua carreira contando histórias através de diferentes formatos, como exposições, programas de TV e séries. Ela ficará responsável pelo Espaço Infantil.
Schneier Carpeggiani é jornalista e doutor em teoria literária. Ele foi editor da Cesárea Edições e do Suplemento Pernambuco. Atuou também como curador no Festival de Literatura do Recife, Bienal do Livro de Pernambuco, além da Bienal do Livro da Bahia. Atualmente é editor na Nós Editora. Ele será o curador da Arena Jovem.
VIA PRESS.
Imagem de congerdesign por Pixabay









Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Beatriz Correia dos Santos, de 22 anos, foi vítima de feminicídio em Iaçu
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Divugação
Imagem de
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Congestionamento na BR-324 após interdição parcial no km 604, em Simões Filho. Foto: Nice Santana.
Image by Engin Akyurt from Pixabay 
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução/Vídeo
Foto: Reprodução/ Video/ Bahia Noticias e Salvador FM
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Imagem de intographics por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Crédito: Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Lucas foi morto a tiros na localidade do Capão, em Jaguaripe, na manhã desta quinta-feira (9).
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay
Image by tomwieden from Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem gerada por IA
Foto: Reprodução/ Video
Imagem ilustrativa de torcedor acompanhando uma partida de futebol pela televisão.
Elementos tradicionais do São João retratam as memórias e os costumes dos festejos juninos de antigamente.
Fannie Guimarães/Memorabilia Filmes
Cristiane Nogueira, Railan Andrade e Girlandia participam da caminhada das Comunidades Eclesiais de Base e representam dioceses da Bahia no 8º Nordestão de CEBs.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem criada por IA para ilustrar celebração da Santa Missa e a ação do Espírito Santo.
Foto: Reprodução/ Video
Divulgação - Suspeito foi preso durante operação realizada pela Polícia Civil em São Félix.
Foto: Luciano Almeida - Restaurante Kioski representou Santo Antônio de Jesus no Troféu Panela de Bairro da TV Bahia.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de musiking por Pixabay
Caminhão carregado de bananas tomba na Serra do Rato, na zona rural de Mutuípe. Foto: Mídia Bahia.
Atividade física ajuda na saúde, autonomia e qualidade de vida na terceira idade.
Foto: Tribuna do Recôncavo | Imagem Ilustrativa
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Elenilton do Curujão, empresário conhecido em Ituberá e proprietário da Rede Curujão de Supermercados. Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Foto: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Cantor Nenho durante show no São Pedro da Sapucaia, em Santo Antônio de Jesus. Foto: Luciano Almeida.
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Imagem ilustrativa gerada por IA.
Foto: Ministério de Comunicação da RCC da Diocese de Amargosa
Arquivo Pessoal
Foto: Polícia Militar
Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de uma bola de futebol em campo durante partida em estádio
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa by Skeeze from Pixabay
Helbert, conhecido como Bob, morava no bairro Urbis IV, em Santo Antônio de Jesus.
Imagem criada por IA
Registro de Augusto Junior, morador de Valença, no Baixo Sul da Bahia.
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem gerada por IA
Psicólogo Jorge Soares apresenta a obra "O Homem e Seus Feitos: Para Humanizar-se ao Longo da História". Foto: Divulgação.
Descrição:
Imagem de Michael Wedermann por Pixabay
Força-tarefa com cerca de 20 homens resgatou um boi que caiu em um poço na localidade do Lajedo Batista, em Elísio Medrado. Reprodução/Recôncavo no Ar.
Aline morreu após sofrer um grave acidente e permanecer internada no HRSAJ. Foto: Saj Sem Filtro.
Image by Firmbee from Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Agência Dudes – Júnior Simas
Reprodução/Band RN | Cantor Neto Araújo, ex-Cavaleiros do Forró e vocalista da Collo de Menina, morreu aos 42 anos.
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Divulgação | Carmem Sabin e Neto exibem peças da SABIN.ARTES que representarão a Bahia na 26ª Fenearte, em Olinda (PE).
Ádila Raira retorna ao comando da Superintendência de Atendimento Municipal (SAM) de Santo Antônio de Jesus. Foto: Arquivo Pessoal.
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Reprodução/Vídeo: Jessica Ketlin. Deputados Robinson Almeida e Zé Neto durante agenda que marcou a entrega de ambulância do SAMU e micro-ônibus TFD para Santo Antônio de Jesus.
Imagem Ilustrativa de Dean Moriarty por Pixabay