Aconteceu na última terça-feira, dia 25, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Cruz das Almas, o I Seminário de Integração do FormaCampo dos Territórios do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo. Com a Coordenação Geral da UESB, o Programa de Formação de Educadores do Campo (FormaCampo), atua em parceria interinstitucional com a UNDIME, UNCME, UESC, UNEB e UFRB, com Coordenações Adjuntas e tem por objetivo de fortalecer o a Educação do Campo no estado da Bahia.
O Seminário teve como finalidade socializar os objetivos, ações e metas do FormaCampo para o ano de 2023, como também, buscou promover um diálogo coletivo sobre as realidades da Educação do Campo nos Territórios do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo, mapear as demandas e construir coletivamente compromissos entre os municípios e as instituições parceiras para a materialização da Educação do Campo.
O evento contou com a participação de educadores dos diferentes municípios dos dois territórios, Secretários/as de Educação, Coordenadores/as Pedagógicos/as, autoridades locais, representantes dos Movimentos Sociais, discentes, docentes, Pró-Reitores da UFRB e com a presença do Magnífico Reitor, o Professor Dr. Fábio Josué Souza dos Santos, militante da Educação do Campo. Para a Coordenadora do Seminário, a Profa. Dra. Terciana Vidal Moura da UFRB, o evento foi muito importante e demarcou o lugar da Educação do Campo no âmbito dos territórios e promoveu o fortalecimentos das parceiras com os municípios.
Os encontros presenciais do FormaCampo são fundamentais para as partilhas de experiências dos professores, professoras e escolas, além da consolidação dos fundamentos e princípios da Educação do Campo por parte dos dirigentes municipais e membros dos Conselhos Municipais de Educação, relata Marcos Paiva, membro da coordenação do FormaCampo.
“Externo a minha alegria em participar de um evento tão importante como o Seminário de articulação do Programa FormaCampo, realizado pela UFRB, no qual contou com a participação de representantes das redes municipais dos Territórios de Identidade do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, de representações da Undime e Uncme. Estamos enquanto instituições públicas, ajudando a pensar a Educação do Campo na Bahia, e isso, para nós pesquisadores de movimentos sociais do campo, é de suma importância. Agradeço a UFRB, em especial à professora Terciana pela articulação das redes municipais e organização do evento, ao Magnífico Reitor, Fábio Josué Santos, pela acolhida de forma tão comprometida e responsável ao nosso Programa, e aos educadores do campo que se fizeram presentes. Também agradeço a Undime em nome do Representante institucional Marcos Paiva, que se fez presente, e demarcou a importância desta instituição para com a educação de qualidade para os sujeitos do campo”, ressaltou a professora Arlete Ramos, Coordenadora Geral do FormaCampo.
Fonte: Undime Bahia.