Os ministros do governo Lula (PT) estão utilizando as aeronaves oficiais para passar os fins de semana nos seus respectivos estados de origem. De acordo com dados da Força Aérea Brasileira (FAB), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, faz uso constante da modalidade e já soma nove voos para São Luís, capital do Maranhão, onde tem residência. As partidas de Brasília para o seu estado de origem costuma a acontecer sempre às sextas e aos sábados. As informações são do portal Metrópoles.
Em três dessas viagens o ministro tinha compromissos oficiais na cidade. Nas outras seis, o titular da Justiça afirmou que uso da aeronave levava em conta o zelo da sua segurança. Em seguida, o que mais utilizou o voo da FAB, até o momento, foi o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O paulista já usufruiu por oito vezes, os voos para São Paulo às sextas-feiras, com retorno à capital federal no início da semana seguinte.
O primeiro voo ocorreu logo no início do governo, em 13 de janeiro. Quando não tem agenda oficial em São Paulo, Marinho, assim como Dino, também alega motivo de segurança para justificar o uso das aeronaves. A atual legislação aponta que ministros de Estado só podem usar voos da FAB para viajar entre Brasília e as cidades onde têm domicílio quando alegarem motivos de “segurança”.
Bahia.Ba