A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira, dia 12, uma operação com cooperação internacional que objetiva desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. O objetivo é cumprir 33 mandados de prisão em seis estados e 49 de busca e apreensão em nove estados.
Até 11h45, faltavam serem cumpridos três mandados de prisão. A operação é chamada de “Match Point”. Segundo a PF, um dos líderes da organização criminosa é um cidadão da Islândia que mora no Brasil, que foi preso.
Os criminosos tinham carros de luxo, veleiros, mansões, joias e dinheiro em espécie.
Outro líder da quadrilha, segundo a PF, é um italiano, que foi preso na Bahia. Em Florianópolis, foram sete presos, incluindo outro chefe do grupo criminoso.
Os crimes investigados são lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico.
As penas cumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão, de acordo com a PF. A maioria dos presos já tinha antecedentes criminais.
“Todos eles tinham décadas de experiência nessa atividade, e muitos deles com documento falso”, afirmou o delegado da PF Nelson Napp.
Os presos foram levados para a sede da Polícia Federal em Florianópolis, onde serão ouvidos. Depois, devem ser encaminhados ao sistema prisional.
A PF vai analisar o material apreendido e espera descobrir mais integrantes da quadrilha.
A polícia afirmou que o grupo criminoso se dividia em duas grandes células com ramificações em várias cidades brasileiras, em especial nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Cerca de 250 policiais federais atuam na ação.
Foi realizado o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, sequestro de 57 imóveis e de diversos veículos e embarcações. Os bens sequestrados na operação podem superar os R$ 150 milhões.
Além disso, foram apreendidos R$ 2,1 milhões em dinheiro em espécie, segundo a PF.
Há autorização judicial para o acompanhamento da deflagração da operação por representantes da polícia da Islândia.
Foram 49 mandados de busca e apreensão em nove estados: Santa Catarina – 10 em Florianópolis; São Paulo – 4 em Campinas, 3 em Limeira, 2 em São Paulo, 1 em Hortolândia, 1 em Piracicaba, 1 em Sumaré, 1 em São Pedro; Rio de Janeiro – 8 no Rio de Janeiro e 4 em Niterói Minas Gerais – 3 em Belo Horizonte, 2 em Montes Claros e 1 em Contagem; Bahia – 3 em Porto Seguro; Paraíba – 1 em Cabedelo; Rio Grande do Norte – 1 em Tibau do Sul e 1 em Parnamirim; Pernambuco – 1 em Recife; Goiás – 1 em Goiânia. E 33 mandados de prisão preventiva em seis estados: Santa Catarina – 7; São Paulo – 11; Rio de Janeiro – 6; Minas Gerais – 5; Bahia – 3; Ceará – 1.
Além do sequestro de imóveis em: Santa Catarina – 17; São Paulo – 26; Bahia – 11; Rio de Janeiro – 3. A investigação ainda procura por outros 19 imóveis.
O delegado Nelson Napp explicou como começou a investigação.“A Match Point iniciou através de informações que nós obtivemos em uma localização em um hangar do aeródromo de Porto Belo [Litoral Norte catarinense]. E acabamos por localizar uma organização criminosa atuando aqui em Santa Catarina principalmente na lavagem de dinheiro, comprando imóveis e construindo imóveis aqui também”. “Com base nessa organização, acabamos também por descobrir, na mesma investigação, uma outra organização já sediada no Rio de Janeiro, com conexão com o Rio Grande do Norte, que fazia a importação de haxixe”, continuou o delegado.
Napp afirmou também que os criminosos se utilizavam de “mulas” para fazer o transporte de pequenas quantidades de drogas em aviões e de veleiros para levá-las através do mar.
O islandês apontado pela PF como um dos líderes da organização criminosa já tinha sido investigado antes pela própria polícia do país europeu.
Para a realização da operação desta quarta, a PF fez cooperação com a Itália, através da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), e com a Islândia, junto à Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol).
Já houve prisões durante as investigações. Foram sete em flagrante, com a apreensão de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk. A PF não divulgou em quais cidades foram essas prisões.
Edição: Pietra Dantas – estagiária | Supervisão: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo | Fonte: G1.


Foto: José Cruz/ Agência Brasil


Crédito: Iara Passos 
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay