A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) promoveu, durante todo o dia hoje (21), a primeira edição do Fórum dos Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri). O evento, idealizado pela pasta, foi realizado na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A programação foi acompanhada por gestores de 115 municípios baianos de forma gratuita e contou com palestras que apresentaram oportunidades e desafios do setor agropecuário do estado.
“O primeiro Feagri é uma parceria estratégica entre a nossa secretaria e as secretarias dos 417 municípios do estado. Hoje, vivemos um grande momento na agricultura. Representamos em torno de 28% da economia do estado, mais de 50% da pauta de exportação, produzimos um terço dos empregos gerados. Empregos, aliás, gerados, em sua maioria, com maior velocidade e menor exigência de qualificação. Quero levar essa mensagem a cada gestor da agricultura para que possamos criar uma cultura da importância econômica, social e ambiental da agricultura em cada município”, declarou o titular da Seagri, João Carlos Oliveira.
O Feagri atende à Portaria 70/2021, publicada em outubro do ano passado pela Seagri, e tem o objetivo de auxiliar prefeitos e gestores municipais da agricultura nas ações de formação, capacitação em gestão e em desenvolvimento de políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo. “Eu tenho certeza de que as discussões neste fórum vão contribuir substancialmente com a agricultura na nossa Bahia”, afirmou o prefeito de Dom Basílio, também presidente do Consórcio da Bacia do Paramirim e diretor da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia), Roberval Meira.

Foto: Div./ Ascom Seagri
O fórum passa a oferecer, ainda, acesso às instituições que orientam sobre os números dos negócios do campo, como a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), presente ao evento e cujo representante deu um panorama sobre os números do agronegócio baiano. O Feagri pretende facilitar, ainda, as relações dos municípios com entidades que possuem linhas de crédito para o setor rural, como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste.
“Estamos vivendo uma revolução no campo e precisamos dimensionar a importância disso. Vejam, a Ford, na Bahia, tinha cerca de 4.800 empregos de carteira assinada e sua existência criava outros cerca de 12 mil empregos na cadeia produtiva. O Mercado do Produtor, de Juazeiro, em plena atividade, gera cerca de seis mil empregos diretos e certamente, contando os indiretos, chegamos ao patamar total de uma Ford. Ou seja, a agropecuária e sua cadeia emprega, e muito, e isso deve ser entendido pelos prefeitos dos municípios, que precisam incentivar mais o setor”, comentou o chefe de gabinete da Seagri, Alisson Gonçalves, citando o famoso entreposto de produtos agropecuários da cidade de Juazeiro.
Além dos secretários e gestores dos municípios, estiveram presentes secretários de Estado, como Josias Gomes (Desenvolvimento Rural) e representantes de entidades como a Superintendência Federal da Agricultura (SFA/Mapa), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA), a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FecBahia), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a União dos Municípios da Bahia (UPB), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) dentre outras.

Foto: Div./ Ascom Seagri












Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Fabricio Macedo Fabrício do Pixabay
Imagem ilustrativa do KM 37 na Serra do Frio | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Michael Schwarzenberger do Pixabay
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Imagem de khamkhor por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de ivabalk por Pixabay
Imagem de Липцо Козерога do Pixabay
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Image by Steve Buissinne from Pixabay


Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil


Imagem de Hatice EROL do Pixabay
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Image by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução/ Video/ Bahia Noticias e Salvador FM
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Imagem de intographics por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay
Image by tomwieden from Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video



Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de musiking por Pixabay

Foto: Tribuna do Recôncavo | Imagem Ilustrativa
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay