A Cofel, no munícipio de Cruz das Almas (BA), está estimulando o cadastro de aparelhos no sistema Alerta Celular da Secretaria da Segurança Pública. A Parceria foi firmada, após reunião realizada com a Polícia Civil na última sexta-feira, dia 9. Materiais publicitários com o passo a passo de como realizar o cadastro são anexados nas notas fiscais dos smartphones comercializados pela loja.
“Esperamos que mais estabelecimentos promovam essa divulgação. Além de devolvermos os celulares furtados e roubados aos seus proprietários, queremos quebrar o ciclo ilícito da revenda”, declarou o major Rubenílton Andrade, coordenador do Alerta Celular.
O Alerta Celular é um sistema que visa dificultar a revenda de smartphones e tablets furtados e roubados, além de facilitar a devolução dos itens aos donos. Para isso, os donos dos aparelhos devem cadastrar os celulares no site alertacelular.ssp.ba.gov.br e, caso seja roubado, eles mesmos acionam o alerta.
Ao acessar o site o dono do aparelho deve fazer o cadastro do IMEI – número que identifica o aparelho e que consta na nota fiscal e na embalagem original do celular. O número também pode ser obtido discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro do IMEI, o proprietário vincula o equipamento aos seus dados. Caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SSP e G1