Por Caio Infante – publicitário
Quando você compra um produto ou serviço, o que você leva em consideração para a sua escolha? O preço, o atendimento, a qualidade, o status (marca) e a opinião de amigos e familiares, entre muitos outros pontos, costumam estar entre os fatores que mais pesam na decisão final da maioria dos consumidores.
E quando a escolha se refere a uma empresa para trabalhar? Quais são os pontos que afetam a tomada de decisão da maioria dos candidatos a uma vaga de emprego? O preço citado anteriormente se transforma em salário, o atendimento vira processo seletivo e a opinião de amigos (neste caso, colaboradores e ex-funcionários) conta da mesma maneira… E por aí vai! Segundo Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, cada colaborador de uma empresa é um representante daquela marca.
“Um vendedor em uma loja física, uma pessoa que trabalha no Atendimento ao Cliente de uma empresa, uma recrutadora que está à frente de um processo seletivo e até um comprador negociando com um fornecedor têm impacto direto na marca da empresa onde trabalham. Ou melhor, nas marcas”, afirma.
A marca empregadora e a marca corporativa se misturam cada vez mais, e as empresas que ainda não entenderam isso estão perdendo negócios, clientes e talentos sem se dar conta.
“Fica mais fácil entender se trouxermos para a discussão um exemplo do nosso dia a dia. Quando vamos a um restaurante, por exemplo, e o prato vem errado. O garçom se desculpa, traz o prato certo e depois oferece uma sobremesa como cortesia. Pare e pense: qual é a chance de você voltar ao local e recomendá-lo para os seus amigos?”, questiona Caio.
Trazendo a mesma situação para um processo seletivo, Caio traz uma situação ainda mais clara.
“Imagine você esperando para ser entrevistado para uma vaga de emprego em determinada empresa e a pessoa que fará a entrevistaria atrasa 40 minutos. Quando ela chega, ela diz para você que só tem 20 minutos de agenda para o papo por causa do próprio atraso. Ela faz 3 ou 4 perguntas e encerra a entrevista sem explicar os próximos passos. Qual é a sua motivação para aceitar uma eventual proposta de trabalho para trabalhar justamente com aquela líder?”, questiona.
Em todas as situações acima, a marca foi afetada – ou melhor, as marcas: tanto a de consumo como a marca empregadora estão intimamente ligadas. O restaurante, por exemplo, pode ser uma grande rede em busca de um CFO e quem sabe a pessoa atendida não tem este perfil e o simples fato do cuidado com o cliente a faça procurar por mais informações sobre a empresa até descobrir aquela vaga… E a empresa cujo gestor atrasou era uma de suas marcas preferidas até que você pensa e se lembra que tem tantas outras marcas por aí e resolve dar uma chance para a concorrência – para sempre, já que aquela não traz boas lembranças…
Segundo Caio, não importa quem é o colaborador e nem qual é a sua função na empresa – todos os funcionários carregam um “sobrenome corporativo” (aquele com o qual todo mundo se apresenta em reuniões, entrevistas e redes sociais como sendo o X da empresa Y.
“Saber cuidar bem de cada stakeholder é fundamental para o sucesso de um negócio. Saber cuidar das pessoas dentro de casa e encantá-las para que reflitam seus valores reais é fundamental para quem quer criar relações com o mercado a longo prazo. E, neste caso, quando falo sobre o mercado eu me refiro a pessoas, sejam elas candidatos, fornecedores, parceiros, investidores e todos que, um dia, podem ter contato com aquela marca”, finaliza Caio.
Sobre o autor
Caio Infante é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e com MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, Austrália. Com carreira profissional desenvolvida nas áreas de Negócios das agências de propaganda do País e do exterior, atuou também no site Trabalhando.com como diretor Comercial e de Marketing chegando a Country Manager da operação. Desde o início de 2017 Caio está na Radancy, onde seu conhecimento por marca empregadora cresceu exponencialmente e hoje ocupa o cargo de vice-presidente regional da agência, mantendo contato com alguns dos maiores nomes mundiais do tema. Caio Infante também é um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, a maior comunidade sobre marcas empregadoras, com mais de 25 mil seguidores.
Matéria: Ana Paula Ruiz/ Comuniquese1


Imagem ilustrativa de StartupStockPhotos por Pixabay


Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA 
Foto: PC
Foto: Fred Pontes
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fred Pontes
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Bianca Fraga
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Fred Pontes
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Divulgação
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Eliene e Ditinho | Foto: Divulgação
Foto: Carol Sebastião
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Elf-Moondance por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by Hilary Clark from Pixabay
Foto: Geraldo Carvalho
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Foto: Claudio Lima
Foto: Fred Pontes
Foto: Cleomário Alves
Divulgação
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: PC
Imagem por congerdesign de Pixabay
Ditinho e Vinicius | DIVULGAÇÃO 
Foto: Matheus Veríssimo
Imagem de Marjon Besteman do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
VIDEO
Divulgação
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Roberto Jayme/ Ascom/ TSE
Imagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Tony Silva/ Divulgação/ Polícia Civil
Imagem ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por
Foto: Victor Ferreira/ECV
Video
Foto: Fred Pontes
Divulgação
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem do IFBA em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Poliana Lima/ Polícia Civil
Foto: Italo Oliveira/Ascom SDR
Foto: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Imagem de Juraj Varga por Pixabay
Crédito: Rodrigo Abreu/ Divulgação Betano)
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOV-BA
Foto do idoso próximo ao local da abordagem | bahiaexpresso e Blog do Edy
Arquivo Pessoal
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de adaoaalves por Pixabay