O volume de água que é desperdiçada nos sistemas de abastecimento brasileiros tem apresentado aumento. O índice chega a mais de 6,5 bilhões de metros cúbicos (m³) por ano, conforme apontado pelo estudo do Instituto Trata Brasil e a consultoria GO Associados e divulgado nesta quarta-feira (5).
O levantamento mostrou que a quantidade de água perdida é equivalente a quase sete vezes o volume útil do Sistema Cantareira, principal manancial que abastece a Grande São Paulo. Em termos percentuais, significa que 38,3% da água tratada foi desperdiçada antes de chegar aos destinatários finais.
Alguns lugares do Brasil os índices se agravam e as perdas chegam a 55,14%, que é o caso da Região Norte. No estado de Roraima, a cada 100 litros fornecidos pelas companhias de abastecimento, apenas 25 litros chegam aos clientes. No Amazonas, o percentual de perdas é de 69% e no Amapá, de 66%. Segundo a Agência Brasil, no Nordeste, 46,25% da água é desperdiçada. No Maranhão, o percentual chega a 60% e em Pernambuco, a 52%. Em São Paulo e no Paraná, é de 35%.
Quando se compara o Brasil com outros países, o estudo mostrou que na Dinamarca o índice de perdas é de 6,9%; nos Estados Unidos, de 10,3%, e na Coreia do Sul, de 16,3%. O Brasil apresenta resultados piores do que outros países latino-americanos, como o México, que desperdiça 24,1% da água tratada, o Equador, 31,1%, e o Peru, 35,6%.
Bahia Noticias


Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas






































Imagem de Amber Clay por Pixabay

















Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay







Image by StartupStockPhotos from Pixabay












Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imagem de Witch Fiction por Pixabay


















