Presente na cidade de Santo Antônio de Jesus há quase dois anos, o Centro Integrado de Comunicação é responsável por reunir serviços de urgência e emergência para atender a população. Através do número 190, é possível entrar em contato com um dos 14 pontos de atendimento e solicitar ajuda de órgão como a Polícia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.
Segundo o Capitão José Carlos Vaz, do 14º Batalhão, em quase dois anos já foram realizados cerca de 25 mil atendimentos. É possível ainda, a depender da situação, entrar em contato com órgãos como o Departamento de Polícia Técnica, Samu, Polícia Rodoviária Federal e Estadual.
O Capitão alerta a população para a prática de realizar ligações falsas, os chamados trotes, que acabam atrapalhando o trabalho da equipe no atendimento a casos verídicos. Ele afirma que parte considerável das ligações vem de escolas e que por isso uma campanha educativa está sendo preparada.
Outro índice importante é o aumento no número de denúncias de violência doméstica. O capitão afirma que as ocorrências são cada vez mais violentas”. O marido agrediu fisicamente a esposa, dando socos no rosto e chutando a sua barriga após descobrir que ela estava grávida”, relatou ao ler uma das denúncias recebidas. Os registros informam que grande parte das agressões acontecem nos dias de domingo e nas madrugadas de segunda-feira.
Reportagem: Programa do Valente / Andaiá | Redação: Blog do Valente