Química não é apenas uma disciplina escolar, aquela matéria de Exatas que muitos “não gostam”, ou possuem dificuldades para entender. Os processos químicos estão presentes em nosso cotidiano e, muitas vezes, nem percebemos. Afinal, ela é a ciência que estuda as propriedades da matéria e as mudanças sofridas durante as reações.

Antoine Lavoisier, considerado o “pai da Química” fez descobertas fundamentais e foi o primeiro a observar que o oxigênio em contato com uma substância inflamável, produz a combustão e afirmou “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” 

No dia 18 de junho, é comemorado o Dia da Química, pois foi nesta data que então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, assinou a Lei n° 2.800/1956, também conhecida por “Lei Mater dos Químicos”, que criou os Conselhos Federais e Regionais de Química e regulamenta a profissão de químico.

Em muitas situações de nossas vidas nos deparamos com conceitos da Química, pois ela se faz presente a partir do momento em que entendemos que digerir um alimento, por exemplo, envolve processos químicos, assim como usar a acetona para tirar um esmalte, ou até mesmo colocar sal na comida ao cozinhar.

“Tudo é um processo químico e, para que haja vida no planeta Terra, dependemos de muitas reações. São processos básicos que necessitamos todos os dias, e são fundamentais para a humanidade”, comenta o professor de Química Michel Arthaud, da plataforma Professor Ferretto.

O professor e influenciador, que mantém o canal no Youtube Café com Química, lista 5 situações em que a Química está presente em nosso dia a dia:

Alimentos
Todos os organismos vivos funcionam com base em reações químicas. “Por exemplo,  a queima da glicose produz a energia que necessitamos”, exemplifica Arthaud.

Eletroeletrônicos
Não podemos imaginar nossas vidas sem dispositivos eletrônicos como notebooks, celulares, tablets. “Todos esses produtos precisam de bateria para funcionarem, e a bateria, por sua vez, é uma reação química que produz corrente elétrica”, afirma o professor.

Cozinha
Desde o início de sua existência, o ser humano cozinha e tenta conservar os alimentos. “O cozimento é uma reação química que modifica as características dos alimentos, e as formas de conservação são múltiplas como: resfriamento, congelamento , salga, liofilização”, lista o influenciador.

Plantação
Hoje, a humanidade não existiria sem o crescimento da indústria de fertilizantes, que são produtos químicos utilizados para aumentar a capacidade produtiva. “Sem isso, o plantio de muitos tipos de vegetais, frutas e outros alimentos não seria possível”, comenta Michel.

Combustível
Os combustíveis usados nos transportes para gerar a energia necessitam passar por um processo químico – a combustão. Um ajuste melhor desse processo permite diminuir o consumo e diminuir as emissões de poluentes. “A busca por novos combustíveis alternativos é algo muito vivo na indústria química”, diz o professor.

Nanoquimica
Nanoquímica – que é o estudo das reações em escala muito pequena- ajuda no desenvolvimento de várias tecnologias, como baterias mais leves e duráveis. “Catalisadores mais eficientes e dispositivos para conter poluição também dependem dessa ciência”, finaliza.

ASCOM