Os irmãos baianos Wallace e Gerald Wicks, comandantes do veleiro Stanley Marujo’s, conquistaram o segundo lugar na 34ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (REFENO), na Classe VPRS. Essa foi a vigésima segunda participação dos Wicks na REFENO, considerada a maior regata oceânica da América Latina. A tradicional regata, organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, partiu da cidade de Recife, no dia 23 de setembro, rumo ao arquipélago de Fernando de Noronha e teve a participação de barcos de diferentes estados brasileiros e de outros países. O veleiro Stanley Marujo’s tem como patrocinadores oficiais a Stanley e a Z6 Náutica.
A REFENO é um desafio de 300 milhas náuticas de travessia oceânica, entre céu e mar, o que corresponde a 560 quilômetros. “Foi uma regata desafiadora com muita variação de vento, ventos fortes, ventos fracos, muitas nuvens e rajadas de vento. Exigiu muita atenção de toda tripulação porque quando os ventos de forte intensidade vinham, tínhamos que mudar de direção a todo momento, regulando as velas da embarcação”, contou Wallace Wicks. “Dessa forma, tentamos extrair o máximo de velocidade necessária para fazermos uma boa regata e alcançarmos um bom resultado”, revela o comandante da embarcação.
Para a competição, a tripulação do Stanley Marujo’s foi formada por Wallace Wicks (Salvador), Gerald Wicks (Salvador), Agatha Wicks (Salvador), Francesco Colombo (Porto Alegre), Dabilson Victor Vasconcelos (Salvador), Caio Gabriel Marcondes (Belo Horizonte), Anderson Assunção (Salvador), André Azevedo (Recife), Sérgio Santos Rodrigues (Belo Horizonte), Flávio Boson (Belo Horizonte), Humberto Vazimult (Salvador), Jordon Neuberger (Salvador) e André Vieira (Belo Horizonte).
Os irmãos Wicks velejam em família há muito tempo e acumulam títulos importantes em regatas pelo Brasil. Foram quatro vezes campeões da Regata Recife – Fernando de Noronha; ficaram em primeiro lugar três vezes também na Regata Salvador – Ilhéus e foram campeões baianos de Vela de Oceano seis vezes. Dentre os títulos, destacam-se também o terceiro lugar no Sul Americano de Vela Oceânica (2011) e terceiro colocado também na Semana de Vela de Ilhabela (2011, 2019 e 2022). O Marujo’s também conquistou a Fita Azul na Regata Aratu – Maragojipe 2023.
Em 2021, eles foram campeões da REFENO pela quarta vez, na classe ORC e, no ano passado, também conquistaram o segundo lugar na classe VPRS.
Texto: Carol Campos.
Foto: Ádamo Mello









Na foto, Mestrinho - - Crédito: Ananias Barreto
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Imagem gerada por IA
Image by Michal Jarmoluk from Pixabay
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem gerada por IA
Imagem de musiking por Pixabay
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Divulgação
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem gerada por IA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Alfred Derks por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Video
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Cleomário Alves/SJDH
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por
PM
Imagem ilustrativa gerada por IA
Reprodução - Tino Alves
Imagem gerada por IA
Imagem ilustrativa gerada por IA
Video 
Fotos: André Frutuôso
Foto: Elisabeth Guerra
Imagem gerada por IA
Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa gerada por Inteligência Artificial
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil
Imagem de
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de skeeze por Pixabay
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Arquivo Pessoal
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: PM
Arte ilustrativa criada por IA
Foto: Jackson Santos
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Arte ilustrativa criada por IA
Reprodução/ Vídeo
Foto: PASCOM
Arquivo Pessoal
Foto: Telma Galino
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Imagem ilustrativa gerada por IA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa gerada por IA
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo