A Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo informa que concluiu nessa sexta-feira, dia 20, o fechamento de suas comportas, encerrando a operação de controle de cheias. Conforme comunicado divulgado antecipadamente nas cidades baianas de Cachoeira, São Félix e Maragogipe, a operação teve início no dia 04/01/23 com o objetivo de adequar a capacidade do reservatório ao período das chuvas na região.

Mesmo durante os dias de chuva mais intensa, a operação da usina atuou para manter a segurança da barragem, fazendo o gerenciamento das comportas conforme as regras de operação. Durante esse período, foi realizada a abertura das comportas de forma gradativa, liberando um pequeno volume de água.

A Usina de Pedra do Cavalo informa que continuará atuando conforme as regras operativas definidas pelos órgãos reguladores, tendo a segurança como prioridade. Durante o período das chuvas – que vai de dezembro a março – a equipe da usina seguirá monitorando o volume de água no reservatório. Caso haja a necessidade de reabertura das comportas, será divulgado novo comunicado, mantendo a transparência e o diálogo junto às comunidades.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM