Um trecho da BA-290 entre Teixeira de Freitas e Alcobaça, no Extremo Sul baiano, foi liberado. O local tinha sido afetado pelas chuvas após deslizamento de terra e queda de árvores às margens da rodovia. O trecho, próximo à localidade de Canta Galo, foi liberado nesta quarta-feira, dia 08. A situação é diferente em outros dois trechos de estradas na região. Segundo o governo do estado, ainda estão bloqueados nesta quinta-feira, dia 09, dois acessos em estrada.

Um deles é o que passa pelo distrito de São Paulino na BA-284. O outro trecho bloqueado é o que fica entre Itamaraju e Jucuruçu e vai do distrito de Guarani até a comunidade do Tombador, na BR-489. A orientação é que os motoristas que usam esses trechos devem ficar atentos. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que uma equipe técnica do órgão está na região atuando nas ações de resposta às consequências das precipitações.

A ponte na saída para Itamaraju continua com acesso bloqueado, já que há risco de queda. Nesta quarta, o aterro do km 17 da BA-284 e a pista próxima à localidade de Furado na BR-489 cederam e afetou a ponte. Ainda segundo a Seinfra, escavadeiras já foram deslocados para a BA-284 e a BR-489 e tem a previsão de chegar nas rodovias na tarde desta quinta. “Os serviços emergenciais devem ser iniciados assim que houver a melhoria das condições climáticas na região”, diz nota da pasta.

Bahia Noticias