Com o objetivo capacitar técnicos ligados às cadeias produtivas da agricultura, com foco na superação frente a crise dos fertilizantes, a Seagri, em parceria com Embrapa, realizou, no último dia 29, no Parque de Exposição Dr. Reginaldo Sarmento, em Inhambupe, a Caravana Embrapa FertBrasil. Ao todo, 130 pessoas participaram da ação. Troca de conhecimentos entre os institutos de pesquisa e o setor produtivo foi parte da programação, que envolveu discussões sobre os mecanismos para minimizar os altos custos dos insumos perante a diversidade de culturas da região.
A Caravana Embrapa FertBrasil está sendo executada na mais nova fronteira agrícola do Brasil, o Sealba, região de alto potencial produtivo cujo termo representa a combinação das siglas de Sergipe, Alagoas e Bahia. Delimitada a partir de estudos de inteligência territorial da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), a nova fronteira agrícola do Sealba reúne 171 municípios dos Tabuleiros Costeiros e Agreste de Sergipe, Alagoas e do Nordeste da Bahia, com cerca de 5 milhões de hectares agricultáveis.
Representando o titular da Secretaria de Agricultura do Estado, Wallison Torres, Luiz Rezende, chefe de gabinete da pasta, ressaltou a importância da promoção da qualificação técnica. “Se faz necessário capacitar produtores e técnicos, e nesta ocasião, mostrando as inúmeras possibilidades na utilização de fertilizantes, destacando o ponto de vista econômico, gerando benefícios para quem produz. Estamos contentes em ter a Seagri como correalizadora dessa ação”, comentou, Rezende.
Assis Pinheiro, engenheiro agrônomo e técnico da Seagri, um dos palestrantes do evento, destacou o papel da Secretaria da Agricultura da Bahia na realização da FertBrasil. “A Seagri incorpora esta caravana para difundir as tecnologias aplicadas ao uso racional de fertilizantes, que por sua vez, estão com seus preços elevados, com difícil acesso, com a fim de promover boas práticas na agricultura neste período de crise”.
Entre os dias 30 e 31 de agosto, a Caravana continua em Itabaiana, que sedia anualmente o Sealba Show, no Agreste de Sergipe, e têm sua finalização em Arapiraca, tradicional polo da produção agrícola do Agreste de Alagoas.
Conteúdos – O principal objetivo da caravana é promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo. Para isso, são apresentadas tecnologias e boas práticas de manejo de solo, água e plantas.
Os conteúdos e as soluções estão organizados em cinco módulos: Planejamento agrícola, boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes, novos fertilizantes e insumos, manejo de precisão e manejo e sustentabilidade.
As apresentações são feitas por pesquisadores de diversas Unidades da Embrapa, juntamente com parceiros estaduais, com momento para discussões e troca de experiências com gestores públicos, técnicos, cooperativas, associações, sindicatos, consultores e produtores rurais.
Realização e apoio: A Caravana Embrapa FertBrasil é realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer, da Bioma e da Rede ILPF, e com apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), além dos parceiros locais.
Texto/AscomSeagri
Deixe seu comentário