São Miguel das Matas: Últimas notícias sobre o estado de saúde de Niltinho

São Miguel das Matas: Últimas notícias sobre o estado de saúde de Niltinho - sao-miguel-das-matas, noticias, destaqueFoto: Reprodução/ Facebook

O miguelense Josenilton Ribeiro dos Santos, de 36 anos, “Niltinho”, que foi vítima de espancamento na tarde de quinta-feira (10/01), em Salvador, já foi liberado do HGE (Hospital Geral do Estado) e passa bem. Niltinho tornou-se conhecido em todo o país após ir a pé de São Miguel para Bom Jesus da Lapa, em novembro de 2018, para pagar uma promessa.

Nesta sexta-feira (11), Niltinho compareceu em uma Delegacia de Polícia de Salvador onde foi feito o registro da ocorrência, e em seguida o mesmo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal onde foi feito o exame de corpo de delito.

Nas redes sociais Niltinho falou que na quinta-feira, dia 10, ao saltar do carro da Prefeitura de São Miguel das Matas, no Alto do Cabrito em Salvador, foi revistado pela PM e depois foi abordado e agredido por seis rapazes que pensaram que ele tinha passado alguma informação para os policiais.

Por conta das pancadas, Niltinho perdeu um dente e teve uma fratura no maxilar (estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores), mas não vai precisar ser submetido a cirurgia. Niltinho ainda sente dores no peito.

Texto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Matéria Relacionada: Pagador de promessas Niltinho é espancado em Salvador

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

Programa de Mestrado da UFRB realiza I Seminário Internacional Environmental, Social and Governance

Programa de Mestrado da UFRB realiza I Seminário Internacional Environmental, Social and Governance - brasil

Nos dias 18/04/2024, 25/04/2024 e 08/05/2024, das 10h às 12h, o Programa de Mestrado de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizará o primeiro I Seminário Internacional Environmental, Social and Governance (ESG): responsabilidade socioambiental das universidades públicas.

I Seminário Internacional será gratuito, com emissão de certificado, em formato híbrido e o interessado deverá inscrever-se no evento principal e nas atividades de interesse, quando optará por participar de forma on-line (TV UFRB) ou presencial (auditório do Prédio de Solos da UFR – Cruz das Almas/BA).

Após abrir a página de inscrição, abaixo divulgada, o interessado deverá digitar “I Seminário Internacional” no campo denominado “título de ação”. (mais…)

Hackers são deflagrados com banco de dados contendo senhas do STJ, STF e demais órgãos do governo

Hackers são deflagrados com banco de dados contendo senhas do STJ, STF e demais órgãos do governo - policiaImage by Engin Akyurt from Pixabay

Na manhã desta quarta-feira, dia 12, a Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação contra um grupo de hackers suspeito de invadir sistemas governamentais e montar um banco de dados com 76 milhões de credenciais obtidas ilegalmente.

As senhas permitiam acesso a sistemas internos de órgãos como Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Justiça do DF e do Ministério Público do DF. Segundo a investigação da PC, um dos presos confessou que os dados eram utilizados para cometer crimes de extorsão e ainda para vendas de informações pela internet para outros criminosos.

Ainda serão cumpridos mandados de prisão preventiva, temporária e de busca e apreensão em Feira de Santana, na Bahia; Penalva, no Maranhão e Fortaleza, no Ceará. Até o momento, duas pessoas foram presas. Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, invasão de dispositivo informático, receptação, extorsão, dentre outros, de acordo com a Polícia Civil. Se condenados, eles podem cumprir mais de 20 anos de prisão.

Metro1

Canavieiras: Mulher é morta após entrar na casa de vizinho para fugir de agressor

Canavieiras: Mulher é morta após entrar na casa de vizinho para fugir de agressor - canavieirasImagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Uma mulher foi morta a tiros no município de Canavieiras (BA), na quarta-feira, dia 10. Procurado pela polícia, o suspeito do crime era companheiro da vítima. O assassinato ocorreu na Rua Laurindo Antônio de Souza, no bairro de São Sebastião. Até o momento, a motivação não foi esclarecida.

A vítima foi identificada como Graciene Santos Ferreira, 20 anos. Segundo informações da Delegacia de Canavieiras, a jovem era vizinha de um policial militar e chegou a correr para a casa do agente na tentativa de fugir do agressor. Ainda assim, o suspeito alcançou a mulher e atirou contra ela.

No momento, o PM estava tomando banho e, quando saiu, o companheiro da vítima já havia fugido. Parentes da mulher relataram que não tinham conhecimento da relação com o suspeito, pois ela não dava notícias há muito tempo. A vítima tinha um filho com o agressor.

G1/ Bahia

Faustão recebe alta do hospital após dois meses de internação

Faustão recebe alta do hospital após dois meses de internação - celebridadeFausto Silva. — Foto: Reprodução/Globo

O apresentador Fausto Silva recebeu alta nesta sexta-feira, dia 12, após dois meses de internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por precisar de cuidados médicos depois de um transplante renal.

Em nota divulgada pelo hospital é informado que Faustão ainda deve seguir sob supervisão dos médicos. A assinatura do boletim médico é dos doutores Marcelino Durão, Fernando Bacal e Miguel Cendoroglo Neto.

No ano passado, o apresentador enfrentou um transplante do coração, chegando a fazer diálises desde o fim de 2023 por estar com funções renais debilitadas. Em fevereiro, ele passou por um transplante de rim, mas o órgão foi rejeitado e o tratamento precisou ser intensificado. (mais…)

Santa Cruz Cabrália: Pastor morre após ser agredido

Santa Cruz Cabrália: Pastor morre após ser agredido - santa-cruz-cabralia, policia, bahiaFoto: Reprodução/ Redes Sociais

Um pastor de 59 anos que foi espancado na última quarta-feira, dia 10, em Santa Cruz Cabrália (BA), morreu de uma parada cardíaca nesta quinta, dia 11, no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro (BA).

Identificado como Sandoval Rosa de Souza, o líder espiritual possuía deficiência física e foi encontrado ferido próximo a igreja que pastoreava no Bairro Carajás.

O caso está sendo investigado como lesão corporal seguida de morte. Até o momento, não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Radar News

Mais de 100 expositores participam da ExpoBahia

Mais de 100 expositores participam da ExpoBahia - bahiaImage by Wolfgang Claussen from Pixabay

A 21ª edição da Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia – ExpoBahia 2024, vai até este sábado, 13 de abril. O evento ocorre em seu tradicional palco, o Parque de Exposições de Salvador e já contabiliza uma média diária de mil visitantes desde a abertura, na última quarta, dia 10.

Com mais de 100 expositores de toda a Bahia e de outros estados do Nordeste, a previsão da Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia, organizadora do evento, é que seja gerado um volume de negócios superior a R$ 4 milhões durante e após o evento. Programação: (mais…)

Cruz das Almas: Bebê é salvo por policiais após se engasgar

Cruz das Almas: Bebê é salvo por policiais após se engasgar - destaque, cruz-das-almas, bahiaImagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay

Uma guarnição da Polícia Militar salvou um recém-nascido, de 17 dias, que havia se engasgado em Cruz das Almas, na última quinta-feira, dia 11, na Rua Tiradentes.

Sem conseguir respirar, o bebê estava sendo socorrido por familiares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quando encontraram uma viatura da PM e resolveram pedir ajuda.

De imediato, um dos policiais da guarnição realizou a manobra de Heimilich fazendo com que a criança voltasse a respirar normalmente. O recém-nascido foi encaminhado para a UPA para avaliação médica.

Forte na Notícia.

São João de Campina grande anuncia mais de 500 atrações

São João de Campina grande anuncia mais de 500 atrações - brasilImagem de anarosadebastiani por Pixabay

Em meio a centenas de pessoas, a programação completa do Maior São João do Mundo foi divulgada nesta sexta-feira, dia 22, à noite em Campina Grande. O Quartel General do Forró está com mais espaço e mais conforto para os visitantes. O MSJM será de 29 de maio a 30 de junho e o lançamento aconteceu na pirâmide do Parque do Povo. Em comemoração aos 160 anos de Campina, o evento será o maior de todos anos.

Conforme o que foi divulgado, no Distrito de Galante, o São João começa antes e termina depois de toda a festividade. O prefeito Bruno Cunha Lima anunciou que serão mais de 500 atrações, em mais de mil horas de shows. À imprensa, Bruno disse que a abertura do evento, no dia 29, será com Samya Maia, Santana, Alcimar Monteiro e Flávio José. Atrações como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença também foram confirmadas.

“Quando começou, o São João foi projetado para uma cidade pequena. Hoje, o evento é planejado para mais de 400 mil habitantes e o evento é para o Brasil inteiro. Teremos também a interligação dos parques Evaldo Cruz e do Povo. Será uma nova e grande experiência para Campina”, disse Lima.

(mais…)

Morador de Seabra morre após baú de caminhão encostar em fio em Castro Alves

Morador de Seabra morre após baú de caminhão encostar em fio em Castro Alves - destaque, castro-alvesFoto: Arquivo Pessoal

Um homem de 27 anos morreu eletrocutado na tarde desta quinta-feira, dia 11, na zona rural de Castro Alves (BA). A vítima, identificada como Railson da Silva Souza é natural de Queimadas, no território do sisal.

Railson estava em um caminhão, da Isoplacas, com sede em Queimadas, quando o baú se enrolou em fios de alta tensão. Ao descer do veículo para verificar a situação, o mesmo acabou levando o choque.

O motorista do caminhão ficou ferido e o seu estado de saúde é considerado estável. Ele foi encaminhado para um hospital. O corpo de Railson será enterrado em Queimadas. Ele deixa uma esposa grávida e uma filha. Railson era filho de Raildo Alves, conhecido como “Bila”.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Calila Noticias e NQ.

Museu Geológico da Bahia sedia a preparatória estadual da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Museu Geológico da Bahia sedia a preparatória estadual da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - bahiaFoto Mário Marques/ AscomSDE

O Museu Geológico da Bahia vai sediar, nos dias 15 e 16 de abril, das 9 horas ao meio-dia, a preparatória estadual para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá em Brasília, em junho. O evento híbrido terá como tema Patrimônio e Memória da Ciência – Os Museus de Ciência e Tecnologia no Brasil.

O objetivo é refletir sobre o poder da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, apresentar os museus de ciência para a comunidade e ressaltar a importância da preservação deste acervo.

“É de grande relevância a participação do MGB na Conferência Nacional de Ciências Tecnologia e Informação, pois estará contribuindo com discussões sobre a preservação do patrimônio e da informação dos acervos geocientíficos, como também reflexões sobre a ciência e tecnologia nos diversos contextos sociais”, afirma a coordenadora técnica do MGB, Elizandra Pinheiro, que participará da mesa de apresentações no primeiro dia.

(mais…)

Santoantoniense Cledenílson vive expectativa de ser convocado para a seleção brasileira

Santoantoniense Cledenílson vive expectativa de ser convocado para a seleção brasileira - saj, noticias, destaqueFoto: Reprodução/ Video

A Superliga masculina de vôlei 23/24 terminou mais cedo para o Sada Cruzeiro (MG), mas o jogador santo-antoniense Cledenilson decidiu optar por seguir treinando. O central está na expectativa de ser convocado para a seleção brasileira pelo técnico Bernardinho. Afinal, Cledenilson fez sua melhor temporada na carreira, foi o segundo melhor atacante da equipe mineira entre os titulares, atrás apenas do cubano López, com 62% de aproveitamento, e também se manteve como o melhor bloqueador do time durante a maior parte da competição.

“Tenho esperança de que eu possa ganhar uma oportunidade. Acredito que fiz uma boa temporada, a melhor da minha vida. O pensamento é sempre estar focado, mantendo o preparo físico em dia e preparado para qualquer chance. Não custa nada sonhar”, disse Cledenilson, que disputou o Campeonato Sul-Americano de 2021 com a seleção adulta, em Brasília, onde a equipe foi campeã.

“Nessa temporada tive a oportunidade de mostrar meu potencial, assumi a maioria dos jogos como titular, e acredito que eu consegui mostrar porque estou no Sada Cruzeiro. Vou continuar trabalhando para ajudar a equipe muito mais e poder evoluir bastante em alguns fundamentos que preciso melhorar”, afirmou Cledenilson que destacou ainda seus jogos mais marcantes. (mais…)

INSS dispensa exigência de RG para menores de 16 anos em perícias do BPC

INSS dispensa exigência de RG para menores de 16 anos em perícias do BPC - brasilFoto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não exigirá a apresentação de documento com foto para crianças e adolescentes nas perícias para o Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas) a partir do dia 19 de abril. A mudança, oficializada pela alteração da portaria do INSS nº 1.200, nesta quarta-feira (10), permite a identificação por certidão de nascimento para menores de 16 anos em todas as agências do país. A alteração foi conquistada após diálogos e acordo extrajudicial entre a Defensoria Pública da União (DPU), o INSS e a diretoria da perícia médica federal subordinada ao Ministério da Previdência Social.

Em reuniões do Grupo de Trabalho Interinstitucional, coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), a DPU destacou a dificuldade que muitas famílias enfrentam para obter documentos como a carteira de identidade (RG) para crianças e adolescentes de até 16 anos, especialmente em regiões remotas, onde as estruturas de emissão desses documentos são precárias. Isso criava obstáculos adicionais para acesso ao BPC, somando-se às dificuldades de deslocamento e a espera por perícias médicas.

A DPU ainda sugeriu que fossem adotados outros protocolos de identificação para atendimento médico pericial para menores de 16 anos. Dentre as propostas estão: a utilização do banco de dados do Cadastro Único; a confirmação da composição familiar por meio da visita social e a realização de parcerias com o Instituto de Identificação, em casos de mutirões para realização das perícias médicas. Essas sugestões buscam evitar fraudes sem impor barreiras desnecessárias no acesso aos benefícios. (mais…)

Empresários de Morro de São Paulo participam de feira de turismo em São Paulo

Empresários de Morro de São Paulo participam de feira de turismo em São Paulo - noticias, morro-de-sao-paulo, bahiaFoto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo

Nove empresários do segmento de turismo de Morro de São Paulo, em Cairu (BA), estarão em São Paulo entre os dias 15 e 17 de abril participando da WTM Latin America, principal evento do setor no mundo.

A WTM Latin America é o evento B2B de viagens e turismo da América Latina que oferece oportunidades de negócios e acesso a compradores e influenciadores qualificados da indústria de viagens e turismo. Profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia participam da feira.

Ao longo dos três dias de atividades, será possível explorar as últimas tendências, buscar novos produtos, expandir a rede de contatos e encontrar oportunidades que poderão impulsionar os negócios do turismo. A programação completa pode ser acessada aqui. (mais…)

CAIXA paga R$ 4 bilhões de Abono Salarial aos trabalhadores nascidos em março e abril

CAIXA paga R$ 4 bilhões de Abono Salarial aos trabalhadores nascidos em março e abril - brasilFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A CAIXA inicia na próxima segunda-feira, dia 15, o pagamento do Abono Salarial 2024, referente ao ano-base 2022, para os nascidos em março e abril. O crédito do benefício é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Neste mês, serão pagos R$ 4 bilhões aos trabalhadores. Os valores do Abono Salarial variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2022.

Como sacar:

Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA receberão o crédito, automaticamente, em sua conta do banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital. A movimentação da Poupança Social Digital é realizada pelo Aplicativo CAIXA Tem, que permite pagar contas, efetuar transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências da CAIXA. Confira o calendário completo de pagamento: (mais…)

Feira de Santana: Homens são presos em pousadas usadas para distribuição de drogas

Feira de Santana: Homens são presos em pousadas usadas para distribuição de drogas - feira-de-santana, destaque, bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Raul Golinelli/ GOV-BA

Quatro pousadas foram alvos da operação Pré-Micareta ‘Infernalis Taberna’, deflagrada pelas Polícias Civil e Militar na tarde de quinta-feira, dia 11, em Feira de Santana (BA). Investigações apontaram que os estabelecimentos, localizados próximos ao Circuito Maneca Ferreira, eram usados como ponto de venda de drogas.

Dois mandados de prisão contra uma dupla suspeita de um crime de lesão corporal seguido de morte, ocorrido em janeiro de 2023, motivado por disputa de drogas, foram cumpridos. Conforme o delegado Yves Correa, os investigados espancaram a vítima até a morte. “Eles integram um grupo responsável por vender drogas naquela região. Ação pré-Micareta para evitar que os entorpecentes sejam distribuídos durante a festa foi exitosa”, destacou o delegado.

Outros três mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Uma pessoa foi presa em flagrante com porções de entorpecentes.  A ação contou com a participação de integrantes da 1ª Coorpin, CATIs Sede e Sertão, DTE, Decarga, DRFR e DHPP de Feira, Rondesp Leste, Cipe Leste, 64ª CIPM e Esquadrão Asa Branca.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Nova vacina chega ao Brasil para prevenir doenças respiratórias graves em idosos

Nova vacina chega ao Brasil para prevenir doenças respiratórias graves em idosos - brasilFoto: Tânia Rego/ Agência Brasil

As pessoas com 60 anos ou mais têm uma nova vacina para proteger a saúde. A vacina Arexvy, aplicada em dose única, previne as complicações do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia em idosos. O imunizante foi formulado com uma proteína semelhante à encontrada na superfície do vírus, desencadeando a produção de anticorpos para fortalecer a resposta imunológica.

A Arexvy é a primeira vacina licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra o VSR, um avanço significativo na medicina preventiva do país. A infectologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Ana Rosa dos Santos, reforça a segurança e a eficácia do imunizante. “A vacina já foi reconhecida também por órgãos reguladores internacionais, incluindo os Estados Unidos, União Europeia e Japão”.

A nova vacina aplicada em dose única alcançou uma taxa de eficácia de 82,6% contra doenças do trato respiratório inferior em adultos a partir dos 60 anos, e de 94,1% para evitar quadros graves. Além disso, os efeitos adversos costumam ser leves e comuns aos de outros imunizantes. “Após a aplicação da vacina, é possível observar algumas reações comuns, como dores musculares, dores de cabeça e vermelhidão no local da injeção.” (mais…)

Valença tem novo delegado titular da polícia Civil

Valença tem novo delegado titular da polícia Civil - valenca, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O delegado Rodrigo Fernando de Souza foi nomeado pelo Governador Jerônimo Rodrigues para assumir o comando da Polícia Civil de Valença (BA). O mesmo foi delegado nas cidades de Ipiaú, Jequié e na capital baiana.

Rodrigo falou que Valença está sob controle na questão de segurança pública e vai coibir os roubos e furtos que vêm acontecendo na cidade. Segundo Rodrigo, a grande preocupação são os usuários de crack no centro da cidade, mas isso será sanado.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Atualiza Bahia.

Copa de canoa havaiana vai reunir 150 remadores de várias cidades e estados do país na Baía de Todos-os-Santos

Copa de canoa havaiana vai reunir 150 remadores de várias cidades e estados do país na Baía de Todos-os-Santos - noticias, esporteFoto: Ádamo Mello

A Copa Z6 VA’A Bahia será realizada no dia 20 de abril com a participação de cerca de 150 atletas de várias cidades e estados do país. A competição terá largada às 9 horas, da Marina da Penha, na Ribeira, e chegada na Marina Aratu, localizada na Baía de Aratu, município de Simões Filho. A prova é a primeira etapa do calendário oficial do Circuito Baiano de Canoagem em 2024 e vai oferecer aos participantes uma completa estrutura, com hidratação, equipe de saúde, dentre outros recursos para uma competição segura.

A competição de canoa havaiana ou polinésia, denominada internacionalmente por VA’A, será disputada nas modalidades V1, V1R e OC6 e haverá um tempo limite de cinco horas para conclusão da prova principal, com percurso de 20 km. Após a prova principal, haverá ainda uma disputa das categorias estreantes individuais com percurso de 6 km, de ida e volta, da Marina Aratu até o Porto da Capadócia.

Na Marina Aratu a premiação dos vencedores da etapa será seguida de uma festa para celebrar o encerramento do evento. A II Copa Z6 VA’A Bahia é realizada pela Z6 Náutica e Federação Baiana de VA’A – FEVAABA e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Simões Filho, Marina Aratu e SETUR – Secretaria de Turismo e Governo do Estado.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Texto: Carol Campos.

Alagoinhas: Duas pessoas morrem após marquise de prédio desabar

Alagoinhas: Duas pessoas morrem após marquise de prédio desabar - bahia, alagoinhasFoto: Reprodução/ Video

Duas pessoas morreram após uma marquise desabar na cidade de Alagoinhas (BA), na manhã desta quinta-feira, dia 11, na frente de uma farmácia. O idoso Jairo Cruz, 71 anos, morreu no local, já Isailson Gledeson dos Santos faleceu no Hospital Regional de Alagoinhas. Uma 3ª vítima continua internada.

A suspeita é que o acúmulo de água na marquise tenha influenciado no desabamento. Parte dos escombros caiu dentro da farmácia. Devido ao incidente, o local foi interditado. As causas do ocorrido serão apuradas e divulgados em um relatório do Corpo de Bombeiros.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

DPU aciona Caixa Econômica Federal contra o bloqueio de contas sem aviso prévio

DPU aciona Caixa Econômica Federal contra o bloqueio de contas sem aviso prévio - bahiaImagem de Drazen Zigic no Freepik

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Caixa Econômica Federal (CEF) para contestar o bloqueio sumário de contas bancárias de cidadãos, predominantemente de baixa renda, sob a alegação de transações financeiras suspeitas. O processo foi protocolado na Justiça Federal do Mato Grosso e está tramitando na 2ª Vara Federal de Cuiabá (MT).

Na ação, a DPU argumenta que os bloqueios vem sendo realizados sem notificação prévia aos titulares das contas, impossibilitando-os de acessar seus próprios recursos financeiros. A instituição sustenta que, além de não notificar previamente, a CEF falha pela falta de informações claras sobre como resolver a situação, o que configura uma violação dos direitos dos consumidores.

A DPU destaca ainda que, mesmo quando os titulares das contas conseguem comprovar a regularidade das transações, a empresa pública insiste ser necessário uma decisão judicial para o desbloqueio, procedimento que a Defensoria considera abusivo e excessivamente burocrático. (mais…)

SAJ divulga grade oficial do São João 2024

SAJ divulga grade oficial do São João 2024 - saj, noticias, destaqueFoto: Fred Pontes

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, divulgou na tarde dessa quinta-feira, dia 11, a grade oficial do São João 2024.

Na programação, que acontece entre os dias 20 e 24 de junho, estão: Leo Santana, Wesley Safadão, Maiara & Maraisa, Xand Avião, Calcinha Preta, Flávio José, Jaldo Rodriges, Tarcísio do Arcordeon, Dorgival Dantas, Lauana Prado, Toque Dez, Estakazero, Cavaleiros do Forró, Daniel Vieira, Lara Amélia e Kart Love, entre outros. Confira:

dia 20:

  • Dorgival Dantas
  • Toque Dez
  • Xand Avião

dia 21:

  • Léo Santana
  • Calcinha Preta
  • Lauana Prado

dia 22:

  • Maiara e Maraísa
  • Tarcísio do Acordeon
  • Kart Love

dia 23:

  • Wesley Safadão
  • Flávio José
  • Jaldo Rodrigues

dia 24:

  • Cavaleiros do Forró
  • Estakazero
  • Danniel Vieira
  • Lara Amélia

PROGRAMAÇÃO JUNINA:

  • 10/05: Final do concurso de Música Tema do Festival
  • 26/05: Cavalgada da Paróquia de Santo Antônio de Jesus
  • 29/05: Aniversário da cidade / Shows ao vivo
  • 31/05 a 13/06 – Trezenário/Quermesse do Padroeiro
  • 16/06: Festival Regional de Quadrilhas do Recôncavo
  • 19/06: Missa Festiva de Santo Antônio de Jesus
  • 20 a 24/06: Show com grandes atrações nos palcos principais
  • 21 a 23/06: Forró da Vila da Agricultura
  • 22/06: Forró dos idosos
  • 23/06: Forró das crianças
  • 23/06: Arrastão Vô Num Vô
  • 20 a 24/06: Camarote Xodó – na arena de shows no Espaço do São João
  • 29 a 30/06: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia

Marcelo Castro estreia na TV Aratu na segunda-feira, dia 15

Marcelo Castro estreia na TV Aratu na segunda-feira, dia 15 - bahiaFoto: Reprodução/ Video

“Um programa dinâmico e incansável”. É assim que o jornalista Marcelo Castro resume a nova atração que comandará e que marca também sua chegada à TV Aratu. A estreia está marcada para esta segunda, dia 15. Com o mote “O rei da rua chegou”, a afiliada do SBT na Bahia vem criando grande expectativa para o anúncio do “Programa Alô Juca”, que será exibido de segunda a sexta, das 11h30 às 12h45.

A nova atração traz o nome do site que é fenômeno também nas redes sociais, já conhecido pelos baianos que acompanham o trabalho jornalístico, com quase 1 milhão de seguidores e números relevantes de engajamento. “O público pode esperar um conteúdo com linguagem direta, mostrando a realidade de nossa cidade, ampliando as demandas das comunidades, cobrando as autoridades e buscando notícias exclusivas”, explica o apresentador.

O novo programa prevê cobertura ao vivo das principais notícias da Bahia, prestação de serviços, entrevistas exclusivas com especialistas e autoridades, além de reportagens especiais. O apresentador destaca que fará a maior parte do programa direto das ruas e não do estúdio, mantendo as características que tornaram o seu trabalho conhecido. Além disso, contará com toda a equipe de reportagem da TV Aratu para cobrir e apurar os fatos mais relevantes em Salvador e no interior do estado. (mais…)

SAJ: Prefeitura lança edital de concurso cultural para a escolha da música do São João

SAJ: Prefeitura lança edital de concurso cultural para a escolha da música do São João - sajImagem de spoiu23 por Pixabay

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (SCTJ), representando a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (BA), lançou o edital do concurso cultural para o tradicional concurso de música junina de Santo Antônio de Jesus que, na edição 2024, levará o nome Dr. Francisco Freire, atendendo a sugestão do músico Luciano Vieira.

Com o tema: Santo Antônio de Jesus, a Capital do São João, os interessados poderão realizar as inscrições para o Concurso Cultural do São João 2024 até 22/04/2024 via internet através do link https://abre.ai/concursomusica. Caso haja dúvidas, o proponente deve se dirigir ao Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 14 horas.

Podem participar do concurso: cidadãos maiores de 18 anos, naturais de Santo Antônio de Jesus, ou oriundos de outros municípios, desde que comprovem residência no município de Santo Antônio de Jesus nos últimos cinco anos, e cujas músicas submetidas já não tenham sido utilizadas ou veiculadas para outra finalidade anteriormente. As inscrições devem ser feitas no período estabelecido e conforme os procedimentos descritos no regulamento.

Ascom PSMAJ.

DIA MUNDIAL DA VOZ | Saiba quando a rouquidão pode indicar um problema grave

DIA MUNDIAL DA VOZ | Saiba quando a rouquidão pode indicar um problema grave - saudeImagem de Freepik

Diante do uso excessivo da voz, como quando falamos demais ou gritamos muito, é normal a rouquidão aparecer. Ela é um sinal de que houve alteração na qualidade da voz, seja na intensidade, tom ou no timbre vocal.

Apesar de comum, se o sintoma permanecer por duas semanas ou mais, a situação deve despertar preocupação pois pode indicar a presença de doenças, conforme alertam a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABVL) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Entre as sérias enfermidades está o câncer de laringe, que tem 90% de chances de cura quando descoberto precocemente. A doença é mais prevalente no público masculino e segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados 6.570 casos em homens e 1.220 em mulheres, totalizando 7.790 casos no território nacional por ano no País. (mais…)

Artesanato feito em Maragogipinho, Aratuípe-BA, será tema de evento da FAOP em Guaxupé-MG

Artesanato feito em Maragogipinho, Aratuípe-BA, será tema de evento da FAOP em Guaxupé-MG - noticias, destaque, bahia, aratuipeNa foto, professora Ionã Scarante | Divulgação

O artesanato feito em Maragogipinho, distrito de Aratuípe, na Bahia, será tema da ação Vivência em Cerâmica, que está sendo realizada nessa quinta-feira, dia 11, em Minas Gerais, pela Unidade Guaxupé da FAOP/ Fundação de Arte de Ouro Preto.

Além do artesanato, a professora e escritora Ionã Scarante, residente em Nazaré (BA), apresenta no evento o seu livro infantil Anjo de Barro, o qual contem ilustrações de peças decorativas, esculturas e arte produzidas pelos oleiros de Maragogipinho.

A ação Vivência em Cerâmica tem como objetivo intercambiar, através de videoconferência, os conhecimentos da produção do artesanato produzido em Maragogipinho com os moradores de Guaxupé.

O evento também contará com a participação da artista Joana Cassiano da Silva, natural de Guaxupé, que apresentará a obra “Assim nasceu nosso Salvador”, presépio montado com peças de cerâmica.

A FAOP-Fundação de Arte de Ouro Preto está localizada na Rua Luís Costa Monteiro, em Guaxupé, Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO:

  • 13h30 – Exibição Louça de Deus de Eudaldo Monção Jr. (Documentário) seguido de bate-papo sobre o filme
  • 14h – Apresentação de livro infantil (Anjo de barro) e (Mãos que inspiram poesia) com Ionã Scarante
  • 14h30 – Diálogo sobre o caxixi e instrumentos sonoros feitos com barro com o oleiro Auriel Lemos Nazaré
  • 15h – Vivência em confecção e modelagem com argila com Joana Cassiano

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Salvador registra primeiro caso de Febre do Oropouche

Salvador registra primeiro caso de Febre do Oropouche - bahiaImagem ilustrativa de Егор Камелев por Pixabay

O primeiro caso de Febre de Oropouche em Salvador foi confirmado nesta quarta-feira, dia 10, pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Com isso, subiu para 47 o número de diagnósticos no estado, com casos espalhados em seis municípios. O número representa um aumento de 50% em relação ao boletim divulgado pela Sesab na última sexta (5). Na ocasião, 30 casos estavam confirmados em quatro cidades.

Além do novo registro na capital baiana, os demais pacientes detectados com o vírus vivem nas seguintes cidades:

Teolândia: 22 casos

Valença: 10

Laje: 10

Taperoá: 2

Mutuípe: 2 (mais…)

Teixeira de Freitas: Acidente com ônibus de turismo do Rio deixa mortos e feridos na BR-101

Teixeira de Freitas: Acidente com ônibus de turismo do Rio deixa mortos e feridos na BR-101 - teixeira-de-freitas, bahia, transitoFoto: Reprodução/ Video

Ao menos nove pessoas morreram e 23 ficaram feridas após um ônibus de turismo bater em um barranco e tombar na manhã desta quinta-feira, dia 11, na BR-101, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O acidente aconteceu no km 885, por volta das 4h30, sentido o distrito de Posto da Mata. O veículo saiu do Rio de Janeiro e tinha Porto Seguro, município turístico que também fica no extremo sul baiano, como destino.

As vítimas feridas foram levadas por funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. 34 pessoas estavam no ônibus. Oito passageiros morreram no local e 24 ficaram feridos. Os dois motoristas não tiveram ferimentos. Por volta das 9h30, a morte da nona vítima foi confirmada. Ela estava no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e não resistiu aos ferimentos após uma cirurgia.

O ônibus da empresa RM Viagens e Turismo saiu da Penha, às 13h de quarta-feira (10) e tinha previsão de chegar em Porto Seguro, às 9h desta quinta. O veículo deixaria a cidade do extremo sul da Bahia às 14h30 de segunda-feira (15), com previsão de chegada ao Rio de Janeiro, às 10h de terça (16). (mais…)

Bahia vence o Náutico na Fonte Nova e está na semifinal da Copa do Nordeste

Bahia vence o Náutico na Fonte Nova e está na semifinal da Copa do Nordeste - esporteFoto: Letícia Martins/EC Bahia

O Bahia avançou para a semifinal da Copa do Nordeste. Na noite desta quarta-feira, dia 10, o Tricolor venceu o Náutico por 3 a 0, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pelo jogo único do confronto das quartas de final do torneio regional. Os gols que definiram a partida foram marcados por Thaciano, Estupiñán e Jean Lucas, todos no segundo tempo.

Na semifinal, o Esquadrão de Aço vai enfrentar o CRB. O time alagoano eliminou o Botafogo-PB nos pênaltis por 4 a 3, após empate sem gols no tempo normal. A disputa também acontece em apenas uma partida, cuja data ainda será definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Antes de pensar no Nordestão, o Bahia volta suas atenções para a estreia no Brasileirão. O Tricolor enfrenta o Internacional, no sábado (10), às 18h30, no Beira-Rio, na rodada de abertura do campeonato.

Bahia Noticias.

Codevasf assina contrato para seleção de 61 profissionais de nível superior e formação de cadastro reserva em Bom Jesus da Lapa e outras cidades

Codevasf assina contrato para seleção de 61 profissionais de nível superior e formação de cadastro reserva em Bom Jesus da Lapa e outras cidades - bom-jesus-da-lapa, bahiaImagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

A Codevasf firmou nesta semana contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Produção de Eventos (Cebraspe) para a realização de um novo concurso público. A seleção permitirá o preenchimento de 61 vagas de nível superior e a formação de cadastro reserva. As provas serão realizadas nas cidades de Brasilia/DF, Montes Claros/MG, Bom Jesus da Lapa/BA, Petrolina/PE, Maceió/AL, Teresina/PI, São Luis/MA, Goiânia/GO, Palmas/TO, Macapá/AP e Belém/PA.

A nova seleção atenderá à necessidade de novas contratações para as áreas de formação cujas filas foram finalizadas no último concurso público, realizado entre 2020 e 2021, além da demanda por áreas de formação não contempladas naquele certame, que permanece vigente. Com a assinatura do contrato, o Cebraspe deverá elaborar o edital do concurso, seu cronograma e os demais atos preparatórios para a seleção, previsto para publicação no mês de maio.

Criada pela Lei nº 6.088/1974, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que tem como missão “promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades”. (mais…)

Pedro Tavares repudia suspensão de voos para o interior do estado

Pedro Tavares repudia suspensão de voos para o interior do estado - bahiaFoto: Reprodução/ Video

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) repudiou a perda dos voos regionais e a dificuldade que os cidadãos têm para viajar de avião para o interior da Bahia. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o parlamentar manifestou repúdio com a suspensão dos voos diretos para as cidades baianas e os preços abusivos das passagens. Recentemente, a Voepass Linhas Aéreas anunciou a suspensão dos voos para os destinos de Lençóis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Barreiras, Vitória da Conquista e Guanambi, “devido à uma reestruturação em sua malha aérea”.

“Muitas vezes, o cidadão que deseja viajar de avião para Vitória da Conquista tem que fazer conexão em outro estado, indo para Confins (BH) ou Guarulhos (SP), ou seja, um voo que teria duração de 45 minutos, acaba sendo de seis horas. Isso é um absurdo inexplicável”, exemplificou.

O deputado estadual enfatizou que, além da dificuldade referente aos deslocamentos, que acontece muitas vezes, somente por meio de escalas, os valores dos bilhetes são “exorbitantes”. “O preço de uma passagem para Conquista, muitas vezes é o mesmo cobrado para o exterior. Quero deixar aqui o meu repúdio a essas práticas das empresas aéreas, de reduzir cada vez mais os voos para o interior e também pelos preços das passagens. Pedimos a sensibilidade dos Governos estadual e federal para que atentem para essa situação, pois a Bahia não pode ficar sem os voos regionais”, afirmou.

City roubado em Salvador é recuperada pela PRF em Seabra (BA)

City roubado em Salvador é recuperada pela PRF em Seabra (BA) - seabra, bahiaFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na terça-feira, dia 9, um Honda/City com registro de roubo que transitava pela BR 242, em Seabra (BA).

Durante uma abordagem no Km 408 da rodovia, os policiais constataram que os elementos identificadores do veículo tinham sinais de adulteração. Diante da suspeita foi realizada uma análise detalhada que revelou se tratar de um veículo clonado.

O carro original tinha uma restrição por roubo datada de novembro de 2023 em Salvador (BA). Diante dos fatos, o condutor e veículo foram encaminhados à Polícia Civil, para prosseguir com as medidas cabíveis.

PRF.

Mais de 140 cidades baianas têm acesso à programação regional pela nova parabólica digital

Mais de 140 cidades baianas têm acesso à programação regional pela nova parabólica digital - bahiaFoto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Os moradores da Bahia que já fizeram a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital têm uma grande vantagem: podem assistir as afiliadas locais da Globo e Record, com notícias e programas que contribuem para o seu dia a dia. Esse é um dos benefícios do novo equipamento, que vem sendo instalado gratuitamente pela Siga Antenado nos lares de famílias de baixa renda que assistem à TV via satélite.

A substituição da parabólica tradicional pelo kit gratuito com a nova parabólica digital é fundamental, pois em breve o sinal das parabólicas tradicionais será desligado, tornando indispensável a atualização para manter o acesso à programação de TV. Quem é beneficiário de programas sociais do governo federal e utiliza a parabólica antiga para ver TV, não precisa se preocupar, pois pode ter direito à instalação do kit gratuito com o novo equipamento, realizada pela Siga Antenado.

Para saber quem tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a pode entrar em contato com a Siga Antenado através do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. O agendamento para a troca é simples, basta ter em mãos o número de CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). Após a confirmação dos critérios de elegibilidade, será agendada a visita de um técnico à residência para realizar a instalação dos novos equipamentos.

Siga Antenado.

Juazeiro: Sesab assina contrato emergencial com a Associação Obras Sociais Irmã Dulce para a gerência de hospital

Juazeiro: Sesab assina contrato emergencial com a Associação Obras Sociais Irmã Dulce para a gerência de hospital - juazeiro, destaque, bahiaFoto: Feijão Almeida/ GOVBA

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) assinou um contrato emergencial com a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (AOSID), para a gerência do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), localizado no norte baiano. A pasta pagará um valor global de R$ 45.770.950,92 para a organização administrar a unidade de saúde no período de 180 dias, conforme publicação do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, dia 10.

Do valor global, a quantia de R$ 45.635.003,64 servirá para o custeio da operação da unidade e R$ 135.947,28 para pagamentos do uso de insumos utilizados na assistência à saúde e relacionados a uma intervenção médica, odontológica ou de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica, denominados de OPME. Com o contrato emergencial, a organização vai ser responsável pela operacionalização da gestão e execução das ações e dos serviços de saúde. A empresa já administrava o equipamento de saúde desde 2020.

O contrato emergencial foi firmado com o objetivo de continuar a assistência da AOSID no local. O acordo entre a Sesab e a AOSID deve continuar em vigor até o final da nova licitação que vai definir a OS, que será responsável por ficar à frente do hospital de forma oficial. A abertura de licitação chega junto com o aviso de convocação das empresas que vão concorrer à licitação. (mais…)

Mega-sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quinta-feira (11)

Mega-sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quinta-feira (11) - loteriaFoto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Nesta quinta-feira, dia 11, a Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 50 milhões no concurso 2.711. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da CAIXA no YouTube e no Facebook das Loterias CAIXA. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá mais de R$ 290 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias CAIXA e no app Loterias CAIXA, além do Internet Banking CAIXA para clientes do banco. Uma aposta simples custa R$ 5. No último concurso 2.710, sorteado na terça-feira (9), 49 apostas acertaram cinco números e ganharam R$ 64.962,49 e 3.968 apostas acertaram quatro números e ganharam R$ 1.146,01, cada. Saiba mais detalhes das apostas ganhadoras na página da modalidade.

Timemania:

Ainda na quinta-feira (11), a Timemania acumulada pode pagar R$ 27 milhões pelo concurso 2.078. Os sorteios são realizados nas terças, quintas e sábados, a partir das 20h. A aposta simples custa R$ 3,50. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá mais de R$ 157 mil de rendimento no primeiro mês. Para concorrer, basta o apostador escolher dez dezenas entre as 80 disponíveis e um Time do Coração. São sorteados sete dezenas e um Time do Coração. Ganha quem acertar de três a sete números ou o time. Na Timemania também é possível fazer bolão, que permite até 15 cotas e pode ser feito no volante. O apostador pode ainda repetir a aposta por até 12 concursos sequenciais, pela Teimosinha.

ASCOM.

Nazaré: Polícia apreende câmeras usadas por traficantes

Nazaré: Polícia apreende câmeras usadas por traficantes - nazare, destaqueFoto: Divulgação

Após investigações da Polícia Civil de Nazaré dando conta que traficantes de drogas integrantes de uma Facção Criminosa estariam instalando câmeras clandestinas de monitoramento, foi desenvolvida uma ação policial conjunta com Policiais Militares. As instalações das câmeras foi determinada pelos traficantes que lideram o tráfico no bairro Apaga Fogo.

As câmeras serviriam para fiscalizar moradores e monitorar a atuação das forças de segurança, inclusive a aproximação de policiais e viaturas nos pontos de comercialização de entorpecentes. Durante a ação policial, foram apreendidas câmeras de segurança que estavam localizadas e instaladas em pontos estratégicos nos postes de iluminação, com furto de energia, ou seja, o famoso “gato”.

As câmeras foram apreendidas e serão encaminhadas para perícia técnica. O traficante de drogas que determinou a instalação das câmeras já foi identificado pela Polícia Civil de Nazaré e responderá ao Inquérito Policial pelos crimes praticados. As investigações seguem no objetivo de confirmar a suposta central de monitoramento, bem como identificar as pessoas que dão esse suporte técnico e logístico ao crime.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.

Quase 15 mil unidades habitacionais em mais de 190 municípios baianos serão contemplados pelo Minha Casa Minha Vida

Quase 15 mil unidades habitacionais em mais de 190 municípios baianos serão contemplados pelo Minha Casa Minha Vida - brasilImagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

A Bahia foi beneficiada com o total de 14.950 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas modalidades Rural e Entidades, distribuídas entre 193 cidades do estado. O resultado da seleção foi anunciado durante cerimônia realizada nesta quarta-feira, dia 10, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O governador Jerônimo Rodrigues participou do ato conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro das Cidades, Jader Filho, dentre outras autoridades. Em todo o Brasil, mais de 112,5 mil moradias foram contempladas.

Para Jerônimo, “esse é um importante anúncio para o Brasil e para a nossa Bahia, que permite que, juntos, Governo Federal, Governo da Bahia e prefeituras, possam investir na dignidade habitacional do nosso povo e na segurança de milhares de famílias”.

O MCMV Rural vai atender moradores de áreas rurais em 158 municípios baianos com 10.729 unidades habitacionais. Já o MCMV Entidades, que contempla comunidades tradicionais, com prioridade para grupos mais vulneráveis como mulheres chefes de família, famílias de áreas de risco, entre outros, em áreas urbanas, contemplou 35 cidades com 4.221 habitações. O resultado completo da seleção pode ser acessado no site www.gov.br (mais…)

Lula sanciona Lei que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares

Lula sanciona Lei que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares - brasilImagem Ilustrativa | Foto: lil_foot/ Pixabay

Nesta terça-feira, dia 9, o Governo Federal deu nova prova desse compromisso com a educação com a sanção da Lei que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Publicada no Diário Oficial da União, a Lei nº 14.837/2024 altera a legislação anterior, que trata da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. A nova Lei modifica a definição de “biblioteca escolar” para consolidar a criação do SNBE.

O novo sistema lista onze funções básicas, entre elas a obrigatoriedade de um acervo mínimo de livros (e de materiais de ensino) nas bibliotecas escolares — com base no número de alunos e alunas efetivamente matriculadas em cada unidade escolar e nas especificidades da realidade local. O SNBE visa a promoção e o incentivo à implantação de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino do país.

De acordo com a legislação, caberá ao SNBE promover a melhoria do funcionamento da atual rede de bibliotecas escolares, para que atuem como centros de ação cultural e educacional permanentes. Também é meta do Sistema implementar uma política de acervo para as bibliotecas escolares que contemple ações de ampliação, de guarda, de preservação, de organização e de funcionamento. (mais…)

Muritiba recebe SAC Móvel entre os dias 11 e 14

Muritiba recebe SAC Móvel entre os dias 11 e 14 - muritiba, destaqueFoto: Alberto Coutinho/ GOV-BA

A Prefeitura Municipal de Muritiba (BA) anunciou que o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Móvel estará na cidade entre os dias 11 e 14 de abril. O atendimento será realizado na Praça Matriz de São Pedro, Sede, das 07h30 às 17h.

Durante esses dias, os cidadãos terão acesso a uma variedade de serviços, incluindo recadastramento CEPREV (Prova de vida), obtenção de antecedentes criminais e a possibilidade de fazer contato com a Ouvidoria Geral do Estado.

A presença do SAC Móvel oferece uma oportunidade conveniente para os moradores de Muritiba acessarem esses serviços essenciais sem a necessidade de deslocamento para outras cidades.

Portanto, se você reside em Muritiba ou nas proximidades, não perca a oportunidade de utilizar os serviços oferecidos pelo SAC Móvel. A equipe estará pronta para atender às necessidades dos cidadãos durante os dias mencionados, na Praça Matriz de São Pedro.

Jornal Zero75.

Plano Inclinado Gonçalves funcionará em horário ampliado em Salvador

Plano Inclinado Gonçalves funcionará em horário ampliado em Salvador - salvador, bahiaFoto: Jefferson Peixoto / PMS

O Plano Inclinado Gonçalves em Salvador iniciou nesta quarta, dia 10, uma ampliação em seu horário de funcionamento, passando a operar das 6h30 às 19h. A medida visa atender a demanda dos usuários que utilizavam o Elevador Lacerda como opção de deslocamento entre o Comércio e o Pelourinho. O ascensor segue fechado para manutenção nas cabines.

O novo horário de funcionamento do Plano Inclinado Gonçalves permanecerá em vigor enquanto o conserto das cabines do Elevador Lacerda estiver em andamento. O acesso na Cidade Alta é pela praça Ramos de Queiroz (ao lado da Casa do Carnaval) e, na Cidade Baixa, pela rua Francisco Gonçalves. A tarifa é de 15 centavos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Moradora de Baiacu é Assassinada com Requinte de Crueldade em Salvador

Moradora de Baiacu é Assassinada com Requinte de Crueldade em Salvador - vera-cruz, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

Uma moradora de Baiacu, em Vera Cruz (BA), foi assassinada em Salvador na noite desta terça-feira, dia 9. Niely foi morta no bairro Engenho Velho da Federação com requintes de crueldade.

Os criminosos obrigaram a vítima a desbloquear o aparelho celular, onde encontraram vídeos e fotografias dela fazendo sinais que seriam alusão a uma facção.

O crime aconteceu na Rua Neide Gama deixando os moradores assustados com a quantidade de tiros. Várias cápsulas de arma de fogo ficaram espalhadas pelo chão.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ilha Noticias.

Implantação de rampa de embarque e desembarque altera horários do sistema Ferry Boat

Implantação de rampa de embarque e desembarque altera horários do sistema Ferry Boat - bahiaFoto: Camila Souza/ GOV-BA

Terá início na terça-feira, dia 16, um serviço realizado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), através do Governo do Estado, e com previsão de conclusão até sábado (20), que dará continuidade ao serviço de implantação dos flutuantes (rampa para embarque e desembarque) da gaveta C do Terminal Hidroviário de São Joaquim, em Salvador.

Em novembro de 2023 foi realizada a instalação na gaveta C, em Bom Despacho. Neste período, será necessário realizar uma alteração temporária nos horários e quantidade das embarcações que fazem a travessia. A substituição dos flutuantes que fazem parte do Sistema de Atracação do Ferry Boat integra os serviços de melhorias em andamento e vai proporcionar mais segurança nos embarques e desembarques passageiros.

O novo flutuante tem capacidade de atracação de embarcações maiores a exemplo da Zumbi dos Palmares. A obra tem um investimento de R$ 13.6 milhões. Três embarcações farão a travessia nos dias de instalação: Maria Bethânia, Pinheiro e Rio Paraguaçu, com saídas a cada duas horas, com horários extras, caso necessário, sendo o primeiro horário às 5h, em ambos os terminais. (mais…)

Cruz das Almas: Prefeitura abre inscrições para Curso de Assistente Administrativo

Cruz das Almas: Prefeitura abre inscrições para Curso de Assistente Administrativo - cruz-das-almas, bahiaImagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Estão abertas as inscrições para Curso de Assistente Administrativo oferecido pela Prefeitura de Cruz das Almas (BA), através do Programa Capacita Juventude.

Os interessados podem se inscrever, até o dia 19 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria de Políticas Especiais, na Rua Lélia Passos, Parque Sumaúma, Bairro Lauro Passos, Centro Administrativo. As vagas são limitadas.

As aulas serão realizadas no dia 24 de abril, em dois horários, às 8:30 e às 14:00 na própria Secretaria de Políticas Especiais. Os participantes terão acesso a conhecimentos práticos e teóricos ministrados por profissionais qualificados, para assim desenvolver competências na área administrativa.

ASCOM.

EUDALDO FALA SOBRE FILMES QUE PRODUZIU E EVENTOS QUE PARTICIPOU

O convidado da LIVE Tribuna ON dessa terça-feira, dia 09/04/2024, foi o roteirista Eudaldo Monção Jr., o qual falou sobre os filmes que produziu e eventos cinematográficos que participou.

Eudaldo, que é natural de Nazaré (BA), é Idealizador, coordenador e curador da Mostra Cinemas do Brasil, projeto que exibe filmes sobre cinemas de rua do país.

Siga no Instagram @memorabiliafilmes.

Paulo Afonso: PRF apreende carga irregular na BR 110

Paulo Afonso: PRF apreende carga irregular na BR 110 - paulo-afonso, bahiaFoto: PRF

Nessa terça-feira, dia 9, por volta das 20h30, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) compareceu ao km 3.0 da BR 110, no município de Paulo Afonso (BA), e durante a abordagem ao caminhão-baú foram solicitados os documentos do veículo, da carga e a habilitação do motorista. O condutor, apresentou apenas o comprovante de pagamento do frete e a relação dos móveis transportados, alegando estar realizando uma mudança.

No entanto, ao averiguar a carga, os agentes constataram que apenas cerca de 10% da carga correspondia a móveis de mudança, enquanto o restante se tratava de mercadorias nacionais e estrangeiras sem a devida documentação fiscal. Entre os produtos encontrados estavam 30 fardos de confecções, 300 rolos de tecido e 20 caixas de acessórios diversos para celular e brinquedos.

As mercadorias eletrônicas e celulares importados foram recolhidas para serem encaminhadas à Receita Federal, conforme ocorrência registrada. A Polícia Civil de Paulo Afonso (BA) será responsável pela investigação dos produtos contrabandeados e falsificados encontrados. (mais…)

SEC abre 52 mil vagas do Programa Mais Estudo com bolsa de R$ 150 mensais para estudantes-monitores

SEC abre 52 mil vagas do Programa Mais Estudo com bolsa de R$ 150 mensais para estudantes-monitores - bahiaFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), abriu nesta segunda-feira, dia 8, as inscrições para o Mais Estudo. O programa faz parte das ações estratégias voltadas à recomposição e ao fortalecimento das aprendizagens dos estudantes e concede bolsa de R$ 150 mensais, durante sua vigência, para os monitores que atuarão nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Iniciação Científica, História e Projeto de Vida. Serão ofertadas 52 mil vagas.

Os estudantes candidatos à monitoria precisam seguir alguns critérios, como estarem matriculados no ano de 2024; possuírem Cadastro de Pessoal Física (CPF); e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria com média igual ou superior a 8,0 no ano anterior. O prazo de monitoria será de, no máximo, dez meses, em regime de oito horas semanais, totalizando 32 horas de carga horária mensal, exceto em feriados e recessos.

Além disso, as unidades escolares precisarão fazer a adesão ao programa, preenchendo um formulário disponibilizado no link https://www.saga.educacao.ba.gov.br/auth.php. As vagas estão distribuídas entre as escolas (sede e anexos) dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). (mais…)

Mutuípe: Professora é contemplada com projeto para dar aulas de teatro para jovens

Mutuípe: Professora é contemplada com projeto para dar aulas de teatro para jovens - mutuipe, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

A professora Cheirla Souza, natural de Mutuípe, que atua como produtora, atriz de teatro e contadora de histórias, foi selecionada no Edital da Lei Paulo Gustavo do Estado da Bahia para desenvolver o projeto “O Teatro do Oprimido e a Voz dos Excluídos” em Mutuípe.

Neste projeto, serão oferecidas oficinas de teatro para 15 jovens, os quais receberão uma bolsa para participar. Após as oficinas, está prevista a realização de apresentações teatrais para a comunidade local.

Nesta semana iniciam-se as inscrições, com o auxílio de líderes locais e entidades da sociedade, com o intuito de identificar os jovens que se encaixam no perfil proposto pelo Projeto, que tem como objetivo beneficiar especialmente os jovens da região de Cajazeiras.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia.

Remadores alegam que não foram resgatado pela Marinha após ficarem à deriva na Baía de Todos-os-Santos

Remadores alegam que não foram resgatado pela Marinha após ficarem à deriva na Baía de Todos-os-Santos - bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo

Um grupo de remadores afirmou que esteve à deriva, no início desta manhã dessa terça-feira, dia 9, em Salvador. Os alunos, que fazem parte de uma escola da modalidade alegaram que tiveram a canoa virada por uma forte onda e não foram resgatados pela Capitania dos Portos.

A Marinha rebateu a versão apontada pelo grupo afirmando que sua equipe estava à bordo de uma embarcação em Polietileno de Alta Densidade – PEAD, e que não era adequada para o Salvamento. Assim, após verificar que o grupo se encontrava em uma área abrigada, retornou à CPBA com o objetivo de trocar a embarcação por outra com a capacidade necessária para transportar todos as pessoas em segurança e também realizar o reboque da canoa.

Ao retornar para o local onde o grupo de canoistas estava, a entidade sinalizou que se deparou com a equipe “a bordo da lancha LAEP-7 “Garoupa”, verificou que todos haviam sido socorridos por uma embarcação de pesca e que já estavam próximos da praia da Preguiça, em segurança”.  “Em seguida, a equipe observou um outro grupo de pessoas, também à deriva, no entanto em área mais desabrigada e com forte incidência de Maré. O grupo foi então resgatado com sucesso.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Maracás: Homem cai de torre após ser atacado por abelhas

Maracás: Homem cai de torre após ser atacado por abelhas - maracas, bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Fernando Vivas/ GOV-BA

Um homem caiu de uma torre telefônica, de uma altura equivalente a cerca de seis metros, após ser atacado por abelhas no povoado de Porto Alegre, em Maracás (BA), no Vale do Jiquiriçá. O caso ocorreu na terça-feira, dia 8.

O homem estava descendo da torre quando foi atacado. O mesmo foi socorrido por populares ao hospital municipal. Devido à gravidade do caso ele foi transferido para o Hospital Geral Prado Valadares em Jequié.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia.

Veja as prováveis escalações de Bahia x Náutico para o jogo dessa quarta

Veja as prováveis escalações de Bahia x Náutico para o jogo dessa quarta - esporteFoto: Felipe Oliveira/ Divulgação/ EC Bahia

Após perder o Campeonato Baiano no último final de semana, o Bahia vê a Copa do Nordeste como a grande chance de título na temporada. Nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 21h30 o Tricolor começa o caminho decisivo no regional diante do Náutico, pelas quartas de final da competição.

Como teve a melhor campanha geral na primeira fase, com 19 pontos conquistados, o Esquadrão tem o benefício de decidir o jogo único em casa. Só o triunfo interessa. Em caso de empate, a vaga será definida na disputa de pênaltis.

“É muito difícil exigir qualquer coisa do torcedor agora. Nesse primeiro trimestre eu não lembro de nenhum jogo com menos de 20 mil aqui. É hora de entregar mais coisas ao torcedor do que pedir a presença deles aqui dentro. Nós queríamos ser campeões, assim como o torcedor, infelizmente deixamos passar essa oportunidade”, disse o técnico Rogério Ceni após o empate em 1 a 1 com o Vitória no último domingo (7). Nesta partida, o Tricolor ainda não deve contar com o centroavante Everaldo, que se recupera de uma lesão muscular.

(mais…)

Barreiras: Professor morre dentro de escola após passar mal

Barreiras: Professor morre dentro de escola após passar mal - destaque, barreirasFoto: Arquivo Pessoal

Um professor de português morreu na manhã desta terça-feira, dia 9, após passar mal na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, em Barreiras (BA).

Eduardo Cunha, que também era policial militar, preparava-se para entrar em sala de aula por volta das 07h30, quando passou mal.

O Samu foi acionado e a vítima foi levada para o Hospital do Oeste, mas não resistiu. A escola decretou período de luto e as aulas foram suspensas.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia.

Lei pode tornar obrigatória a adaptação de leitos para autistas no SUS

Lei pode tornar obrigatória a adaptação de leitos para autistas no SUS - brasilImage by Oberholster Venita from Pixabay

Está em tramitação na Câmara Federal, a PL n° 1053/ 2024 de autoria da deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) que solicita a alteração a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, para tornar obrigatória a adaptação de leitos ao paciente com transtorno do espectro autista no Sistema Único de Saúde.

A parlamentar esclareceu que a proposta em questão visa reconhecer a importância de leitos adaptados visando minimizar estresse, ansiedade e sobrecarga sensorial. “Por isso, é preciso  assegurar as condições necessárias para o efetivo atendimento deste segmento no âmbito do SUS com o objetivo de proporcionar um ambiente de cuidados mais acolhedores e adaptados para autistas com a criação de leitos adaptados com características específicas”, destacou.

O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. (mais…)

Jiquiriçá: Mulher furta 2.500 reais em mercadinho

Jiquiriçá: Mulher furta 2.500 reais em mercadinho - jiquirica, destaqueFoto: Reprodução/ Video

Um mercadinho foi furtado na Avenida Presidente Vargas, em Jiquiriçá (BA). Imagens de videomonitoramento registraram o ocorrido.

A mulher entra no Mercadinho “Casa Jesus É”, vai até o escritório, pega R$ 2.500,00 em espécie, retorna ao mercado e vai embora como se nada tivesse acontecido.

O furto aconteceu no dia 27 de março, mas só foi divulgado nessa terça-feira, dia 9.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia.

Provas do concurso do Inmetro são remarcadas

Provas do concurso do Inmetro são remarcadas - concurso, brasilImagem de jannoon028 no Freepik

As provas objetivas e discursivas do concurso público do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que seriam no próximo domingo, dia 14, foram reagendadas para o dia 12 de maio. A decisão foi tomada após diversos candidatos entraram em contato com a banca – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) – solicitando a troca da escolha do idioma de língua estrangeira (as opções são inglês ou espanhol).

A mudança de data de prova está prevista no item 13.8 do edital, que cita: “por motivo de ocorrência de fatos não previstos neste edital, a Comissão de Acompanhamento do Concurso poderá reprogramar as datas estabelecidas no cronograma, visando garantir a participação igualitária de todos os candidatos”.

Em 12 de maio, cada candidato receberá um caderno com as questões gerais e um de línguas estrangeiras. Caberá a ele optar, individualmente, entre responder as questões de inglês ou espanhol, e sinalizar no caderno de respostas o idioma escolhido. O candidato deverá estar atento à obrigatoriedade de marcação no cartão-resposta da opção de idioma. (mais…)

Conceição do Jacuípe: Homem morre após cair de coqueiro

Conceição do Jacuípe: Homem morre após cair de coqueiro - conceicao-do-jacuipe, transitoFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem de 43 anos morreu no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, após cair de um coqueiro de aproximadamente 15 metros de altura.

Edmilson dos Santos Jesus sofreu o acidente no domingo, dia 7, em Conceição do Jacuípe. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de feira para ser necropsiado.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Central de Polícia.

Foto utilizada em carteira de motorista poderá ser tirada com itens religiosos

Foto utilizada em carteira de motorista poderá ser tirada com itens religiosos - brasilFoto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na segunda-feira, dia 8, uma norma que permite os motoristas a utilizarem os itens de vestuário que ocupem parte do rosto e da cabeça na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde que seja por motivos religiosos, de crença, queda de cabelo decorrente de doenças ou tratamento médico.

A Resolução nº1.006, os objetos de vestuário relacionados à crença ou religião, como véus e hábitos, e relacionados à queda de cabelo por causa de doenças e tratamento médico poderão ser utilizados nas fotos usadas para tirar o documento ou renoválo. No entanto, a face e a testa do cidadão devem ficar visíveis na imagem. A regra mantém a proibição para utilização de óculos, bonés, gorros e chapéus nas fotos da carteira de motorista.

A medida entra em vigor após a Advocacia-Geral da União (AGU) enviar um documento ao Supremo Tribunal Federal (STF), informando a intenção do governo federal de alterar as normas sobre trajes religiosos em fotos da CNH. (mais…)

Ubaíra: Idoso é encontrado morto na Zona Rural

Ubaíra: Idoso é encontrado morto na Zona Rural - ubaira, noticias, destaque, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

Um idoso de 73 anos foi encontrado morto na Zona Rural de Ubaíra (BA) nesta segunda-feira, dia 8. O corpo de Antônio Cosme Leal Queiroz foi encontrado caído na beira da estrada com sinais de agressão.

O idoso teria sido atacado por um animal que também foi encontrado morto com uma marca de facão no pescoço a 100 metros do corpo da vítima.

Antônio também teria sido atacado por um enxame de abelhas. O caso será investigado e a causa real da morte só será confirmada após a realização da necropsia.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Recôncavo no Ar.

Funceb abre inscrição de bandas filarmônicas para desfilarem no Dois de Julho

Funceb abre inscrição de bandas filarmônicas para desfilarem no Dois de Julho - bahiaImagem de M W por Pixabay

Estão abertas as inscrições para o chamamento público Concurso para Seleção de Bandas Filarmônicas da Bahia para Desfile Cívico 2 de Julho de 2024. Podem se inscrever bandas filarmônicas com até 41 integrantes de 8 de abril a 7 de maio de 2024, no site da Funceb: fundacaocultural.ba.gov.br.

Serão selecionadas 10 bandas filarmônicas residentes do estado da Bahia, que irão participar do desfile que acontecerá em Salvador, no turno matutino, do Largo da Lapinha até o Terreiro de Jesus, no Centro Histórico.

Cada uma das atrações selecionadas receberá cachê no valor bruto de R$ 12 mil. A novidade deste ano é o auxílio transporte, que será de acordo com a distância da sede da banda filarmônica para a capital baiana: R$ 2 mil para banda com sede até 200 km distante; R$ 4 mil para bandas cujas sedes ficam entre 201 e 400 km de distância; ou R$ 6 mil para bandas com sede superior a 401 km da capital baiana.

Texto: Amanda Moreno.

Laje: PM apreende arma de fogo utilizada em tentativa de homicídio no Cruzeiro

Laje: PM apreende arma de fogo utilizada em tentativa de homicídio no Cruzeiro - laje, bahiaFoto: Alberto Maraux/ SSP-BA

Policiais militares apreenderam na tarde de segunda-feira, dia 8, uma arma de fogo utilizada em uma tentativa de homicídio ocorrida no domingo, dia 7, no Cruzeiro de Laje.

Após receberem uma denúncia sobre o paradeiro do autor do crime, que estaria refugiado em uma residência no Cruzeiro, os policiais se deslocaram rapidamente para o local.

Ao notar a aproximação da guarnição, o suspeito fugiu. No entanto, os policiais realizaram uma busca e localizaram a arma do crime, um revólver calibre 22, munição e documentos pessoais do indivíduo.

A arma apreendida foi encaminhada para a delegacia de polícia, onde o caso será investigado. A Polícia Militar segue em diligências para localizar o autor da tentativa de homicídio.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Atualiza Bahia.

Roma deve acolher 100 mil participantes da Jornada Mundial das Crianças em maio

Roma deve acolher 100 mil participantes da Jornada Mundial das Crianças em maio - mundoImagem de Annett_Klingner por Pixabay

O Papa Francisco vai receber em maio, em Roma, aqueles que representam “a alegria da humanidade e da Igreja”: as crianças. Particularmente nos dias 25 e 26 de maio, a capital italiana irá sediar a primeira edição da Jornada Mundial das Crianças (JMC). Uma estimativa da organização prevê a participação de 100 mil pessoas – entre crianças e acompanhantes – provenientes de mais de 100 países, além da presença do Pontífice que irá celebrar uma missa na Praça São Pedro.

A JMC é destinada a crianças entre os 5 e 12 anos de idade e seus acompanhantes adultos. Como critério indicativo, a organização fala de 3 adultos para cada 7 crianças. As inscrições para o evento de Roma podem ser feitas em modalidade on-line através das dioceses, paróquias, movimentos, escolas e associações. O site giornatamondialedeibambini.org está disponível em três línguas para sanar outras dúvidas: em italiano, inglês e espanhol, e outras informações ainda pelo e-mail direzione@gmb24.org.

A inscrição prevê o pagamento de uma taxa de 5 euros por pessoa (pouco mais de R$ 25,00). Além de garantir a confirmação da inscrição, o valor será destinado a um fundo de solidariedade para ajudar a realidade dos mais pobres que também irão participar. Tanto que a organização tem encorajado as dioceses dos países mais desfavorecidos para acolher a vontade de participação dessas crianças. Para facilitar e ajudar nessa assistência, basta enviar uma mensagem para o endereço eletrônico gemellaggi@gmb24.org. (mais…)

Cairu fica por 2 dias sem energia elétrica

Cairu fica por 2 dias sem energia elétrica - noticias, destaque, cairu, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Moradores da cidade de Cairu, no Sul da Bahia, vem sofrendo com a falta de energia elétrica. No último domingo, dia 7, faltou energia às 9 horas da manhã e até as 16 horas dessa última segunda-feira (8) a Coelba não tinha restabelecido o fornecimento.

Segundo o Padre Everaldo Santos, a cidade de Cairu já chegou a ficar 3 dias seguidos sem energia. Em 2022 a cidade ficou sem energia entre os dias 20 e 22 de julho, em dezembro de 2023 faltou energia do dia 19 até o dia 21 e dessa vez a cidade ficou sem energia no domingo e na segunda.

“É a nossa indignação com a Coelba por nos deixar 2, 3 dias sem energia, porque a gente paga em dia, e quando não paga eles cortam a energia”, disse Santos.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Chuva deve continuar em Salvador ao longo da semana, alerta Codesal

Chuva deve continuar em Salvador ao longo da semana, alerta Codesal - salvador, bahiaFoto: Jefferson Peixoto/ Secom

A chuva que caiu em Salvador durante praticamente toda a segunda-feira, dia 8, deve continuar nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil da cidade (Codesal), a atuação de um sistema de baixa pressão favorecerá a ocorrência de precipitações.

De acordo com a previsão do órgão municipal, de terça-feira (9) a sábado (13), o tempo na capital baiana deve ser de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia e com riscos de deslizamento de terra.

Já no domingo (14), as chances de chuva diminuem. As temperaturas para o período deve variar entre mínima de 24ºC e máxima de 30ºC.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Araci: Mulher morre em batida de carro contra motocicleta

Araci: Mulher morre em batida de carro contra motocicleta - destaque, bahia, araciFoto: Arquivo Pessoal

Uma mulher morreu vítima de acidente em Araci (BA), na região sisaleira, na noite de domingo, dia 7. Derilma Pinheiro viajava em uma motocicleta na BA-408, quando foi atingida na traseira por um veículo Fiat/Fiorino.

Um homem que estava na moto também foi atingido. Não há informações do estado de saúde dele. O trecho, que foi asfaltado recentemente, tem registrado vários acidentes.

O corpo de Derilma foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha, na mesma região. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Calila Notícias.

Começa em Salvador nessa quarta (10) a Expobahia 2024

Começa em Salvador nessa quarta (10) a Expobahia 2024 - noticias, bahiaImagem editada de Clarence Alford por Pixabay

Começa nesta quarta-feira, dia 10, e vai até o 13, a 21ª edição da Expobahia – Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia. O evento será realizado no Parque de Exposições de Salvador.

A ExpoBahia é destinada a criadores, expositores, produtores rurais, agrônomos, veterinários, estudantes das ciências agrárias, além de apreciadores da agropecuária. A estimativa é de um público de aproximadamente 6.000 pessoas durante os 4 dias de realização do evento.

A exposição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). De acordo com o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, esse é considerado um dos melhores e mais organizados eventos agropecuários do Nordeste, destacando-se por ser uma verdadeira vitrine de animais superiores geneticamente e de alto valor agregado, o que desperta a atenção de criadores de todo o País. (mais…)

SAJ: Motocicleta é roubada no Andaiá

SAJ: Motocicleta é roubada no Andaiá - saj, noticias, destaque, bahiaFoto: Divulgação

Uma motocicleta foi roubada em Santo Antônio de Jesus (BA) na noite dessa segunda-feira, dia 8. O proprietário da moto Honda CG FAN 160, placa RCY4E91, estava no Bairro Andaiá, quando foi assaltado. Qualquer informação que leve ao paradeiro do veiculo favor acionar a Polícia Militar pelo 190 ou a Delegacia de Polícia mais próxima.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Coelba orienta para manter a segurança em períodos de chuvas intensas

Coelba orienta para manter a segurança em períodos de chuvas intensas - dicasImagem Ilustrativa by David Mark from Pixabay

As fortes chuvas que assolam o estado não devem parar nos próximos dias. Durante período de chuvas intensas, raios, alagamentos e quedas de árvores podem afetar a rede elétrica. Por isso, a Neoenergia Coelba recomenda orientações para reforçar a segurança da população, seja no uso dos eletrodomésticos e eletrônicos ou na adoção de atitudes conscientes.

Uma das recomendações é observar se a chuva vem acompanhada de raios, pois, caso seja, merece atenção redobrada. Os raios podem interferir nos eletrodomésticos, causando danos aos equipamentos e potenciais choques ou curtos-circuitos. Essas situações podem acontecer principalmente se a residência não tiver um sistema de para-raios com um conjunto de aterramento ou possuir um que não esteja de acordo com as normas de segurança. Por regra, toda residência deve ter um sistema desses, pois isso diminui as chances de que o raio vá para a rede interna e danifique os aparelhos eletrônicos.

“De forma geral, a orientação a ser seguida na presença de raios é desconectar todos os aparelhos da tomada, tomando cuidado ao fazer isso, pois é essencial que a pessoa esteja calçada e seca, sempre puxando pelo plugue e nunca pelo fio”, pontua o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Hugo Vidal. Ele aproveita para trazer outro alerta, referente ao uso do celular. “O aparelho não pode ser usado enquanto estiver conectado à tomada sob nenhuma circunstância, muito menos durante uma tempestade, pois os riscos de choque são ainda maiores”, completa.

(mais…)

Juazeiro: Criança morre afogada em piscina de chácara

Juazeiro: Criança morre afogada em piscina de chácara - juazeiro, destaque, bahiaImagem ilustrativa de Matthias Böckel por Pixabay

Uma menina de quatro anos morreu afogada no último domingo, dia 7, na piscina de uma chácara em Juazeiro, no norte da Bahia. O corpo da garota de prenome Cecília foi enterrado nesta segunda-feira, dia 8.

A mãe da menina informou que foi pegar um refrigerante e, quando voltou, a criança já estava se afogando. A mulher pulou na piscina para resgatar a filha e pediu ajuda de pessoas que estavam no local para tirar a criança da água, mas não tece sucesso.

A família afirmou ainda que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas demorou cerca de 40 minutos para chegar no local.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: TV São Francisco e Bahia Noticias.

Mega-sena acumulada pode pagar R$ 43 milhões nesta terça-feira, dia 9

Mega-sena acumulada pode pagar R$ 43 milhões nesta terça-feira, dia 9 - loteriaIMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Nesta terça-feira, dia 9, a Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 43 milhões no concurso 2.710. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da CAIXA no YouTube e no Facebook das Loterias CAIXA.

Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

No último concurso 2.709, sorteado no sábado (6), tiveram 62 apostas que acertaram cinco números e ganharam R$ 48.796,35 e 4.628 apostas que acertaram quatro números e ganharam R$ 933,87 cada. Saiba mais em clique e conheça os detalhes das apostas ganhadoras, na página da modalidade. (mais…)

SAJ: Prefeitura lança edital para seleção de artistas, grupos e bandas musicais para os festejos juninos

SAJ: Prefeitura lança edital para seleção de artistas, grupos e bandas musicais para os festejos juninos - saj, noticias, destaqueFoto: Fred Pontes

Representada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (SCTJ), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), lançou, através do Diário Oficial do Município, o edital que norteará a seleção de artistas, grupos e bandas musicais para apresentação nos festejos juninos.

Os artistas locais interessados poderão realizar as inscrições para a seleção, podendo ser selecionados para se apresentar nas festas de: Santo Antônio, São João e São Pedro em 2024, até 14/04/2024 via internet, através do link abre.ai/selecaoartistas. Caso haja dúvidas, o proponente deve se dirigir ao Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 14 horas.

O edital versa ainda que: poderão se candidatar para o concurso da Programação Musical dos festejos juninos do Município de Santo Antônio de Jesus – Edição 2024, por meio do presente edital, artistas residentes em Santo Antônio de Jesus, que apresentem proposta musical e que entreguem a documentação exigida.

Ascom PMSAJ.

Oito meses após morte de Mãe Bernadete, Incra reconhece quilombo

Oito meses após morte de Mãe Bernadete, Incra reconhece quilombo - brasilImagem ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

Quase oito meses após o assassinato da ialorixá e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho na Bahia, Mãe Bernadete, e mais de seis anos depois da execução de seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, a Comunidade Pitanga dos Palmares teve suas terras reconhecidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A declaração que delimita o território quilombola foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 8.

Localizada nos municípios de Simões Filho e Candeias, na região metropolitana de Salvador, a comunidade teve reconhecida uma área que soma quase 647 hectares, onde vivem 162 pessoas, sendo150 delas declaradas quilombolas, de acordo com o Censo 2022 (IBGE). Simões Filho/ Bahia 19/08/2023 Casa da Mãe Bernadete, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, assassinada na Bahia. Foto Janaína Neri. Casa da Mãe Bernadete, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, assassinada na Bahia. Foto Janaína Neri.

Embora a Comunidade Pitanga dos Palmares fosse reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, como remanescente de quilombo desde 2004, a população que se estabeleceu ainda no século 19 na fazenda Mucambo, após resistir ao regime escravagista, enfrenta conflitos territoriais desde a década de 1940 com a criação de oleodutos para transporte de petróleo na região. (mais…)

Dias D’Ávila: Milhares de fiéis participam da Festa da Misericórdia na Cidade Santa

Dias D'Ávila: Milhares de fiéis participam da Festa da Misericórdia na Cidade Santa - noticias, dias-davila, catolico, bahiaFoto: Tatiana Azeviche/ Ascom-SeturBA

Milhares de fiéis de todas as regiões da Bahia participaram nesse domingo, dia 7, na Cidade Santa, em Dias D’Ávila (BA), da Festa da Misericórdia. A celebração no domingo após a Páscoa, marcada pelo sacramento da confissão, entrou para o calendário do turismo religioso, com alvorada de fogos, oração do Santo Rosário, missa especial e grupos de adoração. O ponto alto é o Momento do Santíssimo, quando acontece a bênção do quadro com a imagem de Jesus Cristo, simbolizando o sangue e a água que fluíram do corpo dele na crucificação.

“A festa já é grandiosa, mesmo ainda sem a estrutura adequada para acolher a multidão que participa. Este ano, recebemos caravanas de 200 cidades, o que superou a nossa expectativa. Um lugar com estrada de barro, na zona rural, atraindo tanta gente, é uma bênção de Deus”, comemorou o padre Paulo Avelino, idealizador da Cidade Santa, que presidiu a missa.

Os fiéis se revezaram em orações, agradecimento de graças alcançadas e renovação de pedidos. “Foi a minha primeira vez e fiquei surpresa com o local, o acolhimento e um encontro com tantas pessoas da Bahia inteira. Precisávamos desse refúgio para encontrar Jesus”, relatou a contabilista Janiele Queiroz, do município de Serrinha. “Para mim foi maravilhoso. Recebi a cura que vim buscar”, revelou a dona de casa Rita de Fátima Assis, de Santo Amaro. (mais…)

Técnicos das estações Petrobras paralisam as atividades nesta segunda-feira

Técnicos das estações Petrobras paralisam as atividades nesta segunda-feira - bahiaFoto: André Motta de Souza/ Agência Petrobras

Os técnicos industriais de nível médio contratados pela Telsan Engenharia para prestação de serviços as unidades Taquipe, Bálsamo, Araçás, Buracica e Imbé da Petrobras, paralisam suas atividades nesta segunda-feira, dia 8, devido à falta de pagamento de salários pela empresa Telsan Engenharia. Esta decisão foi tomada mediante ao descumprimento do acordo sindical, especialmente no que diz respeito ao enquadramento de cargos e funções, bem como à instalação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A concentração dos técnicos ocorrerá nas estações Buracica e Taquipe, situadas no município de São Sebastião do Passé, a partir das 6 horas da manhã. Os trabalhadores somente retomarão suas atividades após serem atendidos pela direção da empresa e pela gerência de contratos da Petrobras. O ato conta com o apoio do Sindicato dos Técnicos Industriais de Médio do Estado da Bahia (SINTEC-BA).

Segundo o presidente do SINTEC-BA, Jonas Amorim de Lima, “esta mobilização é importante para garantir o pagamento integral dos salários não apenas neste mês, mas também nos próximos meses. A categoria tem enfrentado preocupações devido à mudança na gestão da empresa e ao descumprimento do ACT realizado junto à Mediação da SRTE”, destaca.

ASCOM.

Lauro de Freitas: Terreiro inicia homenagens pelos 100 anos de Mãe Mirinha de Portão

Lauro de Freitas: Terreiro inicia homenagens pelos 100 anos de Mãe Mirinha de Portão - noticias, lauro-de-freitas, bahiaFoto: Eduardo Bastos Ascom/ SeturBA

Localizado no bairro de Portão, em Lauro de Freitas (BA), na Região Metropolitana de Salvador, o Terreiro São Jorge Filho da Gomeia é um dos principais atrativos do afroturismo religioso, na Costa dos Coqueiros. O local abriga o museu comunitário sobre a história do templo sagrado, grupos culturais e atividades sociais.

No último sábado, dia 6, foram iniciadas as homenagens pelos 100 anos de Mãe Mirinha de Portão, ialorixá fundadora do terreiro, que faleceu aos 65 anos, em 1989. Na programação que vai acontecer o ano todo haverá seminário sobre cultura afro-brasileira, apresentações de capoeira, cânticos e roda de conversas da mãe de santo Mameto Kamurici, que comanda a casa, com lideranças de outros terreiros e visitantes.

Uma das responsáveis pelas atividades no terreiro, Cláudia Santos, disse que todos os anos o Terreiro São Jorge Filho da Gomeia recebe em média 50 grupos de estudantes dos Estados Unidos e da Europa, interessados nas tradições, além de alunos de escolas de várias partes da Bahia e do Brasil. “Com exceção dos espaços sagrados, liberamos o restante para a visitação desses grupos”, disse. (mais…)

Rogério Ceni diz que expulsão de Rezende pesou e que Bahia perdeu título baiano “no detalhe”

Rogério Ceni diz que expulsão de Rezende pesou e que Bahia perdeu título baiano "no detalhe" - esporteFoto: Felipe Oliveira/ Divulgação /EC Bahia

O Bahia perdeu o confronto da final do Campeonato Baiano para o Vitória. Após derrota no primeiro jogo por 3 a 2, o Tricolor precisava vencer a partida por dois gols de diferença, mas acabou empatando em 1 a 1 com o rival neste domingo, dia 7, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O técnico Rogério Ceni disse que a expulsão de Rezende ainda no primeiro tempo quando o placar já estava construído pesou para o time não conseguir a reação necessária.

“Eu acho que hoje com a expulsão sofremos mais do que o normal, e em um lance muito interpretativo. Ficar com um a menos durante 70 minutos pesa. O Vitória é muito competitivo. Tivemos boas oportunidades nos dois jogos, eles também. Foram dois jogos bem equilibrados, é uma pena, eu lamento, sei que os jogadores estão muito chateados, nós também. Vamos bastante chateados para casa, o torcedor queria muito o título dentro de casa, foi o combustível para manter o time vivo com um a menos. Perdemos no detalhe, tomamos dois gols nos últimos minutos do último jogo. Na soma dos jogos eles foram mais felizes”, analisou na entrevista coletiva.

Ceni admitiu que a derrota no primeiro duelo no Barradão aconteceu também por substituições erradas.

“Muito difícil de fazer uma análise única sobre isso. Acho que caímos muito de produção perto do minuto 70 do primeiro jogo. Tivemos saídas erradas, o que ocasionou uma queda física muito grande. E hoje, sem fazer uma crítica a Rezende, quando você 70 minutos com um homem a menos, isso impacta diretamente no jogo”, comentou o treinador.

(mais…)

Piritiba: Homem morre ao bater motocicleta em caminhão

Piritiba: Homem morre ao bater motocicleta em caminhão - piritiba, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

Um homem morreu vítima de acidente de trânsito neste domingo, dia 7 em Piritiba (BA), no Piemonte do Paraguaçu. Carlos Jair Silva conduzia uma motocicleta quando bateu no fundo de um caminhão que estava estacionado na Avenida Roberto Santos, próximo à rodoviária. Carlos morreu no local do acidente.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Calila Noticias.

Prazo para regularizar título de eleitor pela internet termina nesta segunda

Prazo para regularizar título de eleitor pela internet termina nesta segunda - brasilFoto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil

Os eleitores sem biometria cadastrada podem acessar os serviços eleitorais pela internet, chamados Título Net, somente até esta segunda-feira, dia 8. Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para ser atendido e poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro.

Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com a biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet. É possível ver qual é a situação cadastral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipai.

Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar da outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral. A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos.

Fonte: Bahia Noticias via Agência Brasil.

Laje: Homem é assassinado no Bom Jardim

Laje: Homem é assassinado no Bom Jardim - laje, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem foi assassinado na tarde deste domingo, dia 7, na zona rural de Laje (BA). A vítima de prenome Josivan estava na localidade do Bom Jardim, quando se envolveu em uma briga de facão, sendo ferido fatalmente.

O suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar e foi levado à Central de Flagrantes em Santo Antônio de Jesus. O mesmo  deve passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (8).

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Mídia Bahia.

Torcedores soltam bomba e atingem ônibus antes do Ba-Vi da final do Baianão

Torcedores soltam bomba e atingem ônibus antes do Ba-Vi da final do Baianão - esporteFoto: Reprodução/ Video

Antes da bola rolar para a partida final do Campeonato Baiano entre Bahia e Vitória neste domingo, dia 7, às 16h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, torcedores das duas equipes se envolveram em uma confusão próximo ao Centro de Convenções, no entorno do bairro da Boca do Rio, em Salvador.

Um ônibus da empresa Costa Verde teve a porta danificada após uma bomba ser jogada na pista e atingir o veículo. A situação teria envolvido membros das torcidas organizadas “Bamor”, do Bahia, e “Os Imbatíveis”, do Vitória.

Fonte: Bahia Noticias.

Taxista de Ituberá é roubado e morto em Igrapiúna

Taxista de Ituberá é roubado e morto em Igrapiúna - itubera, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O taxista de Ituberá, Adonei Rodrigues Duarte, de 70 anos, morador da Avenida Rosentino Botelho Assunção Filho, bairro Norberto Odebrecht, foi vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte), em Nova Igrapiuna, zona rural de Igrapiúna.

Adonei trabalhava como taxista na cidade de Ituberá, onde foi solicitado para fazer uma corrida até a zona rural e lá foi surpreendido e lesionado com golpes de machado.

O corpo da vítima foi deixado em uma casa abandonada, tendo os autores subtraido o seu veículo Fiat Cronos, placa SJK 2E12. O crime ocorreu na sexta-feira, dia 5, às 22h59. Após o levantamento cadavérico o seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Valença.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Atualiza Bahia.

Vitória empata com o Bahia e conquista o Campeonato Baiano 2024

Vitória empata com o Bahia e conquista o Campeonato Baiano 2024 - esporteFoto: Tiago Caldas/ECB

O Vitória encerrou o jejum que durava desde 2017 e voltou a levantar a taça do Campeonato Baiano. Na tarde deste domingo (7), o Leão ficou no empate em 1 a 1 diante do rival Bahia, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da final do estadual. Wagner Leonardo abriu o placar para o Rubro-Negro e Everton Ribeiro deixou tudo igual. O time de Léo Condé havia vencido a partida de ida por 3 a 2, de virada, no Barradão, e a igualdade assegurou a vitória no confronto da decisão.

Este foi o 30º título estadual do Rubro-Negro. A última conquista havia sido em 2017 quando venceu o rival. No ano seguinte, o time perdeu a taça em nova decisão de clássico Ba-Vi.

Agora, o Vitória foca sua preparação para a estreia na Série A do Brasileiro, onde encara o Palmeiras, no próximo domingo (14), às 18h30, no Barradão. Já o Bahia, volta ao gramado na quarta-feira (10), às 21h30, para a partida única do confronto das quartas de final da Copa do Nordeste, diante do Náutico, novamente na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Quem vencer avança de fase, enquanto o empate leva a disputa para os pênaltis. Depois, no sábado (13), às 18h30, o Tricolor visita o Inter, no Beira-Rio, pela rodada de abertura da competição nacional.

Fonte: Bahia Noticias.

SAJ: Prefeitura inaugura novas barracas da Praça da Esperança (Transbordo)

SAJ: Prefeitura inaugura novas barracas da Praça da Esperança (Transbordo) - saj, noticias, bahiaFoto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), representada pelas Secretarias de Infraestrutura (SEINFRA) e de Cultura, Turismo e Juventude (SCTJ), realizou a inauguração das novas barracas da Praça da Esperança (Transbordo).

O evento, realizado na última quinta-feira, dia 4, marcou a entrega das chaves, de forma simbólica, das novas barracas aos trabalhadores e trabalhadoras que foram realocados da Praça Álvaro Martins para a Praça da Esperança, na Rua Misael Maia.

Para o prefeito, Genival Deolino, melhorar a infraestrutura da Praça da Esperança é essencial. “Nós estamos nos empenhando em melhorar a estrutura como um todo da Praça da Esperança, para dar melhores condições à todos que trabalham no local e também por ser um dos principais locais de chegada de centenas de pessoas que visitam a nossa cidade todos os dias. Seguiremos trabalhando para melhorar a nossa cidade, para todos os santoantonienses”, finalizou Deolino.

Ascom PMSAJ

Umburanas: Grupo Enel Green inaugura Complexo Eólico Aroeira

Umburanas: Grupo Enel Green inaugura Complexo Eólico Aroeira - bahiaFoto: Feijão Almeida/GOVBA

Eletricidade suficiente para atender, anualmente, 849 mil residências é o que vai fornecer o Complexo Eólico Aroeira, do grupo Enel Green Power, inaugurado na última sexta-feira, dia 5, no município de Umburanas (BA). O empreendimento, que teve investimento de R$ 2,5 bilhões, amplia a capacidade da Bahia produzir energia limpa, gerando emprego e renda para a população. A inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

Construído pela subsidiária brasileira do grupo Enel, líder mundial em energia sustentável, o empreendimento anunciou hoje a sua operação comercial. São 81 aerogeradores em oito parques eólicos instalados em Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, com 348,30 MW (Megawatts) de capacidade instalada. Por ano, o complexo deve gerar 1.800 GW (Gigawatts), equivalente à energia necessária para abastecer as residências evitando a emissão de mais de 757 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.

O governador Jerônimo Rodrigues pontuou que a produção de energia limpa será ampliada a partir da inauguração. “A entrega do Complexo Eólico Aroeira vai garantir que a Bahia continue liderando a produção de energia renovável”, afirmou Jerônimo. Para a instalação do parque, o Governo do Estado tem concedido incentivos fiscais e licenças para a instalação e operação do empreendimento, que permitiram a criação de três mil empregos em toda a cadeia produtiva, priorizando a contratação de trabalhadores de comunidades locais e promovendo formação profissional. (mais…)

Jerônimo sobrevoa Canudos e Jeremoabo após chuvas que atingiram a região

Jerônimo sobrevoa Canudos e Jeremoabo após chuvas que atingiram a região - noticias, jeremoabo, canudos, bahiaFoto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues esteve em Canudos, na tarde deste sábado (6), para acompanhar as ações emergenciais realizadas pelo Estado após as chuvas que atingiram os municípios, esta semana. Jerônimo sobrevoou Canudos e Jeremoabo, acompanhado do superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, e dos prefeitos das cidades, e anunciou reforços para atender a população afetada. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Adson Marchesini, também esteve presente nas visitas.

“Estamos presentes aqui, hoje, para reforçar o apoio e suporte do Governo do Estado aos moradores dos municípios e às prefeituras. Nosso objetivo é salvaguardar vidas e dar o conforto às pessoas atingidas pelas chuvas. Por aqui, casas foram inundadas, plantações de frutas e hortaliças ficaram debaixo d’água, portanto, é uma situação de alerta. As secretarias estaduais estão envolvidas e mobilizadas nas ações emergenciais, para envio de suprimentos, equipamentos e outros itens necessários para ajudar a população que está precisando nesse momento. Ao mesmo tempo, ações estruturantes estão sendo articuladas e desenvolvidas”, afirmou o governador.

De acordo com o titular da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Heber Santana, assim que a situação foi notificada, o governador pediu total atenção da Defesa Civil e dos demais órgãos do Estado. “Estamos à disposição das cidades, junto ao Corpo de Bombeiros, fazendo aquele processo de salvamento, com atenção às famílias e, também, no encaminhamento de ajuda humanitária. Nós vamos fazer a distribuição de cestas básicas arrecadas pelo Bahia Sem Fome, água mineral, colchões, cobertores, lençóis, medicamentos, enfim, todo o suporte às famílias”, destacou. (mais…)

Governo da Bahia lança Edital do Programa Mais Futuro com R$ 53,5 milhões de investimentos

Governo da Bahia lança Edital do Programa Mais Futuro com R$ 53,5 milhões de investimentos - bahiaFoto: Feijão Almeida/GOVBA

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou na última sexta-feira, dia 5, o edital 2024 para o Programa Mais Futuro. Instituído em 2015, o programa beneficia, com auxílio permanência, estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos de famílias cadastradas no CadÚnico; regularmente matriculados em curso de graduação presencial e que não tenha concluído qualquer outro curso de nível superior nas quatro universidades públicas estaduais (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb). Isto representa um investimento superior a R$ 53,5 milhões do Governo do Estado.

O objetivo do programa é possibilitar que, a partir do apoio financeiro, os estudantes possam se manter nas universidades e concluir os seus estudos. O Mais Futuro concede três tipos de auxílio permanência. São R$ 300 para o Perfil Básico direcionado a estudantes que moram nos mesmos locais onde estudam; R$ 600 para o Perfil Moradia, para aqueles que moram a uma distância superior a 100 km da universidade onde fazem a graduação. Há ainda o Perfil Complementar que contempla estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições estaduais de Ensino Superior ou de entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico ou Moradia, conforme definido no inciso VI do Art. 5º da Lei nº 13.458, de 10 de dezembro de 2015, alterada pela Lei nº 14.360, de 01 de setembro de 2021.

Inscrições: As inscrições para os estudantes que desejam participar do Mais Futuro ocorrerão no Sistema Online do programa, através do endereço eletrônico: maisfuturo2.educacao.ba.gov.br, de 08 de abril a 08 de maio de 2024. De acordo com o cronograma divulgado no edital, a publicação da lista final de homologados deverá ser divulgada no dia 07 de junho de 2024. (mais…)

Canudos: Pedro Tavares pede atenção do Governo estadual e federal para enchente

Canudos: Pedro Tavares pede atenção do Governo estadual e federal para enchente - canudos, bahiaFotos: Reprodução/ Video

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), pediu a atenção dos Governos do estado e federal para a situação da enchente em Canudos, no nordeste da Bahia. Com o grande volume de chuva que caiu na última quinta-feira, dia 4, à noite na região, o Açude de Cocorobó transbordou e alagou toda a zona rural do município. A cheia prejudicou o sistema de irrigação, também de energia elétrica, danificou as redes de tubulação, causou danos às produções agrícolas e isolou centenas de famílias. A maioria da população está sem acesso à sede do município, por conta da correnteza. Diante do cenário, hoje (05/04) foi decretado estado de emergência na cidade.

Tavares conversou sobre essa situação com o prefeito Jilson Cardoso, que solicitou a ajuda de todos os entes federais e estaduais. “No mês passado celebramos a sangria do açude, depois de 17 anos, garantindo o sustento das famílias, mas dessa vez, o momento é de muita apreensão, pois o grande volume invadiu parte do perímetro, atingindo muitas residências, levando muitos prejuízos. Pedimos atenção, agilidade nas medidas e um plano emergencial ao Governo do estado e do Governo federal, a fim de amenizar o sofrimento da população de Canudos, que neste momento enfrenta riscos e dificuldades, diante dessa enchente que deve impactar a economia”, afirmou, ressaltando a necessidade de união de todas as autoridades e lideranças políticas, com o objetivo de buscar soluções.

Segundo relato do presidente da Associação do Distrito de Irrigação de Vaza Barris, Josedaque Cardoso, a enchente atingiu toda a produção agrícola, lembrando que 70% da atividade econômica do município está ligada ao perímetro irrigado, gerando milhares de empregos. O Perímetro Irrigado Vaza Barris é responsável pelo plantio de tomate, quiabo, pimentão, coco, coentro para sementes, goiaba, milho, feijão e banana, sendo que a banana é a principal cultura.

Ascom.

PT Bahia aprova mais de 120 filiações de lideranças públicas de 73 cidades

PT Bahia aprova mais de 120 filiações de lideranças públicas de 73 cidades - bahiaFoto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores da Bahia homologou na última sexta-feira, dia 5, as filiações de 126 lideranças públicas de 73 cidades baianas, sendo 16 de prefeitos, oito de ex-prefeitos, 68 de vereadores e seis de ex-vereadores, além de secretários municipais e das secretárias de Estado Adélia Pinheiro e Roberta Santana, na reunião do Diretório Estadual, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.

“Essa é talvez a nossa mais importante reunião do ano, em que definimos, em muitas cidades, a partir dos debates e opiniões, muito da nossa tática eleitoral. Foram dias bastante intensos, de muita movimentação política na Bahia inteira, o PT é um partido muito grande, de muita vitalidade, mas também de muito enraizamento”, afirmou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, sobre a preparação da legenda antes do fim da janela partidária.

O dirigente estadual destacou a importância da organização nos municípios para ter candidaturas mais competitivas e, assim, vencer as eleições e fortalecer ainda mais o PT no estado. “Nós temos tradição de organização do PT, e em muitas cidades a tradição da organização da classe trabalhadora é o PT. Então nós temos a responsabilidade que é com a tática eleitoral, com a vitória eleitoral, mas com a proteção do PT, com a proteção da nossa militância, dos nossos dirigentes, da relação com os movimentos sociais, as organizações populares e isso acaba mobilizando todos nós”. (mais…)

Governo da Bahia anuncia pacote de ações para pessoas com deficiência e estabelece novo marco para a inclusão social

Governo da Bahia anuncia pacote de ações para pessoas com deficiência e estabelece novo marco para a inclusão social - bahiaImage by Sabine GENET from Pixabay

O Governo do Estado está estabelecendo um novo marco na inclusão social das pessoas com deficiência, com um pacote de ações voltadas para a ampliação e qualificação do atendimento ao segmento, nas áreas de saúde, educação, acesso a direitos de mobilidade e transporte e expansão da assistência social. O objetivo é promover inclusão e acessibilidade a baianas e baianos com deficiências e neurodivergências, visando o bem viver dessas pessoas. Os anúncios e entregas foram feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues neste sábado, dia 6, em Salvador.

O pacote de ações envolve as secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), da Saúde (Sesab); da Educação (SEC); e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). “É um dia muito celebrativo. Um dia de anúncios, de entregas para uma pauta muito sensível na vida da gente. Nós, enquanto gestores, precisamos unir as mãos. A gente tem que estar, sempre, juntos, meditando sobre aquilo que nós temos que fazer, de investimentos, de políticas públicas, de acesso a serviço de saúde, à documentação, à assistência”, sinaliza o governador.

Na Saúde o Governo do Estado está investindo um total de R$ 123 milhões para uma série de ações, entre elas a abertura imediata de 400 novas vagas, a partir da ampliação de estruturas pré-existentes na capital baiana, voltadas ao atendimento de pessoas com autismo. As vagas serão abertas no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) e no Centro Especializado em Reabilitação das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), com um investimento superior a R$ 5,4 milhões. (mais…)

Mutuípe: Homem é assassinado no Riachão do Vinhático

Mutuípe: Homem é assassinado no Riachão do Vinhático - mutuipe, destaqueFoto: Reprodução/ Mídia Bahia

Um homem foi assassinado na zona rural de Mutuípe na noite da última quinta-feira, dia 4.

‘Zé Preá’, como era conhecido, estava em sua residência, no Riachão do Vinhático, quando os criminosos chegaram ao imóvel dizendo ser a policiais, arrombaram a porta, exigiram que a esposa dele saísse e que a vítima se vestisse, e em seguida deflagraram diversos tiros.

O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhado para o Instituto Médico Legal. O caso será investigado pela Delegacia Territorial.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Mídia Bahia.

Governo da Bahia realiza maior e mais diversa conferência estadual de CT&I do Brasil

Governo da Bahia realiza maior e mais diversa conferência estadual de CT&I do Brasil - noticias, bahiaFoto: Gabriel Pinheiro/ Secti

Mapear ideias, realizar escuta atenta e sistematizar propostas. Esses foram alguns dos trabalhos realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), durante a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). Com 11 plenárias macroterritoriais, a ação contou com cerca de 3 mil participantes e teve mais de 1000 propostas documentadas. O encerramento do evento nesta sexta-feira, dia 5, registrou a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades e representantes eleitos nas conferências macroterritoriais. A iniciativa estadual foi a maior do Brasil em termos de mobilização e representatividade.

No primeiro dia, a conferência, que teve como tema “Por uma Bahia Mais Inovadora”, ofereceu painéis dedicados a cada um dos quatro eixos temáticos, nos quais especialistas conduziram debates. No segundo dia, os participantes discutiram e avaliaram as propostas sistematizadas em grupos correspondentes aos eixos. Após essa etapa, uma plenária final foi conduzida para analisar as proposições apresentadas nos grupos e elaborar o relatório final da conferência.

O secretário da Secti, André Joazeiro, enfatiza a abordagem participativa e democrática que caracterizou o desenvolvimento da 5ª CECTI. “É um momento de fechamento de um processo que começou em fevereiro, com 11 plenárias macroterritoriais. Além disso, tivemos as conferências livres, que foram espontaneamente surgindo na sociedade e que trouxeram contribuições importantes. Agora, fizemos as alterações finais, a compilação e aprovação das propostas. Eu estou muito contente porque a nova política de CT&I está saindo de forma participativa, com muita representatividade e com a cara do governador Jerônimo”. (mais…)

SAJ: Prefeitura altera cargos de comando da Guarda Civil Municipal

SAJ: Prefeitura altera cargos de comando da Guarda Civil Municipal - saj, noticias, destaqueFoto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), representada pela Secretaria de Governo (SEGOV), informou a toda a população, através do Diário Oficial do Município da última terça-feira, dia 2, sobre a alteração nos cargos de comando da Guarda Civil Municipal.

O antigo comandante, Ericon Jullian Lima Souza, deixou o comando da guarda, sendo substituído pelo novo comandante Raimundo de Jesus Pinto, que terá ao seu lado o Subcomandante Genivaldo Souza Santos.

A gestão executiva municipal salienta o seu compromisso em contribuir com a segurança e o bem-estar de todos os santoantonienses.

Ascom PMSAJ.

Presidente Lula ouve pautas de sindicatos em reunião neste sábado

Presidente Lula ouve pautas de sindicatos em reunião neste sábado - brasilFoto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã deste sábado (6) com representantes de centrais sindicais e movimentos sociais com representação nacional. A reunião em Brasília, realizada na Granja do Torto, uma das residências oficiais da presidência da República, teve início por volta de 9h30 e foi seguida de almoço.

Inicialmente, o encontro não estava previsto na agenda oficial da Presidência da República, mas foi incluído após solicitação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, para que o presidente Lula ouvisse as demandas dos setores.

Após o encontro, o ministro Márcio Macêdo revelou que esta é a primeira reunião de uma série de encontros que ocorrerão com mais frequência para ouvir as demandas destes setores ao governo federal, sugestões e avaliações de políticas públicas. E deu retorno sobre como Lula recebeu as sugestões. (mais…)

Coelba doa geladeiras às famílias afetadas por temporal em Medeiros Neto e Milagres

Coelba doa geladeiras às famílias afetadas por temporal em Medeiros Neto e Milagres - noticias, milagres, bahiaImagem ilustrativa de Graphix Made por Pixabay

Na quarta-feira, dia 3, a Coelba inicia a doação de geladeiras às famílias de Medeiros Neto (BA), afetadas pelo temporal que atingiu as regiões sul e oeste do estado. Este é o penúltimo município a receber a iniciativa da distribuidora, que encerra no sábado (06) as entregas na cidade. Na próxima semana, A Coelba conclui a ação contemplando as famílias em Milagres. Até agora, já foram beneficiadas mais de 500 famílias em sete municípios, incluindo Anagé, Barra, Cotegipe, Wanderley, Dario Meira , e Muquém de São Francisco.

A iniciativa, integrada ao Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), visa auxiliar as famílias mais afetadas pela intempérie ocorrida nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, oferecendo eletrodomésticos com eficiência no consumo de energia. Além das geladeiras, a empresa também realiza a troca de lâmpadas LED às famílias indicadas pelas prefeituras, complementando os esforços de reconstrução em andamento.

Essa ação solidária integra a operação de resposta da Neoenergia Coelba diante dos impactos das chuvas em diversas regiões do estado. A distribuidora mobilizou uma força-tarefa, aumentando o número de equipes em campo para garantir um atendimento ágil a todos os clientes afetados. O comprometimento da empresa se reflete não apenas nas doações materiais, mas também no reforço das operações realizadas para restabelecer o serviço de energia nas áreas mais afetadas do oeste e sul da Bahia.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.

Morre aos 91 anos o cartunista Ziraldo

Morre aos 91 anos o cartunista Ziraldo - brasilFoto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O escritor e cartunista Ziraldo morreu neste sábado, dia 6, aos 91 anos, enquanto dormia, no apartamento onde morava, no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ziraldo é mundialmente conhecido por ser criador de “O Menino Maluquinho” e personagens da Turma do Pererê, além dos livros Bichinho da maçã, Flicts e Os Meninos Morenos, tendo sido um dos escritores infantis mais aclamados do Brasil.

O desenhista, chargista, caricaturista e jornalista foi também um dos fundadores do jornal O Pasquim, nos anos 60, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil. No dia seguinte à edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5), editado no dia 13 de dezembro de 1968 durante o governo do general Costa e Silva, Ziraldo foi preso em casa e levado para o Forte de Copacabana por ser considerado um “elemento perigoso”.

BIOGRAFIA

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga (MG) em 1932. Aos 7 anos de idade, em 1939, Ziraldo apresentou seu primeiro desenho no jornal Folha de Minas. Em 1949, muda-se para o Rio de Janeiro, onde fez carreira. Atualmente, o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro está com a exposição interativa Mundo Zira, em homenagem à obra de Ziraldo. (mais…)

SAJ: Prefeitura cria Ouvidoria para a Guarda Civil Municipal

SAJ: Prefeitura cria Ouvidoria para a Guarda Civil Municipal - saj, destaque, bahiaFoto: Luciano Almeida

Através da Secretaria de Governo, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), amparada na Lei Municipal n.º 1801 de 20 de novembro de 2023, proposta pelo poder executivo, criou a Ouvidoria para a Guarda Civil Municipal.

Para o cargo foi nomeado o servidor, integrante efetivo da carreira, Luciano De Almeida Santos Souza, como primeiro ouvidor da Guarda Civil Municipal.

O poder executivo municipal informa ainda que mantém o compromisso de melhorar o funcionamento da máquina pública, capacitando servidores e aumentando os investimentos em equipamentos e estrutura.

Ascom PMSAJ.

Programa Universidade para Todos divulga lista de estudantes selecionados para 2024

Programa Universidade para Todos divulga lista de estudantes selecionados para 2024 - bahiaFoto: Camila Souza/ GOV-BA

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou nesta sexta-feira, dia 5, o resultado do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (UPT), que prepara os estudantes para o acesso ao Ensino Superior. Neste ano, foram disponibilizadas 19.426 vagas nos 27 Territórios de Identidade, distribuídas em 215 municípios da Bahia, com a oferta das atividades em 345 polos de funcionamento. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 460 vagas.

A relação oficial dos candidatos selecionados pode ser conferida no Portal da Educação, através do endereço www.educacao.ba.gov.br. O candidato contemplado e convocado efetuará a sua matrícula no período de 9 a 19 de abril e a mesma será realizada pelas respectivas universidades. As aulas serão iniciadas no dia 22 de abril.

A seleção foi destinada a estudantes da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2024, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes), e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes), além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. (mais…)

Lauro de Freitas: Coelba remove 60 ligações clandestinas em barracas de praia em Buraquinho

Lauro de Freitas: Coelba remove 60 ligações clandestinas em barracas de praia em Buraquinho - lauro-de-freitas, bahiaImagem ilustrativa de Pixelharvester por Pixabay

A Coelba identificou e removeu 60 ligações clandestinas em barracas de praia e pontos de venda, no bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas. Além de ilegais, as fraudes representavam riscos à população, uma vez que as fiações estavam ligadas diretamente na rede elétrica e sem seguir padrões de segurança. Na localidade, a distribuidora realizou a regularização das irregularidades e recolhimento de 300m de cabos utilizados para efetuar a conexão clandestina.

Os estabelecimentos estavam na base de dados da distribuidora como possíveis locais com irregularidades, que foram confirmadas com a ação em campo. Para flagrar as unidades, a distribuidora contou com um avançado sistema de monitoramento, e com o apoio da Polícia Militar (PM). As equipes da distribuidora, entre técnicos e agentes de segurança, foram acompanhadas por agentes da PM e um perito. Os proprietários, que não estavam presentes na propriedade, serão intimados e responderão a um inquérito policial.

Crime e denúncias

As ações de regularização têm como foco principal a segurança da população. Como as ligações clandestinas não seguem nenhum padrão técnico e de segurança, além do crime, a situação se torna de grande risco para quem os realiza e quem está no entorno. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento. (mais…)

Salvador sediou o I Encontro Estadual de Pesca e Aquicultura

Salvador sediou o I Encontro Estadual de Pesca e Aquicultura - salvador, bahiaFoto: Filipe Barbosa - Ascom Seagri

O Centro de Convenções de Salvador foi palco do I Encontro Estadual de Pesca e Aquicultura, evento que reuniu mais de 1.200 participantes, incluindo representantes da Marinha, do INSS, do Banco do Nordeste, além de gestores públicos de todas as esferas. O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, esteve presente, representando o governador Jerônimo Rodrigues no evento.

Promovido pela Federação dos Pescadores do Estado da Bahia (Fepesba), o encontro teve como objetivo fomentar o desenvolvimento técnico e social dos profissionais do setor, com foco em práticas sustentáveis e alinhamento com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca.

Durante o evento, foram apresentadas técnicas de piscicultura, processos para manutenção das carteiras dos pescadores, treinamento em segurança na navegação e orientações sobre o novo sistema de Cadastramento e Recadastramento do PesqBrasil. (mais…)

Micareta de Feira realiza Esquenta neste domingo com fanfarras e grupos culturais

Micareta de Feira realiza Esquenta neste domingo com fanfarras e grupos culturais - feira-de-santana, bahiaImagem de M W por Pixabay

Acontece neste domingo, dia 7, a partir do meio-dia, na avenida Fraga Maia, em Feira de Santana (BA), o Esquenta Micareta. O evento abre a programação da folia de Momo, que será realizada entre os dias 18 e 21 de abril. O esquenta terá a participação de fanfarras, bandas de sopro, grupos culturais e bloquinhos.

No início da tarde já terá fanfarra desfilando no circuito. Na sequência, apresentações de Nano Trio com axé percussivo, o Rixô Elétrico e muito mais. A coordenação está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana. “Com o Esquenta entramos no clima de festa, numa vibração positiva para a nossa Micareta. Estamos trabalhando para que tudo ocorra dentro da tranquilidade e que todos possam se divertir”, afirma o titular da pasta, Jairo Carneiro Filho.

Neste ano, a Prefeitura ampliou o percurso, proporcionando mais espaço para os participantes caírem no clima festivo – mais portões de acesso também serão instalados. Com essa medida aumentou também o número de vagas para ambulantes cadastrados (200).

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.

Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% no Brasil a partir de 30 de abril

Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% no Brasil a partir de 30 de abril - brasilFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o àlcool líquido 70% não seja mais vendido e comercializado em supermercados e outros estabelecimentos no Brasil. A medida entra em vigor, a partir do próximo dia 30 de abril.

A determinação da Anvisa não afetará a venda do álcool 70% em gel, será somente proibido a venda do produto líquido. A comercialização do produto já era proibida há mais de 20 anos, por conta da sua alta inflamabilidade. No entanto, a venda do produto foi flexibilizada pela agência por conta da pandemia da Covid-19.

A Anvisa reforçou ainda por meio de nota à imprensa, que além do álcool líquido 70%, os consumidores ainda vão continuar tendo outras opções para limpeza disponíveis no mercado, como produtos desinfetantes que não contêm álcool, mas ainda são eficazes contra germes, incluindo o vírus da Covid-19.

Bahia Noticias.

Testes sonoros de sirenes de emergência serão realizados todo mês em Cachoeira, São Felix e Maragogipe

Testes sonoros de sirenes de emergência serão realizados todo mês em Cachoeira, São Felix e Maragogipe - destaque, cachoeira, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A partir do dia 10 de abril (quarta-feira), a Defesa Civil e a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo realizarão testes mensais das sirenes de emergência localizadas nos municípios de Cachoeira, Maragogipe e São Felix (BA). A ação visa verificar o funcionamento dos equipamentos e prevê que os testes aconteçam no dia 10 de cada mês em todas as 25 sirenes instaladas nos três municípios.

Durante os testes as sirenes tocarão às 10 horas da manhã de forma simultânea por aproximadamente três minutos. Ao serem acionadas, as sirenes emitirão a mensagem: “Atenção, este é um teste da sirene de alarme”, e em seguida tocam o som de alarme. Não há necessidade de as pessoas saírem de suas casas ou pararem o que estiverem fazendo.

O acionamento periódico das sirenes faz parte das atividades de prevenção do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Pedra do Cavalo, que opera sob concessão da Votorantim Cimentos. É importante destacar que a barragem está segura e a Usina mantém todas as suas atividades e controles dentro da normalidade. (mais…)

Depósitos na Poupança superam retiradas em R$ 1,3 bilhões em março

Depósitos na Poupança superam retiradas em R$ 1,3 bilhões em março - brasilImagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

A caderneta de poupança registrou depósitos líquidos de 1,339 bilhão de reais em março depois de dois meses de saques, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira.

Em janeiro, a poupança havia registrado retirada de 20,149 bilhões de reais, seguida de saques de 3,824 bilhões de reais em fevereiro. Em março, houve entrada de 341,1 milhões de reais no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), enquanto a poupança rural registrou depósitos de 997,9 milhões de reais.

O Banco Central embarcou em um ciclo de afrouxamento monetário que tirou a taxa básica de juros Selic do pico de 13,75% para os atuais 10,75%, mas sinalizou novo corte de meio ponto percentual apenas em junho — e não necessariamente no encontro seguinte, de julho. Isso ocorreu em função do aumento da incerteza.

Bahia Noticias.