Um São João para não ser esquecido. Depois de dois longos anos de espera, o interior do Estado volta a ser o destino mais disputado para as festas juninas da Bahia. A charmosa e turística cidade de Lençóis, principal porta de entrada para a Chapada Diamantina, terá extensa programação para homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro.

Os festejos já começam no distrito de Tanquinho, Zona Rural de Lençóis, com a trezena de Santo Antônio, um dos principais costumes religiosos do mês de junho. As orações foram iniciadas no primeiro dia do mês e se encerram no dia 13, com procissão para celebrar um dos santos mais populares da igreja católica.

No dia 19 de junho será realizada a abertura oficial do São João de Lençóis, com a tradicional cavalgada e a chegada na cidade do estandarte do santo que dá nome à festa, com apresentação da banda Seu Maxixe. No sábado, dia 20, começam as apresentações musicais no Teatro Arena, no Centro da Cidade, em frente ao Coreto. Artistas locais e regionais vão se revezar em oito dias de comemorações. Serão três atrações e mais de oito horas de música por noite, com nomes como Adelmário Coelho, Flávio José, Chambinho do Acordeon, Zelito Miranda, Flor Serena e Estakazero.

A gestão municipal de Lençóis preparou uma festa para ficar na memória dos visitantes e de quem vive na região, que é hoje, além de um dos mais procurados destino do ecoturismo, também destino gastronômico, com culinária que vai muito além do dendê. Tem o sabor das galinhas caipiras, dos cortes da carne do sol e a diferente e saborosa coxinha de palmito de jaca.

A Chapada Diamantina também é famosa pela produção de excelentes cachaças, muitas delas com prêmios internacionais. A da Fazenda Passagem dos Bois, na Zona Rural de Lençóis, poderá ser degustada durante o São João, com apresentação do processo artesanal para quem quiser conhecer o ofício dos alambiques e aquecer o coração antes do forró começar.

Confira a Programação na Praça

20/06 –  Adelmário Coelho, Dorgival Dantas e Élison Moura

21/06 –  Flávio José e Lara Amélia

22/06 –  Vitinho do Forró, Zelito Miranda e Pablo Marques

23/06 – Chambinho do Acordeon, Cheiro de Milho e Filomena Bagaceira

24/06 – Estakazero, Elisson Castro, Cangaia de Jegue

25/06 – Colher de Pau, Raimundinho do Acordeon, Rural Elétrica

26/06 – Bateia de Renda e Marquinhos Café

Editada pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM