SAJ: Hospital Regional realiza captação de rins

SAJ: Hospital Regional realiza captação de rins - saj, destaqueFoto: Divulgação

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) registrou, na noite desta quarta-feira (24), mais uma captação de órgãos, os quais foram doados após a decisão da família de um paciente de 21 anos.

Esta é a terceira captação de órgãos realizada desde o início do ano. Até então, a unidade já realizou a captação de rins, fígado e córneas. As córneas foram captadas através da Organização de Procura de Córneas de Santo Antônio de Jesus (OPC-SAJ), enquanto os rins foram captados via Central Estadual de Transplantes.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do HRSAJ, Edna Aquino, a doação de órgãos é um gesto de amor e solidariedade. “O transplante de órgãos é em muitos casos a única alternativa terapêutica em pacientes portadores de insuficiência funcional terminal de diferentes órgãos essenciais”, pontua.

Para se tornar um doador de órgãos, basta informar à família sobre o seu desejo. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos podem ser obtidas em www.saude.ba.gov.br/transplantes.

ASCOM/HRSAJ

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

Segurança Pública na Bahia apresenta estratégias de enfrentamento ao crime organizado

Segurança Pública na Bahia apresenta estratégias de enfrentamento ao crime organizado - noticias, bahiaImagem ilustrativa | Foto: Manu Dias/ GOVBA

Apesar do atual cenário de disputa do crime organizado no país, e que reverbera na Bahia, o balanço das operações é positivo no estado, somado à queda nos índices gerais de violência. O diagnóstico da Segurança Pública e as estratégias de enfrentamento foram apresentados na manhã desta quarta-feira, dia 20, pelo secretário estadual da pasta, Marcelo Werner, num encontro restrito entre deputados e representações da Força Integrada na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo Werner, houve queda, em relação ao mesmo período do último ano, nas taxas de homicídio (- 2,8%), lesão corporal (-7%), latrocínio (- 16%), feminicídio (- 12,9%), roubos a bancos (-54%), ônibus (-11,7) e veículos (-2,1%). “Através dos novos batalhões e comandos, a expectativa é diminuir mais esses índices até o final do ano”, estima o secretário, que ainda ressalta um aumento nas apreensões de armamentos.

Ele também anunciou um reforço de 2,1 mil policiais, até o final do ano, para somar na força de segurança e outros investimentos a exemplo do fortalecimento da estrutura judiciária do Ministério Público e das corregedorias, além do processo de digitalização da comunicação. Em relação às câmeras corporais em agentes, ele reafirmou que se trata de um compromisso de Governo e que o equipamento precisa ser integrado ao sistema de monitoramento. (mais…)

Gandu: Empretec forma mais uma turma no Baixo Sul Baiano

Gandu: Empretec forma mais uma turma no Baixo Sul Baiano - gandu, bahiaImage by OpenClipart-Vectors from Pixabay

Laiana Junqueira empreende no setor de moda infantil em Gandu, no Baixo Sul da Bahia. À frente a Artjú kids, a empreendedora participou da última edição do Empretec, realizada pelo Sebrae entre os dias 11 e 16 de setembro. Para ela, o seminário foi um divisor de águas.

“Estou prestes a abrir meu empreendimento e a clareza e o conhecimento que obtive com esse curso me mostrou como posso gerir de maneira mais eficaz meu negócio. Pude descobrir comportamentos que poderiam prejudicar o andamento da gestão do meu empreendimento e consegui enxergar meus pontos fortes como empreendedora e aplicar de forma mais assertiva. No Empretec, consegui encontrar o que fui buscar: uma mudança de mentalidade”, celebrou.

Ao todo, foram 22 participantes da atividade que potencializou as características empreendedoras do grupo. O Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU reconhecida internacionalmente e direcionada a empreendedores ou potenciais. Ao longo do seminário, os participantes aprendem a: identificar oportunidades de negócio lucrativas; desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe; aperfeiçoar a capacidade de inovação e criatividade; aprimorar as habilidades de negociação e tomada de decisão; fortalecer a resiliência e capacidade de enfrentar desafios; e ganhar confiança para lidar com riscos e incertezas do mercado. (mais…)

21 de setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é um dia para reflexões

21 de setembro - Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é um dia para reflexões - destaque, brasilNa foto, um cadeirante e uma cega com bengala | Imagem de HANSUAN FABREGAS do Pixabay

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, criado em 1982, tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os direitos e as necessidades dos PCDs. A data é uma oportunidade para todos refletirmos sobre as barreiras que ainda impedem a plena e total inclusão e participação de pessoas com deficiência na vida social, econômica e cultural do país.

Uma das principais dificuldades ainda enfrentadas é a falta de acessibilidade nos espaços públicos e nos meios de transporte, principalmente em locais mais distantes dos grandes centros urbanos, nos subúrbios e periferias, bem como em pequenas cidades do interior. As calçadas, por exemplo, muitas vezes não possuem rampas, rebaixamento de guias, piso tátil ou faixas de pedestres adequadas. Isso tudo dificulta ou impede a locomoção de quem usa cadeira de rodas, muletas, bengalas ou tem baixa ou nenhuma visão.

O mesmo problema se repete nos ônibus, metrôs e trens, que nem sempre contam com elevadores, plataformas, assentos reservados ou avisos sonoros e visuais. Além disso, muitos motoristas e cobradores precisam ser treinados porque não respeitam o direito à gratuidade ou à prioridade no embarque e desembarque de pessoas com deficiência. São inúmeras situações que ocorrem todos os dias que geram constrangimento, discriminação e violação dos direitos humanos. (mais…)

Cachoeira recebe Encontro Internacional de Pesquisadores da Nova Cartografia Social

Cachoeira recebe Encontro Internacional de Pesquisadores da Nova Cartografia Social - noticias, cachoeira, bahiaFoto: Alberto Coutinho/ GOV-BA

Com intuito de apoiar profissionais e fomentar a troca entre grupos de pesquisa, a Casa PretaHub de Cachoeira/BA será sede do Encontro da Rede Internacional de Pesquisadores da Nova Cartografia Social. Com o tema “A construção de conhecimentos em situação de conflito”, o evento que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, apresentará os contextos de pesquisa em situação de conflito, analisando de que maneira a produção de conhecimento do Projeto Nova Cartografia Social tem auxiliado na organização social de povos e comunidades tradicionais.

Entre os participantes do evento estão representantes de povos e comunidades tradicionais e dos grupos de pesquisa do Projeto Nova Cartografia Social da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Amazonas e Pará.

Com diálogos sobre a cidade de Cachoeira, Energia eólica e nuclear, Comunidades Geraizeiras e a Luta contra a Mineração, Patrimônio e memória no quilombo, e muito mais, o evento reúne os grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos em Agroecologia e Nova Cartografia Social (UFRB), o Grupo de Pesquisa em Ecologia Humana (GPEHA/UNEB); o Laboratório de Estudos sobre Ação Coletiva e Cultura (LACC/UPE), o Grupo de Pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal (ETAPA/UFRN), o Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA/UNIMONTES), e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (UFES). (mais…)

POETA J. C. VAZ DECLAMA POEMAS E FALA SOBRE SEU TRABALHO LITERÁRIO

POETA J. C. VAZ DECLAMA POEMAS E FALA SOBRE SEU TRABALHO LITERÁRIO - tribuna-on

O convidado da LIVE Tribuna ON dessa quarta-feira, dia 20/09/2023, foi o poeta José Carlos Vaz – direto de Santo Antônio de Jesus (BA), o qual falou sobre seu cordel “Vida e morte de Anésia Cauaçú”, sobre os livros “Nas Teclas do Coração”, “Catarse”, “Menino Negro” e “Interstício”. O mesmo declamou vários poemas, respondeu perguntas dos ouvintes e falou sobre sua participação em Festas e Feiras Literárias.

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

Vem aí a 3ª edição da Festa Literária de Aratuípe; programação será lançada nessa sexta (22)

Vem aí a 3ª edição da Festa Literária de Aratuípe; programação será lançada nessa sexta (22) - destaque, aratuipeImagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay

Depois de dois anos de sucesso, a terceira edição da Festa Literária de Aratuípe (FLITA) promete movimentar a região do baixo-sul com uma ampla programação de atividades que valorizam a leitura e a cultura. A programação completa da FLITA, que acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, será anunciada nessa sexta-feira, dia 22 de setembro, no Auditório Municipal Edvaldo Machado Boaventura.

“No ano do Bicentenário da Independência da Bahia, entendemos que tratar da memória, bem como discutir como ela convoca conhecimentos sobre território, povo, culturas e dos nossos saberes tradicionais é uma forma de iluminar o presente e alinhavar o futuro”, avalia a curadora do evento, Meg Heloise. O tema Literatura e Memória norteará as discussões das mesas, conferências e bate-papos, lançamentos de livros.

A Festa Literária de Aratuípe (FLITA) é uma realização da Prefeitura Municipal de Aratuípe e conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Educação. Para o prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos Araújo de Souza, a FLITA é a realização de um grande sonho para a comunidade, um evento de celebrar memórias e construir legado. “Esperamos contar com a participação de muitos estudantes, professores e representantes de instituições educacionais da região, além de todos que são amantes da boa literatura”, disse Souza. (mais…)

Bahia é responsável por 64% do guaraná produzido no Brasil

Bahia é responsável por 64% do guaraná produzido no Brasil - bahiaFoto: Mateus Pereira/ GOVBA

A Bahia, um dos pilares do setor agrícola brasileiro, mantém-se firme como líder na produção de guaraná. O estado registrou, em 2022, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 64% de todo o guaraná colhido no Brasil, com uma safra que alcançou a marca de 1.555 toneladas. O dado demonstra a expertise do Estado com relação a essa cultura, tendo os municípios de Taperoá e Ituberá, no baixo sul, como os principais produtores, abastecendo tanto o mercado interno, quanto o internacional.

O guaraná produzido na Bahia é comercializado em pó ou em grãos. É reconhecido pela sua qualidade, atendendo aos padrões de mercados exigentes, como Alemanha, Itália, França e Estados Unidos. Essa cultura joga papel importante na geração de renda para pequenos e médios produtores instalados na região do baixo sul baiano.

Conforme a pesquisa de preços realizada pela Conab, o valor médio pago ao produtor de guaraná tipo 1 na Bahia, em agosto, situou-se em R$ 50,00/kg, apresentando aumento de 25% na comparação com o mês anterior e de 40,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já para o tipo 2, o quilo estava cotado em R$ 45,00/kg em agosto. Na Bahia, o período de colheita ocorre de outubro a abril e a comercialização de novembro a abril. A expectativa da Conab é por uma demanda firme e com preços pagos ao produtor em alta nos próximos meses, puxados pela entressafra e o início lento da colheita.

ASCOM.

Iaçu: Comerciante que tentou matar fornecedor de xarope é preso

Iaçu: Comerciante que tentou matar fornecedor de xarope é preso - iacuFoto: Divulgação/ Polícia Civil

Um comerciante de Iaçu, no Piemonte Norte do Paraguaçu (BA), acusado de tentar matar um fornecedor foi preso na noite desta terça-feira, dia 19. Segundo o titular da delegacia de Iaçu, Jean Fiúza, o fato ocorreu no mês passado durante uma discussão sobre negociação de preço com um fornecedor de xaropes.

O acusado ainda tentou fugir, mas foi flagrado por câmaras de segurança. Além de confessar a tentativa de homicídio, o comerciante contou que jogou fora o revólver calibre 38 sem registro.

O cumprimento do mandado de prisão foi feito por policiais da delegacia local, com apoio das Coordenadorias Regionais de Itaberaba, Iaçu e Irecê. O homem segue preso nesta quarta-feira, dia 20, à disposição da Justiça.

Fonte: Bahia Notícias.

Polícia Federal reprime contrabando e venda de ouro venezuelano

Polícia Federal reprime contrabando e venda de ouro venezuelano - policia, brasilFoto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, dia 20, a Operação Eldorado, com o objetivo de prender suspeitos de liderarem um esquema de contrabando e venda de ouro venezuelano, extraído de garimpos ilegais.Polícia Federal reprime contrabando e venda de ouro venezuelano - policia, brasilPolícia Federal reprime contrabando e venda de ouro venezuelano - policia, brasil

O esquema que teria movimentado quase R$ 6 bilhões envolve a entrada clandestina do minério, no Brasil, como pagamento pela exportação de alimentos por mercados de Roraima e do Amazonas.

Segundo o inquérito, os principais investigados desse esquema também teriam envolvimento com a exploração clandestina do ouro em Terras Indígenas Yanomami (TIY), e em garimpos espalhados em outros estados brasileiros. (mais…)

Itabuna: Guarda de trânsito é preso por dirigir embriagado e causar acidente

Itabuna: Guarda de trânsito é preso por dirigir embriagado e causar acidente - itabuna, transito Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Um agente de trânsito foi preso após dirigir alcoolizado e causar um acidente em Itabuna, no Sul baiano. O caso ocorreu nesta terça-feira, dia 19, e foi registrado por uma câmera de segurança. Nas imagens é possível ver que o carro dirigido pelo agente de trânsito estava em alta velocidade quando colidiu com outro veículo, que estava estacionado.

No momento do acidente, a rua estava vazia. O carro atingido foi arrastado e subiu a calçada. A frente do veículo ficou destruída. A delegacia da cidade informou que o agente não trabalhava na ocasião. O homem foi levado para a delegacia porque apresentava sinais de embriaguez.

No entanto, ao chegar no local, ele se recusou a fazer o teste do etilômetro [bafômetro]. O agente declarou que tentou desviar de um caminhão, mas o veículo não foi registrado pela câmera que flagrou o ocorrido. (mais…)

Salvador sedia Colóquio Jurídico Interdisciplinar

Salvador sedia Colóquio Jurídico Interdisciplinar - salvadorFoto: Divulgação | Editada pelo Tribuna do Recôncavo

Salvador vai sediar nesta quarta-feira, dia 20, e quinta-feira (21) o I Colóquio Jurídico Interdisciplinar com especialistas e autoridades interessadas em refletir sobre o tema Interlocuções Jurídicas e Sociais.

Com apoio do Azi e Torres Advogados Associados e realização de Elba Braga – Advocacia rídica e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Comissão de direito militar da subseção Camaçari, o evento vai ser presencialmente no Auditório do Wall Street, Paralela a partir de oito horas da manhã com diversas mesas redondas e debates ao longo dos dois dias.

O advogado e sócio do Azi e Torres, José Carlos Torres é um dos especialistas que irá compor a Conferência de abertura com o Tema: Advogando no regime próprio de Previdenciário Social (RPPS) sob a ótica administrativa e previdenciária. (mais…)

Maraú: Turista desaparece após se afogar em praia de destino turístico

Maraú: Turista desaparece após se afogar em praia de destino turístico - marau, destaqueFoto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo

Equipes do Corpo de Bombeiros seguem em busca nesta quarta-feira, dia 20, de um turista que desapareceu em uma praia de Maraú, no Baixo Sul da Bahia. Segundo a prefeitura da cidade, ele estava nesta terça-feira, dia 19, com um grupo de mais três pessoas, quando todos se afogaram.

Após o incidente, os três turistas foram resgatados e levados em seguida para um hospital. Já um homem continuou desaparecido. No grupo de turistas havia uma mulher de Brasília (DF) e dois irmãos de Salvador.

A quarta pessoa não foi identificada. O estado de saúde dos resgatados não foi informado.

Fonte: Bahia Notícias.

Governo e CBF assinam acordo para cruzamento de dados de torcedores

Governo e CBF assinam acordo para cruzamento de dados de torcedores - esporteImage by Michal Jarmoluk from Pixabay

Os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram, nesta quarta-feira, dia 20, um acordo de cooperação técnica para o monitoramento e cruzamento de dados dos torcedores que frequentam os estádios e arenas do país. O projeto Estádio Seguro prevê a implementação de políticas de segurança e controle do público nesses locais. Governo e CBF assinam acordo para cruzamento de dados de torcedores - esporteGoverno e CBF assinam acordo para cruzamento de dados de torcedores - esporte

Com a medida, o governo quer resgatar a ideia de que os estádios são locais de celebração do esporte, diversão e socialização das famílias. Em cerimônia, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, homenageou o futebol brasileiro e lembrou que a Seleção Brasileira de Futebol é um dos símbolos da nacionalidade do Brasil.

“A nossa nação é muito grande, para uni-la é muito difícil. E uma das formas de uni-la, de fortalecer os laços interpessoais, é nós termos a conjugação de narrativas quanto ao passado, projetos quanto ao futuro e símbolos da nacionalidade. Um desses símbolos é a Seleção Brasileira de Futebol. Mesmo que a gente fique mal humorado aqui e acolá, mesmo que a gente não goste de um ou outro aspecto, mas quando chega na Copa do Mundo todo mundo se entusiasma e se une em torno desse símbolo do Brasil”, disse. (mais…)

Feira de Santana: Corpo de homem é liberado após ficar retido por 3 dias em hospital

Feira de Santana: Corpo de homem é liberado após ficar retido por 3 dias em hospital - noticias, feira-de-santanaFoto: Redes sociais

O corpo de um paciente que foi retido por três dias no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana (BA), foi liberado nesta terça-feira, dia 19. Edmundo dos Santos, de 61 anos, teve a morte confirmada no sábado, dia 17 após ser internado com cirrose.

Familiares do idoso afirmaram que não conseguiram providenciar o sepultamento porque a unidade de saúde tinha perdido os documentos do paciente. O enterro deve ocorrer nesta quarta-feira, dia 20, no cemitério Jardim Celestial, em Feira de Santana.

Por meio de nota, o HGCA informou que o paciente não entrou no hospital com os documentos pessoais ou outro tipo de pertence. A unidade informou ainda que, de acordo com a legislação vigente, não pode liberar nenhum corpo sem a documentação. (mais…)

Bebê de 1 ano morre por overdose de fentanil em centro para crianças em Nova York

Bebê de 1 ano morre por overdose de fentanil em centro para crianças em Nova York - mundoImagem de Esi Grünhagen por Pixabay

Uma criança de 1 ano, morreu por overdose de fentanil em Nova York na última sexta-feira, dia 15.

A polícia acredita que o contato dele com a droga tenha acontecido através do tapete de cochilo utilizado por ele no centro para crianças em que ficava durante o dia.

Outras três crianças entre 8 meses e 2 anos foram internadas no hospital após serem expostas ao narcótico.

(mais…)

Polícias Militar, Civil e Federal realizam incursões à procura de traficantes no bairro de Valéria

Polícias Militar, Civil e Federal realizam incursões à procura de traficantes no bairro de Valéria - salvador, bahiaFoto: Alberto Maraux / SSP-BA

As polícias Militar, Civil e Federal seguem no encalço dos traficantes que entraram em confronto, na última sexta-feira (15), no bairro de Valéria. Novos imóveis e outras regiões de mata fechada foram visitados na capital baiana, nesta terça-feira (19).

Foragidos da Justiça, armas e drogas são alvos das forças estaduais e federais. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública segue ativado.

Novas informações sobre os traficantes podem ser enviadas através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O sigilo é garantido.

Bahia Noticias.

Odontomóvel chega a Nova Fátima, Ibirapuá e Itamarajú para atender estudantes e educadores

Odontomóvel chega a Nova Fátima, Ibirapuá e Itamarajú para atender estudantes e educadores - itamaraju, bahiaImagem de mohamed Hassan do Pixabay

O Odontomóvel está em nova rota de atendimento. Na segunda-feira, dia 18, o serviço chegou a escolas estaduais nos  municípios de Pintadas, Lajedão, Lagoa Real, Vera Cruz e Mululu do Morro. E, a partir de quinta-feira (21), também atenderá a estudantes e professores da rede estadual nos municípios de Nova Fátima, Ibirapuá e Itamarajú. O Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, realizado em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), já passou por mais de 108 municípios. A expectativa é atender cerca de 24 mil estudantes só neste mês de setembro.

São ofertados gratuitamente diversos serviços, como avaliação bucal, limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos. Em Lajedão, a estudante Danielle Gomes dos Santos, 15, 1° ano, do Colégio Estadual Professora Neide Soares Borges, ressaltou a importância dessa iniciativa. “O atendimento dos profissionais foi excelente. Eles realizaram uma limpeza nos meus dentes. Acho essa iniciativa necessária, porque o pessoal daqui, muitas vezes, não tem muita condição financeira para ir a um dentista particular. Então, é muito importante esse tipo de atendimento nas escolas”, disse.

Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Todos os serviços são realizados em carretas equipadas como consultórios, com capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe. Os  atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

Confira a programação prevista para os próximos dias: (mais…)

Petrobras anuncia primeira gasolina carbono neutro do Brasil

Petrobras anuncia primeira gasolina carbono neutro do Brasil - brasilFoto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

A Petrobras anunciou o lançamento da Gasolina Petrobras Podium carbono neutro, nesta terça-feira (19), a primeira gasolina do mercado brasileiro a carregar esse título. Isso significa que os gases de efeito estufa emitidos em todas as etapas do ciclo de vida do combustível serão totalmente compensados com ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais.

A Gasolina Petrobras Podium existe desde 2002 e vem sendo aprimorada desde então. É um combustível de alta performance, tem o menor teor de enxofre do mercado e a maior octanagem de fábrica. Dessa forma, melhora o desempenho do veículo, colabora para a eficiência do transporte e reduz a emissão de gases de efeito estufa.

Para agregar o título de carbono neutro ao combustível, a Petrobras informa que recorreu à metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV). Por meio da ACV, são mensurados os gases de efeito estufa emitidos pelo produto, considerando todo o ciclo de vida do combustível, envolvendo extração e produção das matérias-primas, transportes, processamento, distribuição e uso final. Os resultados obtidos foram revisados por um painel de especialistas da consultoria ACV Brasil. (mais…)

Riachão do Jacuípe: Enfermeira que tirou mil pessoas das dívidas disputa vaga de emprego no Serasa

Riachão do Jacuípe: Enfermeira que tirou mil pessoas das dívidas disputa vaga de emprego no Serasa - riachao-do-jacuipe, noticias, bahiaFoto: Divulgação

Determinada a tirar a família das dívidas após um rombo financeiro quando o pai adoeceu, a baiana Lai Santiago partiu de Riachão do Jacuípe rumo a Brasília, em 2011. De lá para cá, formou-se em Enfermagem na Universidade de Brasília e em Economia Comportamental pela ESPM, e, com conhecimentos de cuidado e planejamento financeiro, já tirou mais de mil pessoas do vermelho. Agora, ela disputa uma vaga de emprego no Serasa e depende do voto popular para ganhar R$100 mil e ter a chance de rodar o país ajudando mais gente.

Lai é uma das 50 semifinalistas do Emprego dos Sonhos, concurso do Serasa que busca um criador de conteúdo para viajar pelo Brasil com um caminhão da instituição, para dialogar sobre educação financeira com as comunidades locais. Desde que o projeto começou, em 2018, já foram mais de R$50 milhões em negociações de dívidas.

O criador de conteúdo será escolhido através de processo seletivo no site de inscrição e assinará um contrato no valor de R$100 mil. Para alcançar esse objetivo, ela depende do voto popular para ganhar o prêmio e o emprego, e diz contar com o apoio dos conterrâneos baianos para isso. A votação vai até o próximo domingo, dia 24 de setembro. Para ajudar Lai a alcançar o emprego dos sonhos, basta acessar o seguinte link, fazer login ou criar uma conta no site do Serasa e votar: serasa.com.br (mais…)

Produção de algodão da Bahia deve superar em 15% a safra anterior

Produção de algodão da Bahia deve superar em 15% a safra anterior - bahiaPhoto by Giovanna Karla (givi) on Unsplash

A produção de algodão em pluma da Bahia deve alcançar 598 mil toneladas na safra 2022/2023, 15% a mais que a safra anterior. A área dedicada à cultura aumentou quase cinco mil hectares no período. A produtividade, que relaciona as toneladas colhidas por hectare, teve aumento de 13%. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de estudos do Banco do Nordeste.

O economista do Etene, Jackson Coêlho, explica os motivos dos incrementos de área e de produtividade no estado. “O aumento da área resulta do crescimento de cultivos irrigados. Em locais anteriormente ocupados por milho, e em menor grau, parte das áreas de sequeiro foram substituídas por soja, para aproveitar melhores oportunidades de mercado. Já o aumento da produtividade é devido à melhor distribuição das chuvas durante o plantio e o clima auxiliou as atividades de colheita em andamento, com a redução das chuvas e baixa umidade”, esclarece.

Maior exportador da região tanto em valor como em volume, a Bahia responde por quase 70% de participação nas exportações do produto. No acumulado de janeiro a junho de 2023, as exportações baianas alcançaram 53,4 mil toneladas de algodão em pluma e o montante de 99,2 milhões de dólares. (mais…)

SAJ: Homem é esfaqueado por companheira

SAJ: Homem é esfaqueado por companheira - saj, destaqueFoto: Vaner Casaes/ AGECOM

Um homem de 26 anos foi esfaqueado pela própria companheira em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. O fato aconteceu na última segunda-feira, dia 18, na localidade do Salto da Onça.

V.S.J. contou que tudo aconteceu por motivos de ciúme após sua esposa ver algumas mensagens em seu celular. V.S.J. foi socorrido e levado para o Hospital Regional, onde foi atendido e ficou em observação.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

DAVID LUCCA CANTOU O MELHOR DO SERTANEJO E DO MODÃO

DAVID LUCCA CANTOU O MELHOR DO SERTANEJO E DO MODÃO - tribuna-on

O convidado da LIVE Tribuna ON dessa terça-feira, dia 19/09/2023, foi o cantor e compositor David Lucca – direto de Santa Luz, em Minas Gerais, o qual cantou o melhor do sertanejo e do modão.

Davi cantou “MAUS BOCADOS” de Cristiano Araújo, “PRA SEMPRE” (autoral), “DEGRAU NA ESCADA” de Zé Henrique, Sérgio Knust, Marcelão e Carlos Colla”, “PÁGINA DE AMIGOS” de Althair & Alexandre, entre outras.

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

Padre Daniel e Robelia convidam jovens para o Encontrão da PJ que será realizado em Castro Alves

Padre Daniel e Robelia convidam jovens para o Encontrão da PJ que será realizado em Castro Alves - noticias, castro-alvesNa foto, Lelis Fernandes, Pe.Daniel e Robelia | Crédito: Fábio Souza

O programa Falando Alto na Clube FM – 92,7 – recebeu nessa terça-feira, dia 19, as presenças do Padre Daniel Bitencourt e da leiga Robelia Brito. Ambos falaram sobre os 50 anos da Pastoral da Juventude (PJ) no Brasil e sobre os preparativos para o Encontrão da PJ que será realizado pela Diocese de Amargosa na cidade de Castro Alves (BA) no próximo domingo, dia 24.

O evento terá como tema “Pastoral da Juventude 50 anos: do Sertão ao Recôncavo, do Vale ao Litoral, ecoamos Memória, Esperançar e Missão em Defesa da Vida das Juventudes”. O encontrão será realizado no Santuário de Santa Dulce dos Pobres com a seguinte programação:

8h acolhida das caravanas, 9h apresentações das paróquias, 10:30 missa presidida por Dom Juraci Gomes de Oliveira, 15h caminhada com trio e 17h envio. Prepare sua caravana e venha celebrar conosco. Organização: Pastoral da Juventude da Diocese de Amargosa.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

MinC divulga lista de escolhidos para Mercado de Indústrias Criativas

MinC divulga lista de escolhidos para Mercado de Indústrias Criativas - economiaImagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou a lista dos 260 empreendedores culturais e criativos que foram selecionados para participar do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que ocorrerá em Belém, no Pará, de 8 a 12 de novembro de 2023. Além de comportar atividades que abrangem negócios, formação e cultura, o evento também oferece oportunidades de negociação e apresentações artísticas com fins comerciais.MinC divulga lista de escolhidos para Mercado de Indústrias Criativas - economiaMinC divulga lista de escolhidos para Mercado de Indústrias Criativas - economia

O MICBR tem por objetivo promover a cultura brasileira nacional e internacionalmente, por meio do apoio dos setores criativos, bem como consolidar empreendimentos e profissionalizar empreendedores culturais. Na visão do MinC, a economia criativa deve ser considerada como um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do país.

Das 260 vagas, 99 foram preenchidas por participantes do interior dos estados, dos quais 78 são vendedores e 21 compradores, com 24 das 27 unidades federativas sendo contempladas. A composição dos selecionados que declararam gêneros é composta por: 109 mulheres, 101 homens e sete pessoas não binárias. (mais…)

SAJ: Prefeitura realiza Audiência Pública Digital até dia 29 de setembro

SAJ: Prefeitura realiza Audiência Pública Digital até dia 29 de setembro - saj, destaqueImage by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay

Representada pelo chefe do executivo municipal, Genival Deolino, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), informa à população que está realizando, até o dia 29 de setembro, uma Audiência Pública Digital, para apresentação e discussão da proposta da LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA 2024.

Intuito da audiência supracitada é cumprir os princípios da transparência e da publicidade que regem a administração pública, amparado no art. 48 e no seu Parágrafo Único da Lei Complementar n° 101/2000.

O poder executivo municipal reforça o seu compromisso com a transparência e responsabilidade com a coisa pública e convida toda a população para participar da audiência que pode ser acessada através do link: https://forms.gle/dbTjHKBWVoVCETJf8.

Fonte: Ascom PMSAJ.

Mudança climática e desigualdade são principais desafios globais, segundo Lula

Mudança climática e desigualdade são principais desafios globais, segundo Lula - politicaFoto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, dia 19, que o combate às mudanças climáticas e à desigualdade são os principais desafios a serem vencidos pelos líderes mundiais. Ao abrir o debate de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, ele lembrou da primeira vez que participou do evento, em 2003.Mudança climática e desigualdade são principais desafios globais, segundo Lula - politicaMudança climática e desigualdade são principais desafios globais, segundo Lula - politica

“Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade. Naquela época, o mundo ainda não havia se dado conta da gravidade da crise climática. Hoje, ela bate às nossas portas, destrói nossas casas, nossas cidades, nossos países, mata e impõe perda e sofrimento aos nossos irmãos, sobretudo aos mais pobres”, disse Lula.

Ele expressou condolências às vítimas do terremoto no Marrocos e das tempestades que atingiram a Líbia e o estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. (mais…)

Jequié: Foragido por homicídio, homem foi preso quando viajava de ônibus

Jequié: Foragido por homicídio, homem foi preso quando viajava de ônibus - jequie, campo-formosoFoto: PRF

Um homem foragido da Justiça por matar uma pessoa em Campo Formoso, no Piemonte Norte do Itapicuru (BA), em 2020 foi preso na manhã desta terça-feira, dia 19. O homem foi flagrado quando viajava em um ônibus que passava por um trecho da BR-116 de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, que tinha saído do Rio de Janeiro (RJ) para Sobral (CE), foi parado para fiscalização. Na abordagem, os policiais rodoviários federais descobriram o mandato de prisão contra um dos passageiros.

O documento tinha sido expedido em setembro de 2020. Após o flagrante, o homem foi preso e encaminhado a uma delegacia de Jequié.

Fonte: Bahia Notícias.

Consumo de bens industriais no país cai 2,5% em julho

Consumo de bens industriais no país cai 2,5% em julho - economiaImagem de Igor Ovsyannykov por Pixabay

O consumo aparente de bens industriais recuou 2,5% em julho deste ano no país, na comparação com o mês anterior. Dado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta terça-feira, dia 18, mostra parcela da produção industrial brasileira e das importações voltadas ao mercado doméstico. Consumo de bens industriais no país cai 2,5% em julho - economiaConsumo de bens industriais no país cai 2,5% em julho - economia

A queda veio após alta de 1,4% em junho deste ano. O indicador também teve quedas de 5,2% na comparação com julho de 2022, de 2,6% no ano e de 1,1% em 12 meses.

A queda na passagem de junho para julho deste ano foi puxada pelo consumo de bens industriais nacionais, que recuou 3,5% em julho. Já o consumo de bens importados cresceu 0,2%. (mais…)

Itabuna: Homem é preso em flagrante após empurrar companheira de prédio

Itabuna: Homem é preso em flagrante após empurrar companheira de prédio - itabuna, destaqueFoto: Divulgação/ Polícia Civil

Um homem foi preso acusado de empurrar a companheira do primeiro andar de um imóvel de Itabuna, no Sul da Bahia. O fato ocorreu nesta segunda-feira, dia 18, no bairro Nossa Senhora. Segundo a Polícia Civil, a vítima disse que foi empurrada após uma discussão.

O Conselho Tutelar de Itabuna informou que a vítima foi levada para o Hospital de Base do município, onde deve passar por uma cirurgia no tornozelo. Não há mais informações sobre o estado de saúde dela. Ainda segundo o órgão, o casal tem dois filhos, e o homem tinha um histórico de agressão contra a vítima. A informação não foi confirmada pela vítima.

Após o caso, as crianças ficaram sob responsabilidade de uma amiga da mãe. O acusado, que foi autuado em flagrante por lesão corporal dolosa, no âmbito da Lei Maria da Penha, segue detido nesta terça-feira, dia 19, na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itabuna. O motivo da discussão ainda não foi esclarecido.

Fonte: Bahia Notícias.

Agenda 2030 pode ser “maior fracasso” da ONU, diz Lula

Agenda 2030 pode ser “maior fracasso” da ONU, diz Lula - politicaImagem de 995645 por Pixabay

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, dia 19, que a agenda de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) pode se tornar o maior fracasso da entidade. Ao abrir o debate geral de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Lula disse que a desigualdade é o principal desafio da humanidade e, para superá-la, “a fome, a pobreza, a guerra, o desrespeito ao ser humano” precisam inspirar indignação nos líderes políticos.Agenda 2030 pode ser “maior fracasso” da ONU, diz Lula - politicaAgenda 2030 pode ser “maior fracasso” da ONU, diz Lula - politica

Lula defendeu uma reforma no sistema de governança global e disse que a comunidade internacional está mergulhada “em um turbilhão de crises múltiplas e simultâneas”. O presidente citou a pandemia da covid-19, a crise climática e as inseguranças alimentar e energética, que, segundo ele, são ampliadas por “crescentes tensões geopolíticas”.

“Se tivéssemos que resumir em uma única palavra esses desafios, ela seria desigualdade. A desigualdade está na raiz desses fenômenos ou atua para agravá-los. A mais ampla e mais ambiciosa ação coletiva da ONU voltada para o desenvolvimento, a Agenda 2030, pode se transformar no seu maior fracasso. Estamos na metade do período de implementação e ainda distantes das metas definidas. A maior parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável caminha em ritmo lento”, disse Lula. (mais…)

SAJ: Prefeitura divulga link para acesso ao resultado final do concurso para ACS

SAJ: Prefeitura divulga link para acesso ao resultado final do concurso para ACS - saj, destaqueImagem por Karolina Grabowska de Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) divulgou o link para que todos os munícipes que participaram do concurso para Agente Comunitário de Saúde (ACS) possam conferir o resultado final do certame.

O resultado foi divulgado, na última segunda-feira, dia 18, pelo site oficial da banca responsável pelo concurso e pode ser acessado através do link: fundacaocefetbahia.org.br.

O poder executivo municipal reforça que todas as ações e etapas que envolveram o concurso foram amplamente divulgadas, proporcionando o máximo de transparência e lisura ao certame.

Fonte: Ascom PMSAJ.

SAJ: 18 novas viaturas são entregues para o Policiamento do Recôncavo

SAJ: 18 novas viaturas são entregues para o Policiamento do Recôncavo - saj, destaqueFoto: Luciano Almeida

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 18, na Praça Padre Mateus, em Santo Antônio de Jesus (BA), a entrega de 18 novas viaturas para o Comando de Policiamento da Região Recôncavo (CPRR). Seis destes veículos foram direcionados para Santo Antônio de Jesus. O Comandante do CPRR, Coronel Souza Júnior, presidiu a solenidade e entregou, de forma simbólica, as chaves das novas viaturas para os representantes dos municípios que fazem parte do Comando Recôncavo.

Para o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, receber as 6 viaturas é um ganho muito grande, pois, os novos equipamentos ajudarão a combater o crime organizado.

“O trabalho preventivo que estamos realizando no município tem surtido efeito, temos investido intensivamente em educação, cultura, esporte e lazer, oferecendo novas perspectivas e tirando esses jovens da rua. Este trabalho, somado ao da Polícia Militar e Civil, já favoreceu a diminuição de cerca de 80% de mortes violentas em 2023, em comparação com 2022. Seguiremos trabalhando, para que estes índices continuem caindo e a nossa cidade esteja cada vez mais segura”, finalizou Deolino.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom PMSAJ.

Alunos do IFBaiano desenvolvem cinto que detecta queda de idosos

Alunos do IFBaiano desenvolvem cinto que detecta queda de idosos - noticias, bahiaFoto: Divulgação

As quedas entre idosos representam uma preocupação crescente em todo o mundo, uma vez que podem resultar em lesões graves e complicações de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o índice é de uma queda a cada três pessoas com mais de 65 anos. Identificar de maneira rápida o acidente com um idoso é primordial para salvá-lo, por isso os alunos do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Duílio Jéferson, Larissa Almeida, Maria Eduarda e Yasmim Freitas, sob a orientação de Woquiton Lima, elaboraram, utilizando Internet das Coisas (IoT), um cinto que detecta tombos.

Larissa Almeida explica quais são os funcionamentos da tecnologia desenvolvida pela equipe. “O sistema funciona a partir de um cinto equipado com um dispositivo de detecção de quedas e rastreamento de localização. As informações obtidas pelo dispositivo são enviadas pela internet para um website que criamos, permitindo que o cuidador do idoso receba notificações imediatas em caso de acidente, bem como monitore em tempo real a localização do idoso”.

Os alunos criaram o sistema porque identificaram que muitos idosos ficam sozinhos e que essa é uma maneira de seus responsáveis saberem o que está acontecendo em tempo real. “Um tombo pode ser fatal pelo fato de não haver alguém por perto para socorrê-los. Com nosso sistema, o responsável pelo idoso pode acompanhá-lo por meio da internet e receber notificações sempre que ocorrer uma queda. Assim, ele pode imediatamente mandar ajuda para o local”, afirma Larissa. (mais…)

Cairu e Valença recebem EPIs para Limpeza de Praias afetadas por mancha de óleo

Cairu e Valença recebem EPIs para Limpeza de Praias afetadas por mancha de óleo - valenca, destaque, cairuFoto: Divulgação/Inema

O Governo do Estado realizou a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no último sábado, dia 16, para as prefeituras de Cairu e Valença (BA). A medida visa apoiar as operações de limpeza das praias afetadas pela persistente mancha de óleo no litoral da Bahia, abrangendo a Área de Proteção Ambiental do Guaibim e a APA Tinharé Boipeba.

Eduardo Topázio, diretor de fiscalização do Inema, ressaltou a importância dos EPIs: “Esses equipamentos garantirão um trabalho seguro e eficiente, protegendo os profissionais envolvidos na remoção deste resíduo que alcançou nossas praias. Dentre os itens fornecidos estão: big bag, bota em PVC, boné árabe, bloqueador solar, camisa UV, espátula de aço, pá e sacos plásticos.

O reaparecimento das manchas de óleo nas praias baianas nos últimos dias levou as autoridades ambientais do estado a reforçarem as medidas de prevenção. Na quinta-feira (14), um encontro em Salvador abordou estratégias de enfrentamento desse novo episódio, incluindo a definição de um cronograma de ações para cada instituição envolvida. (mais…)

PSICÓLOGA BIANCA REIS FALOU SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

PSICÓLOGA BIANCA REIS FALOU SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO - tribuna-on

A convidada da LIVE Tribuna ON dessa segunda-feira, dia 18/09/2023, foi a Psicóloga Bianca Reis – direto de Salvador (BA), a qual abordou o tema “PREVENÇÃO AO SUICÍDIO”.

Para ela, falar sobre suicídio, embora ainda seja um tabu, é uma das formas de evitar que esse ato de extremo desespero aconteça.

Dra. Bianca é Mestra em Família, Pós graduada em Psicoterapia Analítica Clínica e Pós graduada em Estimulação Precoce.

Siga @psicologabiancareis no Instagram !

ASSISTA A LIVE:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

São Miguel das Matas: Paula Cristina fala sobre sua participação nos jogos escolares brasileiros

São Miguel das Matas: Paula Cristina fala sobre sua participação nos jogos escolares brasileiros - sao-miguel-das-matas, esporte, destaque, bahiaFoto: Arquivo Pessoal | Editada pelo Tribuna do Recôncavo

A atleta de natação Paula Cristina Silva de Jesus, que tem raízes em São Miguel das Matas, especialmente da região do Ponto da Serra, participou dos jogos escolares brasileiros da juventude.

Mesmo em meio a tantas dificuldades, a atleta ressaltou a alegria do aprendizado que irá levar para vida inteira.

O próximo compromisso de Paula será o Campeonato Norte e Nordeste de Natação, troféu Walter Figueredo Silva, em Fortaleza, Ceará, nos dias 27 setembro a 01 de outubro.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Confira o vídeo de Paula: (mais…)

IPVA e licenciamento 2023: Motoristas devem ficar atentos ao calendário de vencimentos

IPVA e licenciamento 2023: Motoristas devem ficar atentos ao calendário de vencimentos - brasilBR-101 em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e Licenciamento são tributos anuais que garantem a regularidade do veículo para trafegar em vias públicas. Os motoristas devem ficar atentos aos prazos de pagamento estipulados, pois as datas variam de acordo com o final da placa de cada veículo.

Com mais de 4 milhões de veículos, a Bahia é o estado com a maior frota da região Nordeste do Brasil. A Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, traz informações sobre o calendário de pagamento na Bahia e sobre como pagar esse tributo. Confira a data de vencimento nesse estado:

IPVA 2023

28/09 – 3ª Parcela | Placas final 9

28/09 – 4ª Parcela | Placas final 7

28/09 – 5ª Parcela | Placas final 5

28/09 – Cota Única | Placas final 5

29/09 – 3ª Parcela | Placas final 0

29/09 – 4ª Parcela | Placas final 8

29/09 – 5ª Parcela | Placas final 6

29/09 – Cota Única | Placas final 6

Licenciamento 2023

28/09 – BA | Licenciamento | Placas final 5

29/09 – BA | Licenciamento | Placas final 6

Fonte: Zapay.

Cruz das Almas: SAC registra aumento nos atendimentos

Cruz das Almas: SAC registra aumento nos atendimentos - noticias, cruz-das-almas, bahiaImagem ilustrativa | Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

O Ponto SAC Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, registrou um aumento significativo na prestação de serviços à população. Com menos de um mês em funcionamento, desde sua reinauguração no dia 28 de agosto, até o momento atual, já foram realizados 2.475 atendimentos, com destaque para a inclusão de 108 novos serviços disponibilizados, incluindo as recém-inauguradas unidades do Detran e Embasa que realizaram respectivamente 520 e 676 atendimentos, totalizando 1.196, o que representa o aumento de 48,3% do volume total de prestação de serviços na unidade.

Nilza Rios, diretora operacional da Rede SAC, reforça a importância da ampliação desses atendimentos e reflete que o resultado disso foi o aumento na adesão dos cidadãos aos novos e aos serviços já ofertados. “O Detran passou a oferecer 65 serviços adicionais, enquanto a Embasa acrescentou 43 serviços. Essa ampliação no leque de serviços demonstra o compromisso da Rede SAC em atender às necessidades variadas da comunidade, tornando-se um ponto de referência para uma gama diversificada de serviços essenciais em um único local”, explicou.

Dentre os serviços mais demandados desde a reinauguração, destacam-se a “Renovação de Habilitação”, a “Reabertura de Ligação” e o “Parcelamento de Débitos”. A reinauguração do Ponto SAC Cruz das Almas não apenas trouxe um novo visual para as instalações. A mudança estrutural e o incremento de novas unidades parceiras aumentaram a capacidade mensal de atendimento em mais de 150%. (mais…)

Bahia é destaque em saldo de empregos entre as MPEs no acumulado de seis meses

Bahia é destaque em saldo de empregos entre as MPEs no acumulado de seis meses - bahiaFoto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A Bahia foi o estado com maior saldo de empregos gerados pelas micro e pequenas empresas no Nordeste, no acumulado dos primeiros seis meses do ano, somando 34.549 postos de trabalho entre admissões e demissões ocorridas no segmento. É o que aponta publicação do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área do Banco do Nordeste responsável por pesquisas sobre a região.

Segundo o Etene, as micro e pequenas empresas geraram 122.814 novos postos de trabalho com carteira assinada e a Bahia foi responsável por 28,1% destes. O Etene avaliou também o impacto dos financiamentos realizados pelo BNB no mesmo período e registrou que o crédito contratado com as empresas baianas daqueles portes contribuiu para manutenção ou geração de cerca de 14,8 mil empregos.

“O estudo do Etene confirma a importância da atuação do Banco do Nordeste na Bahia e demonstra a relação direta entre as oportunidades de crédito para o setor produtivo e a geração de emprego e renda, especialmente quando se trata de micro e pequenas empresas, um dos públicos prioritários para o BNB”, afirma o superintendente estadual do BNB na Bahia, Pedro Lima Neto.

(mais…)

Cachoeira recebe Projeto Educação Continuada

Cachoeira recebe Projeto Educação Continuada - noticias, cachoeira, bahiaFoto: Alberto Coutinho/ GOV-BA

A comunidade escolar da cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, conheceu na tarde desta segunda-feira, dia 18, a metodologia do projeto de Educação Continuada, desenvolvido pela Bracell em municípios de sua área de influência na Bahia. O Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede ocorreu na Estação Ferroviária e, na ocasião, a comunidade escolar composta pela gestão pública, gestores da Educação, coordenadores pedagógicos, professores, pais e estudantes conheceram a proposta do projeto, realizado em parceria municipal com a prefeitura e com suporte técnico do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).

Fábio Góis Barbosa, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, destaca que o Projeto de Educação Continuada contribui para o fortalecimento da educação básica, com foco na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. “O primeiro passo do projeto é a escuta ativa da comunidade escolar para entender os desafios da educação municipal e qual é a educação que todos desejam para que todos os entes da comunidade tenham condições de participar do processo de educar”, salienta.

Atualmente, o projeto está presente em 12 municípios baianos: Acajutiba, Alagoinhas, Aramari, Araçás, Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe, Itanagra, Ouriçangas, Jandaíra, Santo Amaro e Cachoeira. Em todos, a iniciativa tem colaborado para melhorar a aprendizagem de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, contribuindo para a melhoria de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um condutor de política pública em prol da educação no país. (mais…)

Ex-prefeita no Ceará é eleita nova diretora de Administração do Banco do Nordeste

Ex-prefeita no Ceará é eleita nova diretora de Administração do Banco do Nordeste - brasilFoto: Arquivo Pessoal

O Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) elegeu no dia 14 de setembro, a executiva Ana Teresa Barbosa de Carvalho como nova diretora de Administração.

Com experiência em gestão pública, a nova gestora do banco foi prefeita de Jaguaruana (CE), tendo atuado também como secretária do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, presidente do Instituto Agropolos do Ceará e coordenadora administrativa financeira da Agropaulo Agroindústria S/A.

Com a eleição do dia 14, a Diretoria Executiva do Banco do Nordeste passará a ter a seguinte composição: Ana Teresa Barbosa de Carvalho, Anderson Aorivan da Cunha Possa, João Monteiro da Franca Neto, José Aldemir Freire, Thiago Alves Nogueira, Wanger Antonio de Alencar Rocha e Paulo Henrique Saraiva Câmara.

ASCOM.

Eunápolis: Funcionários de frigoríficos são levados para hospital após vazamento de gás

Eunápolis: Funcionários de frigoríficos são levados para hospital após vazamento de gás - eunapolis, destaqueImagem de Mimzy por Pixabay

Pelo menos dez funcionários de um frigorífico de abate de frangos em Eunápolis, na Costa do Descobrimento (BA), deram entrada em um hospital após passarem mal depois de um vazamento de amônia. O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 18.

O fato ocorreu com trabalhadores da empresa Naturaves, situada às margens da BR-101. A companhia informou que não houve explosão, e o vazamento de gás foi localizado. As vítimas foram levadas pelo Samu e por veículos da empresa ao Hospital Regional.

Ainda segundo informações, a empresa anunciou que as atividades serão retomadas nesta terça-feira, dia 19. A área afetada pelo vazamento foi completamente isolada e está atualmente em processo de neutralização. A companhia também deve fazer uma revisão adicional para poder assegurar condições seguras de acesso ao local.

Fonte: Radar News via Bahia Notícias.

Alunos de medicina ficam pelados e simulam masturbação durante jogo de vôlei feminino em campeonato universitário em SP

Alunos de medicina ficam pelados e simulam masturbação durante jogo de vôlei feminino em campeonato universitário em SP - educacao, crimes, brasilFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Estudantes do curso de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa) ficaram pelados e simularam uma masturbação durante um jogo de vôlei feminino de um campeonato universitário.

Nas redes sociais, os vídeos foram compartilhados afirmando que os estudantes simularam uma masturbação coletiva no campeonato Intermed, que ocorreu no último final de semana.

Segundo apuração, entretanto, o caso ocorreu em abril, no torneio Calo 2023, em São Carlos, no interior do estado, mas ganhou repercussão neste domingo, dia 17, após um vídeo de repúdio ao ato viralizar nas redes sociais.

(mais…)

Jaguarari: Ex-companheiro é suspeito de matar mulher com golpes de faca; vítima tinha medida protetiva até maio deste ano

Jaguarari: Ex-companheiro é suspeito de matar mulher com golpes de faca; vítima tinha medida protetiva até maio deste ano - jaguarariFoto: Divulgação/ SSP

Uma mulher foi morta com golpes de faca, na madrugada desta segunda-feira, dia 18, no município de Jaguarari, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Edivania Rodrigues dos Santos, de 46 anos. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro, que não teve o nome divulgado pela polícia.

Edivania Rodrigues tinha uma medida protetiva contra o suspeito de maio deste ano. No mês de julho, ela desistiu da representação contra o homem, de acordo com os registros do Fórum do município.

O crime aconteceu no Povoado de Santa Rosa de Lima. Conforme a Polícia Civil, o filho do casal, um adolescente de 16 anos, também foi ferido durante a ação, após tentar desarmar o suspeito. Não há informações sobre o estado de saúde do jovem, que deve ser ouvido por policiais na terça-feira, dia 19.

O corpo de Edivania Rodrigues foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Juazeiro. O caso é investigado pela Polícia Civil de Jaguarari.

Fonte: G1.

Mercado eleva para 2,89% projeção de crescimento da economia em 2023

Mercado eleva para 2,89% projeção de crescimento da economia em 2023 - economiaFoto: Antonio José/ Agencia Brasil

Pela quarta semana seguida, a previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu, passando de 2,64% para 2,89%. A estimativa está no boletim Focus desta segunda, dia 18, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.Mercado eleva para 2,89% projeção de crescimento da economia em 2023 - economiaMercado eleva para 2,89% projeção de crescimento da economia em 2023 - economia

Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) é de crescimento de 1,5%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,95% e 2%, respectivamente.

Superando as projeções, no segundo trimestre do ano a economia brasileira cresceu 0,9%, na comparação com os primeiros três meses de 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 3,4%. (mais…)

Luís Eduardo Magalhães: Mulher morre após ser arremessada para fora do carro em acidente; bebidas foram encontradas, diz órgão de trânsito

Luís Eduardo Magalhães: Mulher morre após ser arremessada para fora do carro em acidente; bebidas foram encontradas, diz órgão de trânsito - luis-eduardo-magalhaes, transito Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Uma mulher de 49 anos morreu após o motorista perder o controle do veículo e capotar, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na noite de domingo, dia 17. A vítima foi identificada como Marivete Escobar. O motorista da caminhonete sofreu ferimentos na coluna e no joelho, mas não teve o estado de saúde divulgado.

De acordo com a Superintendência de Transporte (Sutrans) da região, o caso foi registrado no bairro Jardim Alvorada. Agentes foram até o local e encontraram a vítima na pista, sem sinais vitais. No veículo foram encontradas garrafas de bebidas alcoólicas.

Em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi realizado um teste de etilômetro no motorista e houve indicativo de ingestão de bebida alcoólica.

(mais…)

Governo apresenta Novo PAC a diplomatas estrangeiros

Governo apresenta Novo PAC a diplomatas estrangeiros - economiaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, participou, nesta segunda-feira, dia 18, da cerimônia de apresentação do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ao corpo diplomático, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ao destacar as potencialidades de investimentos no Brasil, ele citou ainda o bom momento da economia do país e o compromisso do governo com a estabilidade política.

“São inúmeras oportunidades de investimento, parceria, comércio exterior, nós somos o quinto maior país do mundo em extensão territorial, temos 5.570 municípios. Um município, Altamira [PA], é maior que Portugal”, disse, explicando sobre as necessidades estruturais do país. “E o mais importante: democracia. Democracia atrai investimento, segurança jurídica, regras estáveis para investimento”, afirmou.

Com a apresentação do programa ao corpo diplomático – representantes oficiais de outros países no Brasil – o governo busca alcançar as empresas e fundos de investimentos internacionais. De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o objetivo é estimular a formação de consórcios envolvendo empresas nacionais e estrangeiras. (mais…)

Seabra: Caminhão com 15 toneladas de cebola sem nota fiscal é apreendido

Seabra: Caminhão com 15 toneladas de cebola sem nota fiscal é apreendido - seabraFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

Uma carreta carregada com 15 toneladas de cebola foi apreendida na tarde deste domingo, dia 17, em Seabra, na Chapada Diamantina (BA). O material era transportado sem nota fiscal, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia. Uma equipe fiscalizava na altura do km 408 quando pararam uma carreta Volvo.

Na abordagem, o motorista, de 56 anos, não apresentou a nota fiscal da carga de hortaliça. Diante do caso, a ocorrência foi encaminhada para a Secretaria de Fazenda Estadual (Sefaz/BA) que ficou responsável pelos procedimentos administrativos, o que incluí pagamento do imposto sonegado e multas.

A PRF adverte que toda operação de circulação de mercadoria ou prestação de serviço deve ser acompanhada de documento fiscal comprobatório. A nota fiscal também possibilita a checagem da procedência e idoneidade da carga, além de permitir a fiscalização do excesso de peso nas rodovias.

Fonte: Bahia Notícias.

Governo emitirá títulos verdes na Bolsa de Nova York

Governo emitirá títulos verdes na Bolsa de Nova York - economiaFoto: José Cruz/ Agência Brasil

O governo brasileiro emitirá títulos verdes, com o objetivo de captar US$ 2 bilhões – cerca de R$ 10 bilhões, na cotação atual – na Bolsa de Nova York. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o valor ainda não está definido, uma vez que a palavra final será do Tesouro Nacional, dependendo, também, do interesse a ser despertado nos investidores estrangeiros. A ideia é a de usar esses recursos no financiamento de projetos ambientalmente sustentáveis.Governo emitirá títulos verdes na Bolsa de Nova York - economiaGoverno emitirá títulos verdes na Bolsa de Nova York - economia

Haddad encontra-se em Nova York, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa da abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Lula e alguns de seus ministros têm se reunido com empresários e com autoridades do governo norte-americano. Nesses encontros, o governo brasileiro tem buscado atrair o interesse do investimento estrangeiro para projetos sustentáveis. Haddad disse ter concluído um road show em 36 eventos diferenciados. (mais…)

Muniz Ferreira: Polícia fecha rinha de galos; duas pessoas são presas

Muniz Ferreira: Polícia fecha rinha de galos; duas pessoas são presas - muniz-ferreira, destaqueFoto: Muniz Ferreira

A Polícia Militar fechou uma rinha de galos na manhã deste domingo, dia 17, na localidade do Onha, em Muniz Ferreira (BA). Durante rondas, uma guarnição da 3ª Companhia Independente da PM deparou-se com uma movimentação de pessoas na prática de maus-tratos a animais.

Com a chegada da PM, algumas pessoas evadiram e, com dois indivíduos, organizadores do evento, foram encontrados esporas, serras de espora, protetor de bico, tesoura de poda, capanga para galos e três animais. Os materiais e os animais foram apreendidos e os dois indivíduos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados por maus-tratos a animais.

A rinha de galos é uma prática ilegal e cruel que causa sofrimento aos animais. O ato de promover ou participar de uma rinha de galos é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com pena de três a cinco anos de prisão.

Fonte: Blog do Valente.

Blindados da Polícia Federal chegam a Salvador

Blindados da Polícia Federal chegam a Salvador - salvador, bahiaFoto: PF / Divulgação / CP

Três novos veículos blindados da Polícia Federal (PF) desembarcaram na capital baiana neste domingo, dia 17, vindos em um navio da Marinha do Brasil, como parte de uma operação de combate às facções criminosas na Bahia. Além disso, policiais federais do Rio de Janeiro estão a caminho de Salvador e devem reforçar as equipes que já atuam na cidade.

Os veículos blindados chegaram à tarde e estão prontos para serem utilizados nas incursões da PF nos bairros de Salvador. De acordo com o Alô Juca, policiais federais do Rio estão em deslocamento para a capital baiana e devem chegar nas próximas horas. Esses agentes irão se juntar às equipes do Comando de Operações Táticas (COT) que já estão em ação na cidade.

Bahia Noticias.

SAJ: Homem morre durante ação policial na Marieta Martins

SAJ: Homem morre durante ação policial na Marieta Martins - saj, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem conhecido como “Leo”, residente na Marieta Martins, conhecido como Bairro da Rádio Clube, em Santo Antônio de Jesus (BA), morreu na noite desse domingo, dia 17, durante uma operação policial realizada pela RONDESP Recôncavo. “Leo” chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos, evoluindo a óbito.

Fonte: Tribuna do Recôncavo.

Vitória supera o Avaí no Barradão e retoma a ponta da Série B

Vitória supera o Avaí no Barradão e retoma a ponta da Série B - esporteFoto: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória conseguiu dar uma resposta positiva após a goleada de 6 a 0 sofrida para o CRB na rodada anterior da Série B do Campeonato Brasileiro. Com mais de 24 mil pessoas no Barradão, o Rubro-Negro venceu o Avaí nesse domingo, dia 17, pelo placar de 3 a 0 com dois gols de Léo Gamalho.

Com o resultado, o Vitória chegou aos 52 pontos e segue na liderança da competição, abrindo uma vantagem de 5 pontos para o Juventude, que é o quinto colocado e de dois pontos para Guarani e Sport, que também dividem o G-4 com o Criciúma.

O Vitória volta a campo nesta sexta-feira (22), para enfrentar o Ituano, às 21h30, fora de casa, enquanto o Avaí joga contra o Juventude, na segunda-feira (25).

Fonte: Galaticos Online

Santo Antonio Karatê Clube sagra-se campeão geral da Taça Jion de Karatê Olímpico

Santo Antonio Karatê Clube sagra-se campeão geral da Taça Jion de Karatê Olímpico - saj, noticias, esporteFoto: Divulgação

O Santo Antonio Karatê Clube (S.A.C.K) participou no último sábado, dia 16, de um dos mais altos eventos de Karatê do Estado da Bahia, sagrando-se Campeão Geral da Taça Jion de Karatê Olímpico. O Santo Antonio Karatê Clube é filiado a Federação Bahiana de Karatê, Confederação Brasileira de Karatê e Comitê Olímpico Brasileiro, é sediado em Santo Antônio de Jesus (BA), mas possui academias e Dojôs em várias cidades do Recôncavo baiano.

A Taça Jion é um evento oficializado pela Federação Bahiana de Karatê para o Ranking Estadual de 2023, que aconteceu na cidade de Camamú – Bahia, foi realizado pelo Santo Antonio Karatê Clube e organizado pelo professor Walfrido Marques, da Academia Jion de Karatê Olímpico, que é vinculado ao clube.

O S.A.C.K teve o apoio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através do Prefeito Genival Deolino, do Vice-prefeito Careça e do Secretário de Esportes Carlos Mercês, que disponibilizaram um ônibus para essa viagem, possibilitando levar atletas, familiares e técnicos para o evento.

Entre os vários clubes participantes, confira a classificação dos cinco melhores da Taça Jion de Karatê Olímpico: (mais…)

Mensagem “Reconhecer o erro é uma virtude” com Dr. Jorge Soares

Mensagem "Reconhecer o erro é uma virtude" com Dr. Jorge Soares - mensagemNa foto, o psicanalista Dr. Jorge Soares

Na Mensagem da Semana desta segunda-feira o Psicanalista Dr. Jorge Soares faz uma reflexão acerca do tema “Reconhecer o erro é uma virtude”.

Dr. Jorge Soares é Psicanalista e Teólogo, tem Licenciatura Plena em Filosofia, pós em Psicopedagogia, pós em Psicanálise e Educação, e possui Doutorado em Filosofia com Ênfase em Psicologia Social.

Ouça:

Dr. Jorge atende na Medlar Saúde, localizada no 3º andar do Centro Médico Cajaíba, no bairro Quinta do Inglês, próximo ao Shopping Vila Inglesa, em Santo Antônio de Jesus (BA). Agende sua consulta pelo fone (75) 9 8152-9680.

Aproveite e inscreva-se no canal Oficial Psicanalista Dr. Jorge Soares.

Diocese de Amargosa realiza Encontrão de Catequese em Valença

Diocese de Amargosa realiza Encontrão de Catequese em Valença - valenca, noticias, catolicoFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Diocese de Amargosa realizou na cidade de Valença nesse domingo, dia 17, o 17º Encontrão de Catequese, que reuniu catequistas das suas 37 paróquias. O encontro teve inicio com uma caminhada, que saiu da Igreja Matriz de Bom Jesus, e seguiu até a AABB, onde teve palestras, louvor e a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Juraci Gomes de Oliveira.

O evento seria realizado no último domingo de agosto, no Dia do Catequista, mas por causa da posse de Dom Juraci, teve que ser transferido. Durante o encontrão foi trabalhado o tema “Vocação e missão do catequista” e o lema “Lançai as redes”.

Para Pe. Ranio Guerra, padre referencial da Comissão de Catequese na Diocese de Amargosa, após o encontrão espera-se que cada catequista seja promotor do evangelho e que os mesmos ajudem os catequizandos e serem conduzidos à experiencia profunda com Jesus Cristo, dando vez ao Espírito Santos para que a identidade de Cristo cresça cada vez mês no coração e na vida dos catequizandos.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

“Abusamos do direito de errar”, diz biólogo sobre Baía de Guanabara

"Abusamos do direito de errar", diz biólogo sobre Baía de Guanabara - meio-ambienteFoto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Há mais de 20 anos, o pesquisador, biólogo e ativista Mário Moscatelli deu os primeiros passos de um trabalho visando a restauração de uma área de mangue no bairro Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O projeto era desafiador, já que a degradação do ecossistema local havia sido influenciada por décadas de funcionamento do lixão de Gramacho, que só foi desativado em 2012."Abusamos do direito de errar", diz biólogo sobre Baía de Guanabara - meio-ambiente"Abusamos do direito de errar", diz biólogo sobre Baía de Guanabara - meio-ambiente

Para levar adiante seu objetivo, o biólogo conseguiu articular parcerias com órgãos públicos, entidades do terceiro setor e empresas privados. Hoje, o sucesso do projeto – que já recuperou 130 hectares de floresta – traz benefícios diretos para a Baía de Guanabara.

“São extensas áreas de manguezais que estão trabalhando gratuitamente para a região metropolitana do Rio de Janeiro. Elas tiram nitrogênio e fósforo das águas contaminadas por esgoto, tiram carbono da atmosfera”, diz.

(mais…)

Barreiras: Pecuarista é libertado de cativeiro após ser alvo de sequestro

Barreiras: Pecuarista é libertado de cativeiro após ser alvo de sequestro - barreiras Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Um pecuarista sequestrado em Barreiras (BA) foi resgatado do cativeiro, na sexta-feira, dia 15, após ser alvo de uma quadrilha na terça-feira, dia 12. O homem foi encontrado na cidade de Serra de Ramalho, a cerca de 280 km de distância do local onde foi pego por criminosos.

Segundo a Polícia Civil, os investigadores localizaram um casal, apontado como chefe da quadrilha em São Paulo. Os dois eram responsáveis pela extorsão dos familiares da vítima. Um mandado de prisão temporária e busca e apreensão foi cumprido.

O pecuarista foi encontrado sem ferimentos e o valor do resgate foi recuperado. As investigações, realizadas pela Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro, do Departamento de Inteligência Policial, continuam para encontrar os demais envolvidos no crime.

Fonte: Bahia Notícias.

Governo prevê recuperar R$ 46 bilhões inscritos na dívida ativa

Governo prevê recuperar R$ 46 bilhões inscritos na dívida ativa - economiaFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A recuperação de débitos inscritos na Dívida Ativa da União (DAU) deve reforçar o caixa do governo em R$ 46 bilhões no próximo ano, divulgou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O valor já está incorporado à estimativa de receita de R$ 2,7 trilhões prevista no projeto de lei do Orçamento Geral da União de 2024, encaminhado ao Congresso no fim de agosto.Governo prevê recuperar R$ 46 bilhões inscritos na dívida ativa - economiaGoverno prevê recuperar R$ 46 bilhões inscritos na dívida ativa - economia

A Dívida Ativa da União representa os débitos de contribuintes que deixaram de ser cobrados administrativamente pela Receita Federal e passaram a ser executados na Justiça pela PGFN. Dos R$ 46 bilhões previstos para serem recuperados, R$ 12 bilhões virão do novo mecanismo de transação tributária em contenciosos, inserido na nova lei que reformulou o sistema de votação do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Criada em 2020 para ajudar empresas afetadas pela pandemia da covid-19, a transação tributária permite que o contribuinte renegocie débitos – tanto com a Receita Federal como com a PGFN – com descontos nos juros e nas multas. A adesão ao programa, no entanto, depende do pagamento de uma entrada e da análise da capacidade de pagamento do devedor, com o governo propondo um plano de pagamento das parcelas. A lei do novo Carf concedeu mais incentivos para tornar esse tipo de mecanismo mais atrativo aos contribuintes. (mais…)

Jequié: Corpo é encontrado em cova rasa; polícia investiga se é de jovem desaparecida há 21 dias

Jequié: Corpo é encontrado em cova rasa; polícia investiga se é de jovem desaparecida há 21 dias - jequieFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um corpo presumivelmente do sexo feminino foi encontrado, na última sexta-feira, dia 15, em uma cova rasa, na região do bairro Amaralina, em Jequié (BA).

O Departamento de Polícia Técnica removeu o cadáver em avançado estado de decomposição e os restos mortais deverão passar por exames de antropologia, que podem auxiliar no processo de identificação humana.

A polícia suspeita e investiga se o corpo encontrado seria de uma jovem desaparecida há 21 dias na cidade.

Fonte: Blog do Marcos Frahm via Bahia Notícias.

Brasil assina acordos de cooperação em vários setores com Cuba

Brasil assina acordos de cooperação em vários setores com Cuba - politicaFoto: Ricardo Stuckert/ PR

Em visita a Cuba, ministros que acompanharam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinaram acordos de cooperação, também chancelados pelo presidente,  que devem, segundo o governo, “ampliar a troca de tecnologias entre os dois países”. Os memorandos de cooperação incluem as áreas de saúde, ciência e tecnologia e desenvolvimento agrário.Brasil assina acordos de cooperação em vários setores com Cuba - politicaBrasil assina acordos de cooperação em vários setores com Cuba - politica

Na área de saúde, foi assinado um protocolo de cooperação que prevê a troca de tecnologias e conhecimento em temas como doenças crônicas, vacinas, biotecnologia e biodiversidade, doenças transmissíveis e negligenciadas. O protocolo também prevê o desenvolvimento de produtos inovadores. “A importância desse acordo é que o Brasil se beneficia de um conhecimento de ponta que Cuba desenvolveu, investimentos de anos nessa área. Nesse desenvolvimento conjunto, o Brasil entra com sua expertise em pesquisa clínica e a sua capacidade de produzir em escala, em laboratórios públicos e laboratórios privados”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O documento inclui ainda uma associação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Biocubafarma. Essa associação vai possibilitar transferência de tecnologia para a produção nacional do NeuroEpo, um medicamento inovador usado para retardar os efeitos do Alzheimer, e da Eritropoietina, utilizado no tratamento de anemia por insuficiência renal, leucemia e outras doenças. (mais…)

SAJ: PM prende seis pessoas durante Operação Paz

SAJ: PM prende seis pessoas durante Operação Paz - saj, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Os agentes da guarnições do 14º BPM e do Batalhão de Pronto Emprego Operacional (BPEO), apreenderam, durante cumprimento da Operação Paz, uma pistola e detiveram seis indivíduos, no bairro Cidade Nova II, em Santo Antônio de Jesus (BA), na noite de sábado, dia 16.

Os policiais realizavam intensificação de policiamento quando surpreenderam seis suspeitos, que foram alcançados, abordados e presos. Durante as buscas, foi encontrada com eles uma pistola Taurus calibre 40, um carregador e três munições.

Os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados à 1ª Delegacia Territorial, onde a ocorrência foi formalizada e constatado que todos os conduzidos já tinham registros por outros delitos.

Fonte: Bahia Notícias.

Sainz conquista a vitória para a Ferrari no GP de Singapura

Sainz conquista a vitória para a Ferrari no GP de Singapura - esporteImagem de Guy por Pixabay

Após a vitória de Carlos Sainz no Gran Prix de Singapura deste domingo, dia 17, a Ferrari encerrou os 434 dias sem vitórias, desde o GP da Áustria em 2022. O piloto espanhol foi o primeiro não-RBR a vencer nesta temporada de 2023. Os três pilotos do pódio cruzaram a linha de chegada separados por menos de 1s, sendo Lando Norris (McLaren) o segundo e Lewis Hamilton (Mercedes) o terceiro, após seu companheiro, George Russel, sofrer uma batida no muro da curva 7, na volta final.

Max Verstappen, até então invicto, e Sergio Pérez, ambos pilotos da RBR, largaram, respectivamente, em 11º e 13º, e terminaram em sexto e nono. Foi a primeira corrida sem a dupla no pódio desde o GP de Bahrein de 2022.

Já o segundo piloto da escuderia italiana, Charles Leclerc, herdou a vice-liderança na largada, mas foi prejudicado por um pit stop lento, após safety car acionado pela batida de Logan Sargeant (Williams) na volta 19, o que levou Russell e Norris a entrarem de vez no jogo com Hamilton correndo por fora.

O monegasco até retornou ao top 3 com a troca de pneus das Mercedes na volta 44, mas foi superado pela dupla nas voltas seguintes. Ainda assim, Sainz pôs um fim na sequência de 15 vitórias da RBR (entre Abu Dhabi em 2022 e a Itália, 15 dias atrás).

Redação: Pietra Dantas/ Tribuna do Recôncavo.

Avião cai no Amazonas e mata ao menos 14 pessoas

Avião cai no Amazonas e mata ao menos 14 pessoas - brasil, transitoFoto: Reprodução/ Video - G1

Uma aeronave caiu em Barcelos, no interior do Amazonas na tarde deste sábado, dia 16. Trata-se de um bimotor turboélice do modelo EMB-110 “Bandeirante”, da Embraer. Segundo o governo do Amazonas, 14 pessoas morreram. Geralmente, esse tipo de avião movido por hélices opera rotas mais curtas e utiliza pistas menos preparadas para aeronaves de grande porte.

Das 14 pessoas, 12 eram passageiros e dois eram tripulantes. Todos eram homens. Os corpos foram levados para um ginásio da cidade. O avião é um Embraer EMB-110 “Bandeirante”, com capacidade de até 18 passageiros, da empresa ManausAerotáxi. Ele decolou de Manaus com destino a Barcelos.

O mau tempo da região pode ter contribuído para o acidente, que, segundo moradores do local, ocorreu no momento da aterrissagem. Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que foi acionada para investigar as causas do acidente. A cidade Barcelos é conhecida pelo ecoturismo e é dos principais destinos para pesca esportiva no Brasil. Atualmente, a cidade está em alta temporada da atividade, que acontece entre os meses de setembro e fevereiro.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1.

Cruz das Almas: Professora é agredida em sala de aula

Cruz das Almas: Professora é agredida em sala de aula - destaque, cruz-das-almasImagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

Uma professora do Centro Educacional Cruzalmense (CEC), em Cruz das Almas (BA), ficou ferida após ser agredida por duas jovens que seriam filhas de uma servidora municipal. O episódio aconteceu na tarde na desta quarta-feira, dia 13, no prédio onde funcionava o antigo Shopping Avenida.

Segundo relato, as agressoras partiram para cima da professora com tapas e empurrões depois de invadirem a sala de aula, por volta das 13h. A agressão foi presenciada por alguns alunos que ao tentarem intervir também foram agredidos. Ainda de acordo com informações, a docente precisou ser socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanece em observação médica.

A secretária de Educação, Geisa Novaes, disse que o município está dando toda assistência necessária com apoio de psicóloga, psicopedagoga e assistente social. A gestora disse ainda que chegou a solicitar a presença da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal no local. “A professora passa bem, graças a Deus a”, disse a secretária. Até a publicação desta matéria não havia informações sobre o motivo das agressões.

Forte Na Notícia.

Famílias aptas ao Bolsa Presença podem realizar compras em mais de 2 mil estabelecimentos na Bahia

Famílias aptas ao Bolsa Presença podem realizar compras em mais de 2 mil estabelecimentos na Bahia - bahiaFoto: Luiz Carrera/ SECBA

As famílias que ainda não receberam o novo cartão devem verificar se estão aptas a receber o benefício do Bolsa Presença acessando o endereço siadiante.educacao.ba.gov.br. O formulário é preenchido com o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento do estudante ou do responsável pelo CadÚnico.

Dúvidas sobre o recebimento do novo cartão também podem ser esclarecidas por meio do 0800 071 6511. Através deste canal de diálogo, os interessados podem adquirir informações, ainda, sobre o programa, requisitos e aptidão para o benefício; recebimento da primeira e segunda vias; e recebimento de parcelas, bem como fazer sugestões. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Além disso, as famílias podem procurar informações nas escolas onde seus filhos estão matriculados. Quem ainda tem saldo referente a meses anteriores, pode ter acesso aos recursos utilizando o antigo cartão da Alelo até o dia 26 de novembro. (mais…)

Caminhão tomado de assalto no Entroncamento de Valença tomba em Teolândia

Caminhão tomado de assalto no Entroncamento de Valença tomba em Teolândia - valenca, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um caminhão que foi tomado de assalto na madrugada de sexta-feira, dia 15, nas proximidades do entroncamento de Valença (BA), acabou tombando na BR-101, trecho do município de Teolândia.

O veiculo que pertence a empresa Guaraton virou em uma estrada de chão, na localidade de São Paulinho. A carga que ficou espalhada pela estrada foi saqueada, mas não foi possível estimar o prejuízo.

Ninguém foi preso no local. Ainda não há informações sobre a dinâmica do acidente. Não há informações sobre o motorista nem os assaltantes.

Sul Bahia 1.

Museu das Culturas Indígenas exibe manto sagrado Tupinambá até domingo (17)

Museu das Culturas Indígenas exibe manto sagrado Tupinambá até domingo (17) - culturaFoto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Em 2000, Nivalda Amaral de Jesus, a Amotara, visitou, em São Paulo, a exposição Brasil +500, que celebrava os 500 anos do descobrimento do Brasil. Foi ali que ela entrou em contato pela primeira vez com o manto Tupinambá, uma indumentária confeccionada com penas vermelhas de pássaros guará sobre uma base de fibra natural, semelhante a uma rede de pesca. Remanescente do século 17, a relíquia tem 1,80 metro de altura e havia sido emprestada ao Brasil pelo Museu Nacional da Dinamarca (Nationalmuseet), peça que lá chegou no ano de 1689.Museu das Culturas Indígenas exibe manto sagrado Tupinambá até domingo (17) - culturaMuseu das Culturas Indígenas exibe manto sagrado Tupinambá até domingo (17) - cultura

Para Amotara, esse contato foi um reencontro com uma memória transcendental de seu povo Tupinambá de Olivença, na Bahia. Para este povo, o manto não é um objeto, mas uma representação de um ser vivo, “um ancião de mais de 300 anos”, que os conecta diretamente com seus ancestrais e sua cultura. Quando viu o manto ali exposto, Amotara decidiu que ele não poderia mais ficar na Europa.

Amotara, outros representantes tupinambás e a Embaixada do Brasil na Dinamarca negociaram com o museu da Dinamarca o retorno do manto ao país. E agora ele está pronto para voltar: o Museu Nacional da Dinamarca anunciou que vai doá-lo ao Museu Nacional do Rio de Janeiro e que ele chegará ao país em 2024. (mais…)

Vitória da Conquista: Homem é preso sob acusação de stalking

Vitória da Conquista: Homem é preso sob acusação de stalking - vitoria-da-conquistaFoto: Divulgação/ SSP

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, efetuou, na manhã desta sexta-feira, dia 15, a prisão de um suspeito de perseguição, injúria e difamação contra uma mulher nas redes sociais. O crime, conhecido internacionalmente como stalking, foi praticado por um homem de 35 anos.

A DEAM afirmou, em nota, que a autoria do caso foi alcançada a partir da quebra de sigilo de dados telemáticos e relatos de testemunhas. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito já foi encaminhado a um presídio, onde se encontra à disposição da justiça.

“Após registro de ocorrência pela vítima, fora iniciada uma investigação cibernética com coleta de provas e representação por Interceptação e quebra de Sigilo de Dados Telemáticos. Com a análise dos dados, realização de diligências in loco e oitiva de testemunhas, chegou-se à autoria. Em seguida, foi representada pela Prisão Preventiva do autor, que foi deferida pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Após a prisão, o autor foi encaminhado ao presídio, onde ficará custodiado à disposição da Justiça”, afirmou a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior. 

Fonte: Bahia Notícias.

Em Cuba, Lula critica modelo de negócios de empresas de tecnologia

Em Cuba, Lula critica modelo de negócios de empresas de tecnologia - politicaFoto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, na manhã deste sábado, dia 16, em Havana, o modelo de negócios das grandes empresas multinacionais de tecnologia. A declaração foi dada durante Cúpula do G77 + China, na capital cubana.Em Cuba, Lula critica modelo de negócios de empresas de tecnologia - politicaEm Cuba, Lula critica modelo de negócios de empresas de tecnologia - politica

“As grandes multinacionais do setor de tecnologia possuem modelos de negócios que acentuam a concentração de riquezas, desrespeitam as leis trabalhistas e, muitas vezes, alimentam violações de direitos humanos e fomentam o extremismo”, afirmou o presidente brasileiro, que chegou a Cuba na noite de sexta-feira, dia 15.

Este ano, sob a presidência de Cuba, o encontro do G77 + China discute o tema Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação. O grupo, criado em 1964 com 77 países-membros, foi ampliado e atualmente é composto por 134 nações em desenvolvimento do Sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina. A união do bloco com a China ocorreu nos anos 1990. (mais…)

Rafael Jambeiro: Pavimentação de estrada beneficia população

Rafael Jambeiro: Pavimentação de estrada beneficia população - rafael-jambeiroFoto: Feijão Almeida/ GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues esteve no município de Rafael Jambeiro (BA), nesta sexta-feira, dia 15, para inaugurar pavimentação asfáltica e entregar equipamentos para o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte do Paraguaçu. Ele também assinou ordem de serviço para pavimentação de parte da BA-492.

A agenda na quarta cidade do dia teve início com a entrega da pavimentação de 10,9 quilômetros da estrada que liga o município à comunidade de São Roque. O serviço foi realizado pela Superintendência de Infraestrutura de Transporte, vinculada à Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra), com investimento superior a R$ 9,2 milhões. A obra vai beneficiar uma população de 62 mil pessoas e impactar positivamente na agricultura.

Na oportunidade, Jerônimo entregou uma motoniveladora para o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte do Paraguaçú, ao custo de R$ 1,019 milhão. Ele ainda assinou a ordem de serviço para pavimentação asfáltica em um trecho de 5,4 quilômetros da rodovia BA-492, ligando o povoado Maracanã, no entroncamento da BR-116, ao povoado de Cajueiro. O recurso ultrapassa os R$ 5,7 milhões. (mais…)

MPF pede prisão de policiais envolvidos na morte de menina de 3 anos no Rio de Janeiro

MPF pede prisão de policiais envolvidos na morte de menina de 3 anos no Rio de Janeiro - policia, justicaFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão de três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) envolvidos na ação que resultou na morte da menina H. S. S., de 3 anos de idade. O pedido foi feito na sexta-feira, dia 15, portanto, antes de a criança morrer.MPF pede prisão de policiais envolvidos na morte de menina de 3 anos no Rio de Janeiro - policia, justicaMPF pede prisão de policiais envolvidos na morte de menina de 3 anos no Rio de Janeiro - policia, justica

A menina morreu às 9h22 deste sábado, dia 16, devido a uma parada cardiorrespiratória. Ela foi atingida por tiros na cabeça e pescoço, quando passava com a família pelo Arco Metropolitano do Rio de Janeiro e ficou oito dias internada em um hospital.

Segundo o pai da menina, o carro onde eles estavam foi alvo de tiros que partiram de uma viatura da PRF. (mais…)

Itabuna: Ex-secretário é preso por agredir mulher

Itabuna: Ex-secretário é preso por agredir mulher - itabunaFoto: Divulgação/ Polícia Civil

Na madrugada deste sábado, dia 16, um ex-secretário de Administração de Itabuna foi preso pela polícia civil, sob a acusação de ameaça e agressão contra uma mulher em um condomínio de luxo da orla Sul de Ilhéus (BA).

Como o acusado é reincidente, não cabe fiança. Nesta sexta-feira, dia 15, um outro caso na mesma região também veio à tona quando o secretário de Turismo de Ilhéus, foi preso por violência doméstica.

Fonte: Políticos do Sul da Bahia via Bahia Notícias.

Edital do governo quer impulsionar economia da Amazônia Azul

Edital do governo quer impulsionar economia da Amazônia Azul - economiaFoto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lançou, nessa sexta-feira, dia 15, edital para projetos de instituições federais de ensino superior que visem reduzir desigualdades econômicas e sociais do país por meio de geração de renda na região costeira. A ideia é impulsionar a economia da chamada Amazônia Azul, que inclui toda a costa marítima brasileira.Edital do governo quer impulsionar economia da Amazônia Azul - economiaEdital do governo quer impulsionar economia da Amazônia Azul - economia

As propostas precisam estar em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), a Política Nacional de Recursos do Mar e as metas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Elas devem ser enviadas, por meio do Sistema Eletrônico de Informações do MIDR, até 10 de novembro.

O edital destinará R$ 2,5 milhões para pesquisas em três eixos: oportunidades e desafios para o desenvolvimento regional, baseado em economia azul na zona costeira brasileira; estratégias para gestão municipal em municípios costeiros, considerando potencialidades de desenvolvimento regional associados à economia azul e aos instrumentos de resiliência climática; e estratégias do cooperativismo de plataforma associado à economia azul e ao desenvolvimento regional. (mais…)

Camaçari: Motorista de aplicativo é encontrado morto

Camaçari: Motorista de aplicativo é encontrado morto - camacari Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Um motorista de aplicativo foi encontrado morto, nesta sexta-feira, dia 15, em Arembepe, distrito de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O caso será investigado pela 26ª Delegacia Territorial de Vila de Abrantes.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas por Aplicativo da Bahia (Simmactter), o homem, identificado como Neidson Seabra Borges, estava desaparecido desde terça-feira, dia 12. Testemunhas relataram que o motorista teria realizado uma corrida fora do aplicativo, mas a versão não foi confirmada.

O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para fazer a remoção do corpo e o encaminhamento para a necrópsia. A Polícia Civil não deu detalhes se o corpo tinha marcas de violência.

Fonte: Bahia Notícias.

Técnicas de análise molecular para identificação das alterações genéticas das células revolucionam combate ao câncer

Técnicas de análise molecular para identificação das alterações genéticas das células revolucionam combate ao câncer - artigosFoto: Divulgação

Por Carlos Gil Ferreira – oncologista.

O câncer já é um dos principais desafios de saúde e a tendência é que a situação se agrave: a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), calcula que cerca de 18 milhões de pessoas receberam o diagnóstico da doença em 2020 e a expectativa é que, em 20 anos, esse número chegue a 28 milhões de novos casos ao ano. No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam mais de 700 mil novas ocorrências só este ano. Porém, junto com o aumento de casos, também crescem opções de diagnóstico e tratamento que vêm revolucionando o combate da doença. A principal – e mais recente delas – são as abordagens e drogas desenvolvidas a partir das análises genômicas.

As inovações são feitas a partir da avaliação precisa dos tumores em laboratório, tornando possível não apenas oferecer novas terapias alvo, mas também obter um entendimento molecular profundo para saber como cada tipo de câncer se comporta. Desta forma, é possível elaborar estratégias terapêuticas mais assertivas, o que tem aumentando a sobrevida e qualidade de vida de diversos pacientes.

“Alternativas de terapias personalizadas e individualizadas podem fazer com que o câncer se aproxime cada vez mais de se tornar uma doença considerada crônica, com benefícios mensuráveis à qualidade de vida de pacientes”, aponta o oncologista Carlos Gil Ferreira, presidente do Instituto Oncoclínicas e diretor médico do Grupo Oncoclínicas. Para ele, o futuro do tratamento da doença é promissor e permitirá que mais pessoas tenham alternativas terapêuticas para muito além da quimioterapia e radioterapia.

(mais…)

Cairu: Caminhada Lilás e inauguração da Casa da Mulher aconteceram nessa sexta

Cairu: Caminhada Lilás e inauguração da Casa da Mulher aconteceram nessa sexta - cairu, bahiaFoto: Reprodução/ Vídeo

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 15, a 1ª Caminhada Lilás Cairu por Elas. Na oportunidade foi inaugurada a Casa da Mulher Cairuense Professora Cecília Pancho Crispim.

A caminhada saiu da Escola Abdon Abdala Ché, percorrendo várias ruas da cidade. “Vamos todos unidos lutar pelo fim da violência contra a mulher!”.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.

TERAPEUTA INTEGRATIVA SÔNIA LIMA FALOU SOBRE FUNDAÇÃO DA APAE EM SAJ

TERAPEUTA INTEGRATIVA SÔNIA LIMA FALOU SOBRE FUNDAÇÃO DA APAE EM SAJ - tribuna-on

A convidada da LIVE Tribuna ON dessa sexta-feira, dia 13/09/2023, foi a terapeuta integrativa Sônia Lima, a qual falou sobre a fundação da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, em Santo Antônio de Jesus.

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

Casa Nova: Ministro da Agricultura fala em desburocratizar para aumentar competitividade da fruticultura baiana

Casa Nova: Ministro da Agricultura fala em desburocratizar para aumentar competitividade da fruticultura baiana - casa-novaFoto: Aldo Ariel

As demandas da cadeia produtiva da fruticultura do Vale do São Francisco, no norte da Bahia, foram discutidas, na sexta-feira, dia 15, durante encontro com produtores e autoridades, realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O evento, que lotou o auditório do Colégio Estadual de Casa Nova, contou com a participação do secretário da Seagri, Wallison Tum, e do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

De acordo com o secretário Tum, essa foi a primeira vez que um ministro de estado esteve no município de Casa Nova, que é, ao lado de Juazeiro, o maior produtor de frutas da Bahia e lidera quando o assunto é o rebanho de caprinos e ovinos. “O ministro Fávaro veio até o norte da Bahia ouvir as demandas dos produtores da região, o que inclui melhorias nas estradas para escoamento da produção, melhores alternativas para logística de exportação, ampliação da oferta de crédito e do número de auditores do Mapa lotados na região”, resumiu o secretário.

Em sua terceira visita a Bahia neste ano, o ministro Carlos Fávaro agradeceu a recepção dos produtores e afirmou que “a orientação do presidente Lula é correr o Brasil, ouvir as demandas daqueles que fazem o agronegócio girar e discutir com esse público os caminhos para desburocratizar a produção agrícola, gerando competitividade, que é o que garante a força de nosso produto nos mercados interno e externo”. (mais…)

Estudo brasileiro mostra impacto positivo do exercício físico em pacientes oncológicos que fazem tratamento com imunoterapia

Estudo brasileiro mostra impacto positivo do exercício físico em pacientes oncológicos que fazem tratamento com imunoterapia - artigosImagem de Ryan Qualls do Pixabay

Por Paulo Bergerot – oncologista.

A prática de exercícios físicos regulares durante o tratamento de câncer pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente. Um estudo inédito conduzido pelo oncologista do Grupo Oncoclínicas, Paulo Bergerot, mostrou o impacto positivo do exercício físico em pacientes com câncer em tratamento com imunoterapia.

O trabalho, apresentado no 11º Congresso Internacional Oncoclínicas e Dana-Farber, que acontece em São Paulo entre os dias 14 e 16 de setembro, avaliou 40 pacientes com diferentes tipos de câncer em tratamento com imunoterapia isolada ou realizada em combinação com quimioterapia. Os pacientes iniciaram um programa de atividades físicas remoto e supervisionado de 12 semanas que incluiu exercícios de resistência e aeróbicos, realizados por 3 a 5 horas semanais (4 a 6 dias por semana). As atividades físicas foram orientadas e supervisionadas pelo preparador físico Jonas Ribeiro. Considerando a característica remota do estudo, foi utilizado as plataformas WhatsApp para contato direto com os pacientes e Vedius para prescrição dos exercícios. Os pacientes foram acompanhados também por uma equipe médica e psicológica no início e ao final do estudo.

De acordo com o oncologista e autor da pesquisa, o objetivo foi desenvolver um método de intervenção com acompanhamento remoto e estudar a viabilidade de implantação do projeto para pacientes em tratamento oncológico. (mais…)

Governador Mangabeira: Fabiana Cleise leva melhor nota ao preparar cuscuz ancestral no Mais Você

Governador Mangabeira: Fabiana Cleise leva melhor nota ao preparar cuscuz ancestral no Mais Você - governador-mangabeira, destaque, bahiaFoto: Reprodução/ Video

A influenciadora digital Fabiana Cleise, residente em Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, conquistou a melhor nota na terceira prova do reality ‘Que Delícia’, do Mais Você, da TV Globo. A baiana fez dupla com Jorgim, que é paraibano, e os dois apresentaram, nesta sexta (16), uma mesa digna do Nordeste, com ingredientes como flocão de milho, goiabada, queijo coalho e castanha de caju. Ao lado de outros cinco participantes, Cleise disputa um prêmio de R$ 20 mil.

No reality apresentado por Ana Maria Braga e Talitha Morete, o último desafio teve como tema um “café da tarde” e, com muita sintonia, Cleise e Jorgim trouxeram três pratos e uma bebida para os jurados: cuscuz temperado, creme com goiabada, sanduíche de queijo coalho com creme de castanha de caju e café cremoso.

Cuscuz ancestral

Cleise ficou responsável pelo cuscuz e deu uma aula de ancestralidade para os jurados e o público. A baiana fez o preparo do prato como antigamente, quando não havia cuscuzeira, utilizando uma toalha de prato, um prato fundo e cozinhando os flocos no vapor, técnica que é apelidada de ‘cuscuz de cabeça amarrada’. (mais…)

ALFREDO GONÇALVES FALOU SOBRE SEU LIVRO “CONFRARIA DOS AFOGADOS” E OUTROS TRABALHOS LITERÁRIOS

ALFREDO GONÇALVES FALOU SOBRE SEU LIVRO “CONFRARIA DOS AFOGADOS” E OUTROS TRABALHOS LITERÁRIOS - tribuna-on

O convidado da LIVE Tribuna ON dessa quinta-feira, dia 14/09/2023, foi o escritor baiano Alfredo Gonçalves – direto de Valença (BA), o qual falou sobre seu novo livro “CONFRARIA DOS AFOGADOS”, que será lançado no próximo dia 22 de setembro, a partir das 18h, na Livraria Escariz, Shopping Barra, em Salvador.

Siga @alfredolimanetogoncalves no Instagram !

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

SAJ: Dois homens morrem por disparo de arma de fogo no Bairro Irmã Dulce

SAJ: Dois homens morrem por disparo de arma de fogo no Bairro Irmã Dulce - saj, destaqueImagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay

Um homem morreu em confronto com policiais na noite de quinta-feira, dia 14, no bairro Irmã Dulce, em Santo Antônio de Jesus (BA).  Segundo a Polícia Militar, uma guarnição da Rondesp Recôncavo realizava patrulhamento tático na região, quando foi alvo de disparos de arma de fogo deflagrados por indivíduos suspeitos.

Os policiais revidaram e houve confronto. Após o confronto, um homem foi encontrado ao solo ainda com sinais vitais. Ele foi socorrido ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Na manhã dessa sexta-feira, dia 15, outro homem morreu no bairro Irmã Dulce após ser atingido por disparos de arma de fogo.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente.

Linha do metrô de Salvador apresenta lentidão após furto de cabos

Linha do metrô de Salvador apresenta lentidão após furto de cabos - salvadorFoto: CCR Metrô

Passageiros do metrô de Salvador reclamaram de lentidão entre as estações Imbuí e Rodoviária, na Linha 2, na tarde desta sexta-feira, dia 5.

Alguns trens estavam seguindo com lentidão, aceleravam de vez em qualquer instante e depois voltavam para a velocidade baixa. Alguns passageiros também informaram que em certos momentos o trêm parou no meio do percurso.

De acordo com a CCR Metrô Bahia, o problema foi causado após furto de cabos do transporte. A Linha 1 não foi afetada e opera normalmente.

Por meio de nota, a CCR lamentou a ação dos vândalos e informou que as equipes de manutenção da concessionária já estão atuando para normalizar a situação. A Linha 1 não foi afetada e segue operando normalmente.

Bahia Noticias.

São Domingos: Operação policial termina com duas mortes e apreensão de armas

São Domingos: Operação policial termina com duas mortes e apreensão de armas - sao-domingosFoto: Poliana Lima/ Polícia Civil

Uma operação da Polícia Militar, coordenada pela 5ª Companhia, apreendeu armas e drogas e deixou duas mortes entre os suspeitos, nesta quarta-feira, dia 13, em São Domingos, região sisaleira da Bahia.

Segundo o órgão, a PM foi acionada para averiguar denúncias de tráfico de drogas em uma estrada de acesso a BA-416. “Os agentes encontraram três suspeitos e houve troca de tiros. Um dos suspeitos foi atingido, socorrido e levado para o hospital de São Domingos, mas não resistiu aos ferimentos. Os outros dois suspeitos fugiram por um matagal, no entanto, um deles foi encontrado horas depois e morreu em novo confronto com a polícia’, disse a PM.

A Polícia Militar ainda informou que foram encontradas armas de fogo, munições, faca, facão, balanças de precisão, celulares e porções de maconha e cocaína durante a ação. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil.

Fonte: Calila Notícias via Bahia Notícias.

Lei define regras para vacinação em estabelecimentos privados

Lei define regras para vacinação em estabelecimentos privados - saudeImagem de Angelo Esslinger por Pixabay

Lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta sexta-feira, dia 15, no Diário Oficial da União define regras para vacinação humana em estabelecimentos privados. O texto prevê que os locais sejam licenciados para a atividade por autoridade sanitária competente e que tenham um responsável técnico obrigatoriamente com formação médica, farmacêutica ou de enfermagem. Lei define regras para vacinação em estabelecimentos privados - saudeLei define regras para vacinação em estabelecimentos privados - saude

“O serviço de vacinação contará com profissional legalmente habilitado para desenvolver as atividades de vacinação durante todo o período em que o serviço for oferecido”, destacou a publicação. “Os profissionais envolvidos nos processos de vacinação serão periodicamente capacitados para o serviço, na forma do regulamento.”

Ainda de acordo com o texto, compete obrigatoriamente aos serviços de vacinação gerenciar tecnologias, processos e procedimentos, conforme as normas sanitárias aplicáveis, para preservar a segurança e a saúde do usuário, e adotar procedimentos para manter a qualidade e a integridade das vacinas na rede de frio, inclusive durante o transporte. (mais…)

Feira de Santana: Ranking de universidades latino-americanas aponta Uefs como melhor estadual baiana

Feira de Santana: Ranking de universidades latino-americanas aponta Uefs como melhor estadual baiana - feira-de-santanaFoto: Ascom

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi apontada como a melhor instituição pública estadual de ensino superior da Bahia. O posto vem do ranking elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS), uma empresa britânica especializada na análise de instituições de ensino superior em todo o mundo.

Depois da Uefs vem a também a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O ranking da QS usa cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização.

A Uefs ocupa a faixa entre a 171-180 posições, enquanto a Uneb ficou na faixa entre 201 e 250 posições. No Brasil foram avaliadas 97 universidades públicas e privadas. A Universidade de São Paulo (USP) foi a primeira colocada no ranking geral.

Fonte: Acorda Cidade via Bahia Notícias.

Vendas no comércio varejista crescem 0,7% em julho, diz IBGE

Vendas no comércio varejista crescem 0,7% em julho, diz IBGE - economiaFoto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

As vendas no comércio varejista cresceram 0,7% em julho na comparação com o mês anterior. É o segundo mês consecutivo de alta. Em junho, o crescimento havia sido de 0,1%. No acumulado do ano, o resultado é positivo em 1,5%. Em 12 meses, há uma expansão de 1,6%.  Vendas no comércio varejista crescem 0,7% em julho, diz IBGE - economiaVendas no comércio varejista crescem 0,7% em julho, diz IBGE - economia

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira, dia 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 2,4%. Com os resultados desta quarta-feira, o comércio varejista está 2,2% abaixo do nível recorde da série, de outubro de 2020.

Na comparação entre julho e junho, quatro das oito atividades avaliadas pelo IBGE tiveram crescimento de vendas. O destaque ficou com o segmento equipamentos e material para escritório informática e comunicação, com alta de 11,7%. O ramo tem apresentado grande flutuação ao longo do ano, positivas e negativas. Segundo a pesquisa, o dólar e mudanças na política de importação ajudam a explicar a alta de julho. (mais…)

Candeias: Homem morre enquanto consertava máquina empilhadeira

Candeias: Homem morre enquanto consertava máquina empilhadeira - candeias Foto: Divulgação/ Polícia Civil

O trabalhador que morreu em um acidente quando consertava uma máquina empilhadeira teve o corpo sepultado nesta quarta-feira, dia 14. O fato ocorreu em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a Polícia Civil, a vítima, de 37 anos, foi identificada como Edcarlos Nascimento dos Santos.

Ele trabalhava em uma empilhadeira quando a máquina caiu por cima dele. Ainda não há informações sobre o que causou o acidente, nem se a vítima usava equipamentos de segurança.

O Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) informou que vai instaurar um inquérito para apurar o fato.

Fonte: Bahia Notícias.

Lula embarca para G7 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos EUA

Lula embarca para G7 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos EUA - politicaFoto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, nesta sexta-feira, dia 15, para Havana, capital de Cuba, para participar da Cúpula do G77 + China. Na sequência, seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, onde fará o primeiro discurso do debate geral de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na próxima terça-feira, dia 19.Lula embarca para G7 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos EUA - politicaLula embarca para G7 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos EUA - politica

Este ano, sob a presidência de Cuba, o encontro do G77 + China terá o tema “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”. O grupo criado em 1964, com 77 países-membros, foi ampliado e atualmente é composto por 134 nações em desenvolvimento do Sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina. A união do bloco com a China ocorreu nos anos 1990.

Em Havana, Lula também cumprirá agenda de trabalho com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Será a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos. A última foi em 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff esteve em Havana. (mais…)

Teixeira de Freitas: Motorista é flagrado com 50 rebites em trecho da BR-101

Teixeira de Freitas: Motorista é flagrado com 50 rebites em trecho da BR-101 - teixeira-de-freitasFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

Um caminhoneiro foi flagrado com 50 comprimidos de anfetamina, conhecidos como rebites, em um trecho da BR-101 de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fato ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 14, na altura do km 880.

Os agentes patrulhavam quando decidiram parar um caminhão Scania/R450, de cor verde. Na abordagem, a equipe questionou o condutor sobre o uso de inibidores de sono e ele entregou, de forma espontânea, quatro cartelas contendo 50 comprimidos de rebite.

Ainda segundo a PF, as anfetaminas costumam ser usadas por motoristas que transportam cargas com prazos apertados. A droga inibe o sono e permite um longo período de direção ininterrupta, que pode superar 24 horas. No entanto, esses estimulantes também acarretam efeitos colaterais graves, como taquicardia, sudorese excessiva, tremores e alucinações, além de prejudicar reflexos e concentração, aumentando assim o risco de acidentes nas rodovias.

Após o flagrante, o homem assinou um termo circunstanciado de ocorrência pelo crime de porte de drogas para consumo (art. 28 da Lei 11.343/2006). Ele se comprometeu a comparecer à Justiça assim que for intimado.

Fonte: Bahia Notícias.

PMs de São Paulo deverão manter câmeras corporais ligadas

PMs de São Paulo deverão manter câmeras corporais ligadas - policiaFoto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A Justiça de São Paulo determinou por meio de liminar que todos os policiais militares do estado utilizem câmeras corporais e não as desliguem em nenhuma situação. As câmeras também devem ser instaladas nos veículos da Polícia Militar (PM). A liminar, da noite de quarta-feira, dia 13, também impõe que os policiais usem apenas algemas para imobilizar os suspeitos. O uso de cordas, arames, fios ou qualquer objeto semelhante está proibido. O prazo para que as determinações sejam cumpridas é de 90 dias, com multa diária de R$ 100 mil, caso sejam descumpridas.PMs de São Paulo deverão manter câmeras corporais ligadas - policiaPMs de São Paulo deverão manter câmeras corporais ligadas - policia

“O uso das algemas é a exceção. A regra é a mera condução do detido, sem qualquer instrumento de contenção nos membros superiores e inferiores. A algema é a ferramenta adequada e posta à disposição de todos os policiais para a prisão de cidadãos. A súmula n. 11 do STF não trata da contenção do preso com outros instrumentos. Mas, é possível concluir que, se o uso de algemas é permitido apenas excepcionalmente, o uso de instrumento diverso só seria admissível em situações excepcionalíssimas, quando a contenção do preso fosse urgente e imprescindível, não havendo algemas à disposição naquele momento”, diz a decisão.

A liminar veio depois de uma ação movida por quatro associações de defesa dos direitos humanos que entraram na Justiça após a divulgação do vídeo no qual um homem de 32 anos aparece sendo amarrado com uma corda pelos pés e mãos por policiais militares, por ser suspeito de participar de um arrastão em um supermercado da Vila Mariana, na capital paulista. (mais…)

100 mil famílias baianas correm risco de perder tarifa social de energia

100 mil famílias baianas correm risco de perder tarifa social de energia - destaque, bahiaFoto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Neornergia Coelba informou nesta quarta-feira, dia 13, que cerca de 100 mil famílias baianas correm risco de perder o benefício da tarifa social de energia elétrica. Segundo parecer da concessionária, as cidades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Jequié são, respectivamente, as que possuem maior número de beneficiários em risco.

A Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE é concedida pelo Governo Federal e isenta até 65% da tarifa de energia elétrica para para consumidores de baixa renda, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC), e 100% para para quilombolas e indígenas. Em 2023, mais de 100 mil famílias foram inscritas no programa, no entanto, é necessário que os beneficiários mantenham os dados cadastrais atualizados, proativamente. Em caso de dúvidas, o consumidor tem à disposição o telefone 121, do Ministério da Cidadania.

Os clientes que podem perder o benefício são indicados pelo Ministério da Cidadania e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e recebem um aviso da Neoenergia Coelba na fatura de energia, indicando a necessidade de regularização do cadastro. Em caso de convocação, o cliente deve se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município. (mais…)

Cruz das Almas: UFRB realizou solenidade de transmissão de cargo de reitora e posse de vice-reitor

Cruz das Almas: UFRB realizou solenidade de transmissão de cargo de reitora e posse de vice-reitor - noticias, destaque, cruz-das-almasFoto: Fernanda Souza

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 14, em Cruz das Almas (BA), a cerimônia de transmissão de cargo da nova reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a professora Georgina Gonçalves dos Santos, a qual assume a gestão da instituição de ensino superior no lugar do professor Fábio Josué Souza, que se torna vice-reitor.

Georgina é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris, na França, e professora dos Programas de Pós-graduação de Ensinos Interdisciplinares sobre universidades, da UFBA, e de Políticas Sociais e Território, da UFRB. A educadora foi nomeada pelo presidente Lula em agosto deste ano, após o Conselho Universitário da UFRB indicá-la para comandar a instituição durante o quadriênio 2023-2027.

Para a nova reitora, “esse é um momento de esperança, de concretização de desejos da comunidade e de muitos desafios. E o primeiro deles é confirmar o nosso compromisso com o povo da Bahia e com o povo brasileiro, compromisso de enfrentamento às desigualdades, à injustiça social, a toda a forma de preconceito”, disse Georgina. A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Texto: David Mendes.

Após sofrer gol relâmpago, Bahia reage, vence o Coritiba e se afasta da zona de rebaixamento

Após sofrer gol relâmpago, Bahia reage, vence o Coritiba e se afasta da zona de rebaixamento - esporteFoto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia encerrou o jejum de triunfos fora de casa que durava mais de quatro de meses com um importante resultado na luta contra o rebaixamento. O Tricolor de Aço venceu o Coritiba por 4 a 2, de virada, no Couto Pereira, na noite desta quinta-feira, dia 14, pela 23ª rodada do Brasileirão.

Após sofrer gol relâmpago de Sebastian Gómez para o Coxa, o time baiano marcou com Rafael Ratão, Thaciano e Ademir, todos no primeiro tempo. Na etapa complementar, Biel marcou o quarto e Andrey anotou o segundo dos donos da casa. Com o resultado positivo, o Esquadrão subiu para o 15º lugar neste momento ao somar 25 pontos e abriu quatro pontos de vantagem da zona de rebaixamento. Estacionado com 14, o Coxa segue na lanterna da tabela de classificação.

O Bahia volta ao gramado na próxima segunda (18), às 20h, para mais um confronto direto contra o rebaixamento, desta vez o adversário será o Santos, que é o 17º colocado, na Arena Fonte Nova. O jogo é válido pela 24ª rodada do Brasileirão.

Bahia Noticias.

Cruz das Almas: Prefeitura divulga atrações musicais da ExpoCruz 2023

Cruz das Almas: Prefeitura divulga atrações musicais da ExpoCruz 2023 - cruz-das-almasFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Feira de incentivo ao agronegócio e ao empreendedorismo ExpoCruz 2023 contará com uma programação musical diversificas com atrações locais e regionais.

A programação desse ano vai contar com shows de Canindé, Beto Rodrigues, Filhos de Jorge, Robertinho Lago, Pedrinho, entre outras atrações que vão animar as noites na Praça Senador Temístocles, a partir das 18 horas.

A ExpoCruz 2023 é realizada pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Confira abaixo a programação: (mais…)

Haddad tem casa invadida em São Paulo

Haddad tem casa invadida em São Paulo - bahiaFoto: José Cruz/ Agência Brasil

O quintal da casa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na zona sul da capital paulista, foi invadido por quatro homens na madrugada desta quinta-feira, dia 14.Haddad tem casa invadida em São Paulo - bahiaHaddad tem casa invadida em São Paulo - bahia

Segundo as informações repassadas pelo próprio ministério, as câmeras de vigilância do imóvel registram o momento da entrada dos invasores.

Ainda segundo o ministério, o grupo não teve acesso ao interior da casa e nada foi roubado. As imagens foram entregues à Polícia Federal, que investiga o caso.

Fonte: Agência Brasil.

Cruz das Almas: Mostra exibirá curtas-metragens do Recôncavo e de Minas Gerais

Cruz das Almas: Mostra exibirá curtas-metragens do Recôncavo e de Minas Gerais - noticias, cultura, cruz-das-almas, bahiaFoto: Divulgação

A Mostra Bahia-Minas é um evento cinematográfico e gratuito, onde serão exibidos curtas-metragens do Recôncavo baiano e de Minas Gerais. Promovido pela Casa da Cultura Galeno D’Alvelírio, de Cruz das Almas (BA) – que mensalmente realiza uma mostra fílmica – sendo que dessa vez contaremos com a ilustre presença do cineasta, diretor e produtor de Belo Horizonte, Fábio Carvalho, e dos cineastas de Cruz das Almas, Jhefferson Jheksom e Nelson Magalhães Filho, e de Santo Antônio de Jesus, Tau Tourinho.

Com temática artística os filmes da Mostra Bahia-Minas dialogam em estilos, narrativas e na programação a obra do cineasta Jhefferson Jheksom, o curta “Na Ginga” (5min) é um clipe musical que nos leva a uma jornada única através da natureza e dos nossos orixás, onde é revelada sua essência. A música envolvente e os ritmos africanos ecoam entre árvores, enquanto dançarinos representam o Orixá da Mata em toda a sua glória; e também os dois curtas de Nelson Magalhães Filho: “A Tarde de Lia” (8min), cuja personagem, para arremessar flores nas águas nebulosas que guardam sua expiação, uma vez por ano, Lia faz uma travessia quase desumana nas tardes daquele assombroso dia, e o outro curta de Nelson “Retomada” (5min), onde num mundo distópico, um grupo bizarro realiza um estranho, sequestro. De Santo Antônio de Jesus, Tau Tourinho, exibe seu “Pandemia 1” (10min), uma remontagem da sua produção durante o isolamento social imposto pela corona vírus e, o convidado especial, de Belo Horizonte, Fábio Carvalho, com o “Diamante Devaneio ao Éter (23min), onde os quatro elementos – água, terra, fogo e ar – emergem da natureza nos arredores da secular cidade de Diamantina.

A Mostra Bahia-Minas acontece dia 21 de setembro (quinta-feira), na Casa de Cultura Galeno D’Alvelírio, em Cruz das Almas, com início a partir das 19:30hs. Após a sessão haverá bate-papo entre plateia e os cineastas.
Vale informar que Fábio Carvalho e Tau Tourinho se conheceram em 2010, no Festival de Inverno da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, que naquele ano foi todo direcionado para o audiovisual. Tau se inscreveu e foi contemplado com uma vaga para Oficina de Direção Cinematográfica, cujo monitor foi Fábio Carvalho e, durante o festival, participaram da produção do filme “Diamante Devaneio ao Éter”. Daí em diante ficaram amigos e após doze anos de contato constante, o Fábio Carvalho anuncia sua vinda à Bahia para conhecer o Recôncavo da Bahia, mostrar seu trabalho e compartilhar sua experiência. (mais…)

Liminar suspende fornecimento de água filtrada grátis em SP

Liminar suspende fornecimento de água filtrada grátis em SP - justicaFoto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Justiça de São Paulo concedeu nesta quarta-feira, dia 13, uma liminar suspendendo a lei sancionada no mesmo dia pelo governador Tarcísio de Freitas que obriga bares e restaurantes do estado a fornecer água filtrada gratuita aos clientes. A liminar atende a ação de inconstitucionalidade movida pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur),Liminar suspende fornecimento de água filtrada grátis em SP - justicaLiminar suspende fornecimento de água filtrada grátis em SP - justica

Na ação, a entidade alegou que a norma viola o princípio da razoabilidade, porque representa intromissão do Estado no exercício de atividade econômica privada e de livre iniciativa, além de a imposição ser desproporcional. Segundo ainda a entidade, a medida reflete na diminuição do consumo de água mineral e até outras bebidas nos locais e atinge a receita dos estabelecimentos.

Segundo a desembargadora Luciana Bresciani, “ainda que o custo do fornecimento a água não seja exorbitante e danoso aos estabelecimentos, também não há dano irreparável aos consumidores e a coletividade se a água gratuita não for fornecida”. (mais…)

SAJ: Moradores das ruas São Lázaro e Independência fazem manifestação em frente ao PSF Marita Amancio

SAJ: Moradores das ruas São Lázaro e Independência fazem manifestação em frente ao PSF Marita Amancio - saj, noticias, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Moradores das ruas Independência e São Lázaro, em Santo Antônio de Jesus (BA), realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 14, uma manifestação em frente ao PSF Marita Amancio.

Os mesmo protestaram contra a transferência do atendimento dos morados das respectivas ruas para o PSF Bela Vista.

Os manifestantes alegam que o PSF Bela Vista é menor e fica mais distante, dificultando o acesso, principalmente para os idosos.

Redação: Pietra Dantas/ Tribuna do Recôncavo.