Começou neste domingo, dia 31, o trezenário preparatório para a festa de Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus (BA), que neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, será celebrado de uma forma nunca vista antes. De 31 de maio a 9 de junho as celebrações serão feitas em casa, no formato de círculo bíblico, conforme as orientações contidas no material que está sendo distribuído na secretaria paroquial.

Nos dias 10, 11 e 12, às 19 horas, acontecerá na Igreja Matriz o tríduo com missa, e no sábado, dia 13, às 9 horas da manhã, acontecerá a Missa Festiva na Igreja Matriz. Todas essas celebrações serão de portas fechadas, com transmissão da Clube FM e redes sociais da paróquia.

Neste domingo, dia 31, ao invés da tradicional alvorada com carreata, Padre Nelson Franca convidou seus paroquianos e devotos do padroeiro a colocar seus rádios na porta de casa, às 12 horas, sintonizados na Clube FM – 92.7 ou Recôncavo FM – 98.5, para a execução do Hino de Santo Antônio. Ao mesmo tempo houve uma queima de fogos na Praça Padre Mateus e os sinos da torre da Igreja Matriz foram tocados.

Como não haverá leilão e celebrações presenciais, os fiéis e devotos podem contribuir financeiramente com a festa do padroeiro adquirindo as fitinhas de Santo Antônio, que estão sendo vendidas na Secretaria Paroquial (ao fazer sua compra você recebe 3 fitas, amarra uma na grade da igreja como sinal de adesão a festa do padroeiro, e leva duas, uma para você e outra você dar de presente). Ao comprar a fitinha você deixa seu nome na secretaria para ser colocado nas orações diárias feitas pelo Padre Nelson.

Do dia 31 até o dia 13 a Imagem do Padroeiro permanecerá na porta central da Igreja Matriz (das 8 às 17 horas) para visitação. Usando máscaras e sem fazer aglomerações, você pode ir à igreja visitar Jesus Sacramentado, e se poder, leve flores para serem depositadas aos pés da imagem de Santo Antônio.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Atenção, ao reproduzir esse material, favor dar os devidos créditos