Quando algum problema ocorre com nossos bens, especialmente relacionados à posse, pode ser necessário dar entrada em uma ação possessória, para que o problema seja resolvido. Considerando que você possui o direito do uso do imóvel, seja por usucapião, seja porque é o proprietário dele, é seu direito entrar com a ação para proteger sua posse.
Para isso, entretanto, além de contratar um advogado especialista no assunto, é preciso reunir todos os documentos necessários, já que isso agiliza o processo.
Porém, antes de qualquer coisa, é necessário identificar qual o tipo da ação possessória você deseja ingressar, uma vez que cada uma delas, por ser diferente, exige documentos diferentes.
Apesar disso, alguns destes documentos são comuns a todas, como os documentos de identificação, os quais listaremos para você:
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, devendo esta estar averbada em caso de divórcio;
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência ou Declaração de Residência.
Além disso, serão necessários documentos comprobatórios da propriedade do imóvel, como:
- Escritura do Imóvel, se houver e a depender da ação;
- Contrato de Compra e Venda do imóvel, se houver e a depender da ação;
- Recibo de pagamento do imóvel, se houver e a depender da ação;
- Recibo de Prestação do Imóvel, se houver e a depender da ação;
- IPTU ou ITR (se imóvel na zona urbana IPTU, se zona rural ITR);
- Comprovante de endereço do imóvel.
Por fim, todos os documentos que, de alguma forma, comprovem a propriedade do imóvel também são importantes.
Além disso, a depender da situação, podem ser exigidos:
- Boletim de Ocorrência;
- Planta do Imóvel.
Ademais, em ações possessórias, há a necessidade da apresentação de testemunhas para comparecerem às audiências e confirmarem os fatos afirmados pelo requerente. Os documentos pessoais dessas testemunhas também são necessários.
É extremamente importante que, na hora de contratar seu advogado especialista, você já tenha organizado estes documentos, uma vez que isso agilizará todo o processo.
VLV Advogados – Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos.

Imagem Ilustrativa | Foto: Pixabay






















Imagem Ilustrativa de Fernando Zhiminaicela por Pixabay






Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay




























Imagem de Sabine van Erp do Pixabay





Imagem da Companhia de Produção de Animação 3D da Pixabay




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Na foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
























