Falta um pouco menos de um mês para o início da folia de Momo, mas ainda dá tempo, até para os sedentários, de se preparar. O Carnaval é uma festa que exige bastante resistência para quem curte brincar e é preciso estar com o condicionamento em dia. Com tantos excessos alimentares e ingestão de bebidas alcoólicas, fica o alerta de que a saúde pode ser comprometida e o risco de lesões aumenta.

“É importante respeitar os limites do corpo. Os abusos causam aumento da fadiga, que podem levar à baixa da imunidade, irritabilidade, mau humor e desidratação”, afirma Nilton Mendes, Coordenador Geral na Rede Alpha Fitness.

De acordo com o especialista, ainda é possível iniciar a preparação física para o Carnaval, indicando atividades aeróbicas de baixa intensidade, como caminhada ou dança e depois partir para exercícios de força e flexibilidade.

“Corrida, caminhada, bicicleta e lutas em geral são atividades que trabalham o condicionamento físico. Musculação, treinamento funcional e aulas de ginástica localizada são exercícios que definem e fortalecem a musculatura”, complementa Nilton. Para fortalecimento muscular, o ideal é dar ênfase nos membros inferiores (quadril, coxas e panturrilhas), superiores (dorsais) e abdômen. Já os exercícios aeróbicos, caminhadas, bike, etc, são uma boa pedida para se preparar para tantos dias de festa. Além, é claro, do cuidado com as noites de sono e a alimentação no período que antecede o evento. O coordenador da Rede Alpha Fitness alerta também sobre a importância de fazer alongamento antes de ir curtir a folia. “Alongar é importante para evitar lesões, especialmente no Carnaval, quando as pessoas andam mais, pulam, sobem mais ladeiras e tudo isso normalmente com a ‘carga’ da ingestão de bebidas alcóolicas”, finaliza.

ASCOM