Faleceu na madrugada deste sábado, dia 4, o professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Ferlando Lima Santos. Em nota a UFRB manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do professor Ferlando, ao tempo em que manifesta condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda ocorrida.

Ele era professor no curso de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Santo Antônio de Jesus; no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, do Centro de CIências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB); no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT); e era membro da Academia de Ciências da Bahia (ACB).

Na UFRB, Ferlando foi responsável pela criação da Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), em 2013, e em 2015 criou o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE).

Na pesquisa, o destaque de referência nacional era sua atuação com kefir, tendo produzido um leite fermentado a partir dos grãos de kefir, que levou a obter a primeira patente da UFRB com o desenvolvimento de uma barra de cereal com gérmen de soja e cobertura de alfarroba. Também foi responsável pela segunda patente da Universidade com um shake de kefir enriquecido com ferro.

Não há informações sobre a causa da morte, bem como sobre o sepultamento.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: UFRB.EDU