Com o tema ‘O meu destino é ser mar’, a quadrilha Matutos do Rio Fundo, sediada em Muniz Ferreira (BA), se apresentou no último sábado, dia 14, em Salvador, no 16° Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, promovido pela Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (FEBAQ).
Diante de mais de 50 equipes de diversas regiões do estado, divididas nas categorias – Grupo de Acesso, Semi-Especial e Especial –, a Matutos conquistou o 3º lugar, consolidando o título de terceira melhor quadrilha junina da Bahia em 2025. Em 2024, a Matutos ficou em 5º lugar. Um ano depois, a quadrilha avançou duas posições e alcançou o 3º lugar. Os brincantes se apresentaram com figurinos coloridos, coreografias marcadas e enredos que emocionaram o público.
O presidente da Matutos, Jú Gavaze, falou o grupo contou a história do encontro das águas dos rios Jaguaripe e Taitinga, da cidade de Muniz Ferreira. ‘Criamos o personagem chamado ‘Barragem’ que impede os rios de se encontrar e por aí vai a nossa história em homenagem à natureza e à resistência histórica de nosso município, disse Gavaze, que também é diretor de Cultura do município.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Texto: Kaylan Anibal.