Praia do Forte, na zona turística Costa dos Coqueiros, no município de Mata de São João, no estado da Bahia, teve um fim de semana bem movimentado, com a realização do tradicional festival gastronômico e de uma das maiores provas de mountain bike do país, eventos apoiados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A ocupação hoteleira na localidade atingiu 80%, na maioria dos estabelecimentos, sendo que algumas pousadas registraram 90%.

No sábado, dia 27, o 15° Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte foi marcado por uma concorrida cozinha show, na Praça da Música. Chefs locais e de outras regiões do Brasil preparavam receitas usando vários tipos de pimenta, o tema do evento neste ano. A programação no espaço segue até 5 de dezembro, onde a Setur-BA divulga os atrativos das 13 zonas turísticas do estado. A aposentada paulista Maria Lúcia da Costa, 80 anos, teve uma experiência diferente. “Experimentei a mistura de doce com pimenta, que não é usual, mas achei muito interessante. Acaba sendo um estímulo para o conhecimento das pessoas sobre gastronomia”.

Já a artista digital venezuelana Alejandra Herrera, 32 anos, em visita à Bahia pela primeira vez, não poupou elogios. “O baiano é muito amistoso; o céu aqui é belíssimo; e a comida, um sonho, boa demais”. No domingo, dia 28, o Suba Forte reuniu 750 ciclistas de todos os estados na competição de mountain bike que teve trilhas de 40 e 80 quilômetros. A largada foi no Castelo Garcia D’Ávila, com momentos para fotos ao lado do patrimônio histórico.

Setur