Depois de percorrer o interior da Bahia em uma profunda investigação sobre os festejos juninos, Amanda Mota, que foi recém entrevistada pelo jornalista Hélio Alves, editor chefe do portal Tribuna do Recôncavo, retorna a um dos territórios simbólicos dessa jornada: Cachoeira. No próximo dia 20 de junho, às 17h, ela vai lançar o livro Nas Trincheiras da Alegria, na tradicional Feira do Porto, revivendo o elo afetivo e cultural com a cidade, uma das seis que visitou durante os dois anos de pesquisa que deu origem à obra.
Lançado pela Artêra Editorial, Nas Trincheiras da Alegria é um testemunho afetivo e também um resgate da cultura multissensorial dos festejos juninos na Bahia. A leitura é um convite para uma imersão em uma das festas mais populares e simbólicas do Brasil: o São João. Apurado por cerca de dois anos, o livro é resultado de uma viagem imersiva da autora em junho de 2023, passando por seis cidades baianas: Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Alagoinhas, Juazeiro, Senhor do Bonfim, além de Cachoeira, que realizam grandiosos festejos juninos.
O faro jornalístico e a paixão pelo tema resultaram em uma verdadeira viagem ao coração do Nordeste, valorizando a identidade e a resistência de um povo que transforma alegria em tradição. Nas Trincheiras da Alegria é um tributo à memória, à fé e à celebração coletiva. ‘A sensação é de dever cumprido. Estou realizada por retratar e enaltecer a cultura nordestina’, celebra a autora que cresceu amando festas juninas. “Cresci brincando em volta da fogueira, com muita música, dança e degustando delícias de porta em porta”, completa, feliz por ter transformado memórias em um importante legado coletivo.
Fernanda Carvalho/ Frente & Verso Comunicação Integrada.