Uma casa onde acontecia o aniversário de uma criança foi invadida por grande quantidade de lama após um deslizamento de terra no bairro Mangabinha, em Itabuna, no sul da Bahia. O caso aconteceu na noite de terça-feira, dia 12, e algumas crianças precisaram sair carregadas do imóvel. Ninguém ficou ferido. O incidente ocorreu por causa da forte chuva que atinge o município desde a tarde de terça e prosseguiu durante a noite e a madrugada. Segundo a Defesa Civil do município, choveu 31 mm em Itabuna, em menos de 24h.

Ao todo, nove casas foram atingidas pelo barro, que desceu na área de uma obra de um condomínio. A Defesa Civil informou que entrou em contato com os responsáveis pela obra e garantiu que retornaria ao local para mensurar os prejuízos e avaliar riscos. O órgão orientou também que moradores de áreas de risco saiam dos imóveis. O muro de uma das casas atingidas pelo barro cedeu, no entanto, ninguém foi atingido. Nesta quarta-feira, dia 13, moradores amanheceram tirando lama de dentro das casas. Alguns deles perderam móveis e outros objetos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta com previsão de mais chuva, com raios e trovões, além de ventania, em toda a região sul do estado. São esperados mais 25 mm de chuvas nas próximas horas. Especialistas consideram chuva de grande intensidade a partir dos 10 mm. De acordo com a Defesa Civil do município, os operários passaram a noite fazendo a limpeza das ruas e das casas atingidas. O órgão disse que agentes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros estiveram no local para acompanhar as famílias, e interditou três casas por causa do risco de uma nova enxurrada de lama.

G1/ Bahia