O IBGE anunciou a abertura de 6514 vagas de recenseador e 251 de agentes censitário municipal e supervisor. Os selecionados vão atuar no Censo Demográfico 2022, cuja coleta começou no dia 1º deste mês, em substituição a profissionais que desistiram do trabalho.

Ao recenseador é exigido nível fundamental completo. A remuneração depende da produtividade. Já os agentes censitários municipal e o supervisor precisam ter curso superior. Os salários são de R$ 2,1 mil e R$ 1,7 mil, respectivamente. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.

As vagas para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor terão inscrição única. Ao candidato que obtiver melhor classificação no concurso será oferecida a vaga de agente censitário municipal. Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de agente censitário supervisor. No total, o IBGE contratou mais de 160 mil recenseadores e outros 10 mil estão em treinamento. Porém, 6.550 rescisões foram registradas em todo o país.

Redação: Bahia.Ba | Informações: G1 e BBC