Um incêndio com altura de chamas aproximada de dez metros, identificada nesta segunda-feira, dia 11, em uma área de vegetação do Campo Redondo, em Ibicoara, na Chapada Diamantina (BA), foi controlado na madrugada desta terça-feira, dia 12, por brigadistas voluntários. Durante a ação, um dos integrantes que atuava no combate ao fogo caiu de uma altura de quatro metros, mas foi socorrido e encaminhado a uma unidade de saúde. Ele está consciente e se sente bem.

Segundo o brigadista Luan Sampaio, o incêndio foi controlado por volta das 4h, com a atuação de outros 40 colegas. Para chegar ao local, é necessária uma caminhada de 3h, por isso a equipe só voltou à base por volta das 7h. O local segue sendo monitorado, informou. Apesar do sucesso da operação contra a chama, Sampaio reforça que outros incêndios crescem na região turística da Chapada Diamantina, durante o período da “Temporada de Incêndios” na Bahia.

Há focos ativos ainda na região do Buracão, que está queimando desde a última quinta-feira, dia 07, nas proximidades do Riacho da Faca e do Tamanduá, e um “fogo gigantesco” na localidade do Novo Acre, no município de Iramaia. O brigadista estima que os dois fogos queimaram, juntos, uma área entre 500 e 600 hectares de mata.

Metro1