Faltam poucos dias para o início da programação oficial do CachoeiraDoc – X Festival de Documentários de Cachoeira. Entre os dias 10 e 15 de junho, a edição – que celebra 10 anos do evento e firma a retomada do festival após um hiato de cinco anos -, vai promover uma imersão nas produções documentais independentes, com mostras gratuitas de filmes com diversos temas e categorias, rodas de conversas, oficinas, performances, shows, entre outras atividades.
A programação será espalhada por importantes espaços históricos e arquitetônicos da Cidade Heroica, como o Cine Theatro Cachoeirano, a UFRB, a Estação Ferroviária e o Largo da Igreja D’Ajuda. Entre os nomes confirmados, está a artista multilinguagens Aline Motta, a documentarista Dácia Ibiapina (apresentando um filme sobre Nêgo Bispo), entre outros cineastas locais e nacionais, além de Dona Dalva, ativista e ícone do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, que será uma das homenageadas da edição.
‘A programação X CachoeiraDoc retoma os objetivos fundantes das edições anteriores do Festival: o caráter formativo, com a presença massiva de estudantes da UFRB; o documentário como ponto de intersecção entre estética e política, cinema e luta; e a cidade de Cachoeira como ponto de encontro e proposição artística-cultural para o Cinema Brasileiro’, disse Kênia Freitas, que compõe a coordenação geral e direção artística do X CachoeiraDoc.
Texto: Ricardo Henrique.