O último boletim do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, publicado nesta sexta-feira, dia 03, recomendou que as festas de final de ano e o Carnaval de 2022 não sejam realizados. De acordo com o documento, as comemorações sem controle poderiam representar um risco de aumento dos indicadores da pandemia, em redução no momento, sem ainda uma alta adesão à terceira dose de vacinas contra a Covid-19.
“Tendo em vista o quadro global e nacional atual da pandemia e as incertezas futuras existentes, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda aos Governantes Estaduais e Municipais […] cancelar a realização das festividades de final do ano e do Carnaval que possam gerar aglomerações, pois estas intensificariam a transmissão do vírus e resultariam em nova onda da pandemia”, diz o texto.
O comitê ressaltou que a queda de casos, mortes e internações no país ainda não é suficiente para a realização de festas como o carnaval. “Desde julho os números têm diminuído, mas de forma muito lenta”. Além disso, apontou o baixo número de pessoas vacinadas com o reforço no país como outro impeditivo. “Apesar da importância das vacinas em prevenir casos severos, […] observações estimulam a adoção do reforço vacinal, principalmente entre os idosos. No momento, o país conta com 7.7% da população com reforço vacinal”, justifica o grupo.
Em relação à Bahia, o comitê afirma que “a transmissão comunitária da pandemia ainda está presente”. “Assim existe grande preocupação para o possível impacto da realização das festas de final de ano e, a mais longo prazo, do carnaval”, conclui. No estado e na capital baiana, ainda não há uma definição relativa à realização do Carnaval. Já a festa de réveillon foi suspensa pela prefeitura de Salvador.
Bahia.Ba


Foto: Daniele Rodrigues/ GOVBA












Imagem de Amber Clay por Pixabay



















Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay







Image by StartupStockPhotos from Pixabay











Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imagem de Witch Fiction por Pixabay


























Foto: Léa Cunha





Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay








Imagem de Lourdes ÑiqueGrentz por Pixabay
Imagem por therapractice de Pixabay
