A cidade de Cachoeira (BA) sedia durante esta semana a 547ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), iniciada na manhã de segunda-feira, dia 21. Terra natal de Anna Nery, pioneira da profissão no Brasil, o município vai reunir até sexta-feira (26) conselheiros federais e presidentes dos regionais para a deliberação de temas pertinentes à categoria.

Entre as atividades da ROP, está prevista a inauguração, na residência onde viveu Anna Nery, de um memorial da Enfermagem brasileira. A casa, que ainda mantém as estruturas internas intactas, também vai abrigar os restos mortais da enfermeira. O material histórico será doado pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

O memorial ainda irá abrigar uma subseção do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), permitindo que enfermeiros, técnicos e auxiliares da região passem a contar com acolhimento e atendimento aprimorados do regional sem a necessidade de deslocamento para outras cidades. “É uma enorme alegria receber a reunião de plenária do Cofen. Esperamos que seja uma semana profícua, com importantes decisões para a nossa Enfermagem”, destacou Giszele Paixão, presidente do Coren-BA.

Prêmio Anna Nery

Também em Cachoeira, será realizado o Prêmio Anna Nery Edição Bahia 2022. O evento, que acontece na quarta-feira (23), tem como objetivo homenagear os profissionais de Enfermagem que, com trajetórias de dedicação e inovação, trabalharam pelo desenvolvimento da profissão.

No primeiro dia de reunião, a ROP presidida pela presidente do Cofen, Betânia Santos, contou com a presença da prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, além das conselheiras do Coren-BA Kátia Gama, Stella Renathe, Josimari Xavier e do conselheiro José Welton.

ASCOM