O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com 20 medalhas, a segunda melhor marca da história. Foram três ouros, sete pratas e dez bronzes, que colocaram o país no 20º lugar do quadro de medalhas. Pelo total de pódios, o Brasil terminou em 12º.
Na França, a delegação brasileira fez história com as mulheres, encerrou jejuns e conquistou medalhas inéditas. Pela primeira vez, elas superaram os homens e conquistaram mais medalhas em uma edição de Jogos Olímpicos. Das 20 medalhas conquistadas, 12 foram em competições femininas, além de uma por equipes mistas, no judô. Os homens conquistaram sete.
Todas essas conquistas, contudo, têm algo em comum: as medalhas têm a marca do Bolsa Atleta. O programa de patrocínio individual do Governo Federal está na trajetória de 100% dos brasileiros premiados no megaevento. Dos 60 medalhistas em Paris — 48 são mulheres e 12 são homens — 100% são integrantes do Bolsa Atleta ou estiveram em editais ao longo de suas carreiras.
A participação das mulheres brasileiras se tornou ainda mais expressiva porque elas conquistaram todos os três ouros do país. Beatriz Souza, na categoria acima de 78 kg do judô, foi a primeira. Depois, Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista olímpica brasileira de todos os tempos ao fechar sua participação no solo da ginástica artística com um ouro. Já Duda e Ana Patrícia quebraram um jejum de 28 anos no vôlei de praia feminino e levaram o Brasil novamente ao topo do pódio.
Na Seleção feminina de futebol, que foi prata em Paris, das 22 convocadas, oito não estão no programa atualmente, mas todas já receberam o Bolsa Atleta em algum momento da carreira. Já na Seleção feminina de vôlei, bronze na França, duas das 12 convocadas não fazem parte do programa em 2024, mas todas também já receberam o Bolsa Atleta em suas trajetórias.
INVESTIMENTO DIRETO —
“O Bolsa Atleta com certeza é importante para a gente, porque a gente compra nossos materiais para treinamento, ajuda nossas famílias a trazer uma segurança para a gente, que muitas vezes é o que falta. Isso permite que a gente foque no nosso trabalho, sabe? Não deixa que a gente tenha preocupações externas. Então deixar o atleta confortável e confiante para fazer o papel dele, para que ele consiga realizar e orgulhar seu país, e orgulhar a si mesmo, é algo que só faz você crescer. Faz o seu país crescer, faz você crescer, te incentiva cada vez mais”, disse Rebeca Andrade, que em Paris conquistou quatro medalhas (1 ouro, 2 pratas e 1 bronze) e se tornou a maior medalhista do Brasil em Jogos Olímpicos (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze).
Em segundo, empatado com Robert Scheidt e Torben Grael, agora está Isaquias Queiroz, que em Paris garantiu uma prata e chegou a sua quinta medalha olímpica (1 ouro, 3 pratas e 1 bronze). “Meu primeiro salário que eu ganhei foi do Ministério do Esporte, o Bolsa Atleta. Sem o Bolsa Atleta, eu acho que eu não estaria no esporte. Sou muito grato por ter sido contemplado durante anos pelo benefício”, disse Isaquias.
Para Caio Bonfim, que conquistou uma inédita medalha para o Brasil na marcha atlética, ao levar a prata em Paris, não há como falar de sua própria história sem mencionar o Bolsa Atleta. “A gente gosta de reclamar, mas disso aí eu não posso. Eu comecei a marchar no ano de 2007, e desde lá eu sou bolsista do Bolsa Atleta. Não tem como falar da minha história sem falar do Bolsa Atleta. Ele me dava essa segurança e essa tranquilidade de poder evoluir”, disse o marchador.
A ginasta Lorrane Oliveira, que também garantiu uma medalha inédita para o Brasil com o bronze por equipes na ginástica artística ao lado de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Júlia Soares, o Bolsa Atleta foi fundamental para construir um caminho para ela no esporte. “Sem o Bolsa Atleta, a minha carreira seria totalmente diferente. Porque eu comecei do nada. A minha família… Eu vim de uma certa delicadeza de dinheiro e tal. Foi o que me ajudou nessa caminhada, e se eu estou aqui é porque o programa me ajudou, e muito”, frisa.
RESULTADOS HISTÓRICOS — O COB também destacou que, em Paris, o Brasil viu sua participação evoluir em muitas modalidades. No atletismo, o revezamento misto da marcha atlética – com Caio Bonfim e Viviane Lyra – chegou em 7º lugar na estreia da prova; Luiz Maurício conseguiu o recorde sul-americano no lançamento do dardo, alcançando uma final olímpica para o Brasil na prova após 92 anos; Valdileia Martins quebrou o recorde brasileiro, que durava 35 anos, e conseguiu a melhor marca da carreira, com 1,92m no salto em altura; e Almir Junior se tornou o primeiro finalista brasileiro do salto triplo desde Pequim 2008.
No badminton, Juliana Viana conseguiu a primeira vitória olímpica de uma brasileira na modalidade; Gustavo “Bala Loka” conseguiu o top-10 no ciclismo BMX, com o 7º lugar no Freestyle; Mafê Costa, primeira finalista dos 400m em 76 anos, que também se destacou ao bater o recorde dos 200m na prova de revezamento do 4x200m, com o tempo de 1min56s06; e Miguel Hidalgo ficou no 10º lugar na prova individual do triatlo, a melhor colocação de um brasileiro da modalidade nos Jogos.
Também de maneira inédita, Bárbara Domingos alcançou a final individual da ginástica rítmica; e a seleção feminina de rúgbi sevens conseguiu uma vitória sobre Fiji, medalha de bronze em Tóquio 2020.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.


Foto: Alexandre Loureiro/ COB


Imagem de Elías Alarcón por Pixabay 
Foto: PRF 
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Divulgação
Image by Wolfgang Claussen from Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de dewikinanthi por Pixabay
Imagem de Chokniti Khongchum do Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Na foto, um cadeirante e uma cega com bengala | Imagem de HANSUAN FABREGAS do Pixabay
Imagem de Southern California Brass Consortium da Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: Emanuelle Mota
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay 
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Tumisu por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de Dominick Vietor por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Image by elvtimemaster from Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Sabine GENET from Pixabay
Arte: Divulgação
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Kamila Canhedo/CAIXA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Foto: Kelvin Diniz
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem ilustrativa de Joyce Campos por Pixabay
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Foto: Loja Maçônica Força e União Vale do Jiquiriçá
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fernando Donasci/MMA
Foto: Divulgação
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de José Eugênio Costa jecosta por Pixabay
Foto: Carlos Alberto
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Jeferson Silva/ Ascom SSP
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/SSP
Foto: Gabriel Pinheiro - Secti BA
Foto: Luciano Almeida
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Matheus Landim /GOVBA
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Ricardo Stuckert
Image by Olya Adamovich from Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Reprodução/ Youtube Wagner dco
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Illustrative Image by Gerd Altmann from Pixabay
Fotos: Reprodução/ Vídeo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Leandro Alves / Bahia10
Imagem de
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Laís Rocha/ Ascom SeturBA
Foto: Divulgação